Por Luiz Gustavo Ribeiro, para o TechTudo


Na década que passou, a indústria dos games teve como marco um grande crescimento no segmento dos jogos mobile, com inúmeros títulos conquistando milhões de usuários ao redor de todo o mundo. Entre os sucessos do gênero que hoje já são clássicos, estão nomes como Angry Birds, Subway Surfers e Candy Crush Saga.

Para relembrar os títulos que marcaram geração nas plataformas Android e iPhone (iOS), confira a lista que o TechTudo preparou com os dez melhores games mobile dos últimos dez anos. Alguns dos destaques são do estilo Battle Royale, gênero que conquistou milhões de fãs nos últimos tempos, como Free Fire e Fortnite.

Free Fire, Fortnite e Angry Birds foram alguns dos jogos mais icônicos da última década — Foto: Reprodução/TechTudo

Quer comprar consoles, jogos e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

A seleção foi feita seguindo critérios variados. Design, jogabilidade, arrecadação monetária e popularidade entre usuários foram alguns dos aspectos que levamos em consideração durante a escolha dos nomes. Vale a lembrança de que, em 2020, celulares foram a plataforma mais utilizada para jogos no Brasil.

Angry Birds

Desenvolvida pela Rovio Entertainment, a primeira versão do Angry Birds foi lançada em 11 de dezembro de 2009. Sua gameplay consiste em um estilingue que lança pássaros em porcos protegidos por estruturas. O objetivo final do game é, portanto, eliminar todos os porcos de cada nível. Ao longo do anos, diversas atualizações foram lançadas para o título, adicionando novos levels e habilidades inéditas aos pássaros. Em 2019, no aniversário de dez anos da franquia, Angry Birds alcançou a marca de 4,5 bilhões de downloads no mundo inteiro.

O game recebeu diversos prêmios desde seu lançamento. Em 2010, foi eleito o melhor jogo casual no 6º International Mobile Gaming Awards. Já em 2011, Angry Birds ganhou novamente o título de melhor game, além de “aplicativo do ano”, no Appy Awards, do Reino Unido.

O clássico Angry Birds conquistou uma legião de fãs no mundo todo — Foto: Reprodução/ZC-Infinity Reviews

Além de prêmios e inúmeros downloads, o sucesso do jogo gerou diversos produtos em outras esferas da cultura pop. Mais do que apenas roupas e brinquedos, foram lançados, também, dois filmes da franquia Angry Birds – o primeiro em 2016, e o segundo, em 2019 –, que, juntos, somaram quase US$ 500 milhões (aproximadamente R$ 2,6 bilhões, na atual cotação) em bilheterias no mundo inteiro.

Free Fire

Free Fire é um jogo mobile de ação de Battle Royale. Desenvolvido pela 111dots Studio e publicado pela Garena, foi lançado em 4 de dezembro de 2017 para Android e iOS. O game teve inspiração no conhecido PlayerUnknown’s Battlegrounds (PUBG), e tem jogabilidade em terceira pessoa. Seu objetivo consiste em eliminar todos os adversários de uma ilha, terminando a partida como único sobrevivente do local.

Free Fire foi um dos jogos mobile mais baixados no ano de 2019 — Foto: Reprodução/Leandro Eduardo

Em 2020, o jogo alcançou a marca de 100 milhões de usuários diários, além de conquistar por volta de meio bilhão de downloads em todo o mundo. Em 2018, Free Fire recebeu o prêmio de “Melhor Jogo em Voto Popular” na lista anual da Google Play Store, sobre os melhores aplicativos do ano para Android. O game é especialmente popular pela democratização que trouxe ao gênero Battle Royale, já que não exige muito desempenho de hardware e roda na maioria dos aparelhos do mercado.

Fruit Ninja

Lançado em 14 de novembro de 2012, Fruit Ninja é um jogo desenvolvido pela Halfbrick Studios e é, também, um dos mais populares da história dos smartphones. Sua gameplay é bastante simples: o jogador, como um ninja, deve cortar todas as frutas que aparecerem na tela. Quanto mais frutas forem cortadas ao mesmo tempo, maior a pontuação atingida.

