Produtividade

Por Barbara Ablas, para o TechTudo


Diversos simulados grátis para o Enem 2020, inclusive com gabarito, estão disponíveis na internet para candidatos treinarem em casa de forma independente. Para se preparar para a prova, que ocorre nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021, é possível acessar materiais de apoio em plataformas online, que incluem textos sobre possíveis temas de redação, apostilas e bancos de provas em que os estudantes podem buscar cadernos e questões específicas. Em alguns casos, os sites oferecem ainda simuladores para que o estudante possa calcular a nota que precisa alcançar no exame para entrar em universidades por meio do Sisu e ProUni, por exemplo.

Alguns dos serviços também disponibilizam conteúdos interativos para facilitar o entendimento das matérias que caem na prova, incluindo as quatro áreas de conhecimento que são abordadas no exame: Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Linguagens, códigos e suas Tecnologias; e Matemática e suas Tecnologias. A seguir, confira sete plataformas com simulados grátis para estudantes se prepararem para a prova do Exame Nacional do Ensino Médio.

Plataformas online oferecem simulados grátis para o Enem 2020 — Foto: Reprodução/Pexel

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Geekie Games

A Geekie Games (https://geekiegames.geekie.com.br) é uma plataforma que possibilita estudar para o Enem por meio de conteúdos baseados em gamificação. A ferramenta é reconhecida pelo MEC e é utilizada em escolas públicas de vários estados brasileiros por meio de uma parceria da empresa com o governo.

No plano gratuito, o aluno tem acesso a simulados e videoaulas sobre todas as matérias que caem na prova do Enem: Redação, Português, Biologia, Física, Química, Filosofia, Geografia, História e Sociologia. Outra funcionalidade grátis é um simulador do Sisu, que mostra em quais universidades o aluno tem chances de passar com a nota que conseguiu no exame.

Para entrar no Geekie Games, o aluno precisa preencher um cadastro com seus dados — Foto: Reprodução: Barbara Ablas

O serviço completo, porém, só está disponível de forma paga, pela Geekie Games Pro, que passa a incluir planos de estudos personalizados e uma área de desempenho. Nesse espaço, o aluno pode visualizar seu nível de entendimento, entre insuficiente e avançado, sobre cada assunto. Ao se cadastrar no site, o usuário tem acesso automático a essas funções gratuitamente durante sete dias. A plataforma está disponível também em aplicativo, com versões para Android e iPhone (iOS).

2. Beduka

Totalmente grátis, o Beduka (https://beduka.com/simulado-enem ) é uma plataforma online que possibilita ao estudante realizar simulados com questões extraídas das provas dos últimos anos do Enem, a partir de 2013. Para utilizar os serviços do site, é preciso preencher um cadastro. Após a realização do teste, o aluno recebe um relatório sobre seu desempenho.

Ao terminar o simulado do Beduka, o estudante recebe um relatório com seu desempenho — Foto: Reprodução: Barbara Ablas

Um dos diferenciais do Beduka é que o candidato pode optar entre três maneiras de realizar os simulados: por dia (seguindo o padrão do Enem, com 90 questões no primeiro dia e outras 90 no segundo dia); por caderno (com 45 questões das quatro áreas do conhecimento e o estudante decide qual deseja fazer) e modular (o aluno decide sobre a quantidade de questões quer de quais matérias). Outro destaque do site é o Raio X, que permite ao candidato realizar um teste vocacional virtual.

3. Blog do Enem

O Blog do Enem (https://blogdoenem.com.br) também não solicita cadastro. É inteiramente gratuito e oferece simulados que contém 10 questões em cada teste, com os temas que mais se repetem nas provas do Enem. Um dos diferenciais dessa plataforma é que o sistema mostra automaticamente uma aula de revisão toda vez que aluno erra uma pergunta. Essas aulas estão disponíveis também no YouTube.