Fruit Ninja fez muito sucesso no início da década por explorar o toque à tela — Foto: Reprodução/Google Play

Fruit Ninja é um verdadeiro clássico dos jogos mobile e fez bastante sucesso justamente por explorar o touch das telas, já que surgiu no início da ascensão dos smartphones. Em 2020, a franquia lançou uma sequência, que adicionou à jogabilidade novos poderes, personagens e lâminas. Além disso, agora, no game, é possível jogar em modo multiplayer.

Subway Surfers

Subway Surfers foi lançado em 24 de maio de 2012, com desenvolvimento feito pelas Kiloo Games e SYBO Games. Ao longo do anos, o jogo teve como cenários diversos lugares de todo o mundo, como Rio de Janeiro, São Paulo, Tóquio, Nova Iorque, Paris e Madagascar. Sua gameplay elevou o gênero de corridas intermináveis a um outro nível, em uma estrutura de jogabilidade simples, mas que exige atenção de seus usuários.

Subway Surfers foi o jogo mais baixado da década na Google Play Store — Foto: Divulgação/SYBO

Em oito anos, o jogo apresentou quase 100 personagens diferentes, cada um com uma característica especial e em representação ao local do cenário. Em março de 2018, Subway Surfers foi o primeiro game a alcançar a marca de 1 bilhão de downloads no sistema Android. Três meses depois, em junho, foi lançada no canal oficial da SYBO no YouTube uma série animada inspirada no título, que conta a história do protagonista Jake e seus amigos.

Saga Candy Crush

A franquia de jogos de puzzle mais conhecida dos smartphones não poderia ficar de fora desta lista. A Saga Candy Crush foi desenvolvida pela King Games e lançada em abril de 2012, inicialmente para Facebook. A ideia do game é combinar doces em fileiras para avançar de fase e ir em busca de novos objetivos. Além de ser viciante, o título passa a sensação de ser, também, inacabável, já que existem milhares de níveis e semanalmente são incluídos cerca de 15 levels inéditos.

Candy Crush tem atualizações semanais e modelo de jogo viciante — Foto: Divulgação/Google Play

Em 2016, Candy Crush faturou o prêmio de “jogo para celular favorito”, do People's Choice Awards. A saga é uma das primeiras mobile a utilizar o modelo “freemium”, estratégica que basicamente consiste em um título de download gratuito, mas com opções in-game pagas. A franquia é uma das mais bem sucedidas nesse tipo de negócio. Em um período de três meses em 2014, por exemplo, faturou US$ 493 milhões (cerca de R$ 2,56 bilhões, de acordo com a atual cotação).

Clash Royale

Lançado no início de 2016 para iOS e Android, Clash Royale é um jogo de cartas e estratégia desenvolvido pela Supercell. Seu objetivo é destruir as bases e torres inimigas de um adversário aleatório utilizando diversas tropas. O game também permite que os jogadores duelem contra um amigo ou joguem de forma cooperativa contra outros dois oponentes. Além disso, o título conta com um sistema que permite que as pessoas se juntem para conversar e jogarem juntos. Os grupos são conhecidos como clãs.

Clash Royale é um dos jogos mobile mais lucrativos da história — Foto: Reprodução/Rodrigo Narciso

Clash Royale arrecadou mais de US$ 2,5 bilhões (por volta de R$ 13 bilhões, na cotação atual) na Google Play e App Store desde seu lançamento. Além disso, o jogo também foi premiado como o melhor jogo do ano na Google Play Awards de 2016.

Monument Valley

Monument Valley foi desenvolvido pelo estúdio Ustwo e lançado em 2014 para iOS e Android. O jogo de puzzle teve visual inspirado em gravuras japonesas e esculturas minimalistas e tem como objetivo o controle da princesa Ida durante uma viagem em busca de perdão. O game tem dez fases diferentes com jogabilidades distintas, e conta, ainda, com sistema de interação com cenários.

Os belos gráficos de Monument Valley geraram muitas premiações para o jogo — Foto: (Foto: Divulgação/Windows Phone Store)

Em menos de um ano de lançamento, atingiu a marca de duas milhões de cópias vendidas. Por ser muito bonito, o visual dos pontos fortes de Monument Valley. Em 2014, inclusive, venceu o prêmio de melhor jogo no Apple Design Award. Além disso, foi muito bem recepcionado pela crítica especializada. De acordo com o agregador de pontuação Metacritic, o game recebeu a favorável média 89 (de 100 totais).

Fortnite Battle Royale

Fortnite Battle Royale é um jogo desenvolvido pela Epic Games lançado originalmente em 2017, mas que só chegou em 2018 no iOS e, em 2020, no Android. O game, como Free Fire, é do gênero Battle Royale, sendo um dos mais relevantes do meio, atualmente. Assim como a maioria dos títulos mobile da era pós Candy Crush, o game conta com micro-transações internas, que permitem a compra de itens cosméticos e skins. Desde seu lançamento, já arrecadou mais de US$ 1 bilhão (por volta de R$ 5 bilhões).

Fortnite Mobile ainda pode ser baixado nos smartphones Android — Foto: Divulgação/Epic Games

Fortnite é um verdadeiro fenômeno midiático e cultural. Por meio de streamers e celebridades, bateu diversos recordes da indústria. Em 2020, se envolveu em uma polêmica com a Apple, quando a gigante da maçã encerrou a conta da Epic Games na App Store, impedindo o download do game em sua plataforma.

Pokémon GO

Pokémon GO é sem dúvidas um dos maiores fenômenos dos últimos anos na indústria gamer. Cercado por muitas expectativas dos fãs do anime, foi lançado inicialmente em julho de 2016 e, aos poucos, se espalhou pelo mundo. No ano de sua estreia, foi baixado mais de 750 milhões de vezes, sendo um dos aplicativos móveis mais utilizados do período em questão. O game conta com realidade aumentada e geolocalização de mapa baseado no mundo real.

Pokémon GO explora a realidade aumentada em espaços do mundo real — Foto: Vanessa Thees/TechTudo

Existem os Ginásios Pokémon, que normalmente ficam em pontos conhecidos das cidades, como universidades, museus e praças. O jogo enfrentou duras críticas sobre sua jogabilidade em seu lançamento e dividiu opiniões durante muito tempo. De acordo com a revisão do Metacritic, o jogo teve média 68 (de 100 totais). Pokémon GO é desenvolvido pela Niantic e pela Nintendo.

Among Us

Among Us foi um fenômeno durante o isolamento social provocado pelo novo coronavírus. Desenvolvido pela InnerSloth e lançado em 15 de junho de 2018 para iOS e Android, o jogo não teve muita repercussão inicialmente, mas, em 2020, alcançou uma grande popularidade, principalmente após streamers o divulgarem. O Brasil e a Coreia do Sul foram, inclusive, os países onde os criadores de conteúdo iniciaram a onda de popularidade que depois foi espalhada por todo o mundo.

Among Us é um dos jogos que fizeram mais sucesso em 2020 — Foto: Divulgação/InnerSloth

O game tem temática espacial e conta com dois papéis diferentes. Enquanto a maioria dos jogadores é composta por tripulantes, um número menor de usuários joga como impostores. A função da tripulação é cumprir as tarefas e encontrar os traidores, que devem sabotar o mapa e assassinar seus colegas de nave sem serem descobertos.

Qual o melhor app que você tem no seu celular? Comente no Fórum do TechTudo

TechTudo completa 10 anos: veja o que mudou no mundo da tecnologia e jogos

TechTudo completa 10 anos: veja o que mudou no mundo da tecnologia e jogos

Mais do TechTudo