Blog do Enem conta com videoaulas também no Youtube — Foto: Reprodução: Barbara Ablas

Para aqueles que preferem focar na redação, a plataforma também oferece dicas e modelos de textos que atingiram nota 1 mil nas edições anteriores da prova. O site oferece ainda um simulador de notas de corte para o Sisu, ProUni e Fies, que calcula as chances do aluno de entrar em uma universidade por meio desses programas. Quem ainda não decidiu qual faculdade deseja cursar pode acessar também um guia de profissões com orientações sobre carreiras.

4. Brasil Escola

O site Brasil Escola (http://brasilescola.uol.com.br) é totalmente gratuito e conta com um acervo de mais de 100 mil conteúdos em texto, vídeo e podcasts voltados para candidatos do Enem, outros vestibulares e até para professores. O estudante não precisa fazer cadastro, basta entrar no site e acessar a sessão de simulados. Os testes são divididos por área de conhecimento da prova do Enem.

Site Brasil Escola oferece simulados e vasto conteúdo sobre várias disciplinas do Ensino Médio — Foto: Reprodução: Barbara Ablas

Ao finalizar a prova, o sistema mostra o tempo gasto para responder, a resposta correta e o resultado. Para quem deseja estudar as provas e checar os gabaritos dos anos anteriores, o site permite o download em PDF dos arquivos.

Curso de inglês completo e grátis; aproveite o site e o app

Curso de inglês completo e grátis; aproveite o site e o app

5. Questões Enem EBC

Elaborado pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), o site Questões Enem EBC (http://questoesenem.ebc.com.br) contém mais de 10 mil questões com os conteúdos do Enem. Ao acessar o banco de testes e simulados, o sistema escolhe aleatoriamente as questões para serem respondidas por área de conhecimento.

No simulado da EBC, o aluno fica sabendo a percentagem de pessoas que erraram ou acertaram as questões — Foto: Reprodução: Barbara Ablas

Após a realização de testes e simulados, o estudante obtém o gabarito comentado e um relatório de desempenho que, além do resultado, aponta quantas pessoas acertaram ou erraram a mesma questão. Assim, é possível medir o nível de dificuldade de uma pergunta e avaliar o próprio rendimento em relação a outros estudantes.

6. Ensino Médio Digital FGV

A plataforma Ensino Médio Digital FGV (http://ensinomediodigital.fgv.br ) também é gratuita e oferece diversos materiais de apoio a alunos e professores relacionados ao conteúdo do Ensino Médio. O estudante só precisa realizar um cadastro no site para ter acesso a simulados e aulas gratuitas para o Enem.

Sistema da FGV possibilita ao estudante escolher como quer montar seu simulado — Foto: Reprodução: Barbara Ablas

O site contém também um banco de questões com mais de dez mil questões, que possibilita testar conhecimentos. A plataforma grava um histórico sobre os resultados dos testes e simulados do estudante para que ele acompanhe a evolução de seu desempenho.

7. Super Vestibular

O site Super Vestibular (https://vestibular.mundoeducacao.uol.com.br) é inteiramente gratuito e reúne simulados do Enem, videoaulas e informações sobre vestibulares de diversas universidades de todo o país. Nesse site, o sistema divide as provas por área de conhecimento. Ao finalizar o teste, o aluno obtém as respostas, a porcentagem de acertos e o tempo gasto no total para resolver cada questão. Para fazer os simulados, é necessário realizar um cadastro com os dados pessoais do usuário.

Site Super Vestibular não pede cadastro, é só acessar e realizar testes e simulados — Foto: Reprodução: Barbara Ablas

O site permite também visualizar o caderno de provas e gabaritos de outros anos do Enem, a partir de 2009. Caso o aluno queira estudar assuntos específicos como Biologia Celular ou Literatura, há uma sessão exclusiva de exercícios sobre todas as disciplinas que caem no Enem. O Super Vestibular também informa a estudantes sobre a entrada na universidade por meio do Sisu e pela Lei de Cotas.

Qual melhor aplicativo para estudar pro ENEM? Confira no Fórum do TechTudo.

Mais do TechTudo