Streaming

Por Paulo Alves, para o TechTudo


É possível que o Globoplay fique travando ou apresente erros eventualmente. O serviço de streaming da TV Globo conta com programação de mais de 500 títulos disponíveis e está em constante expansão no número de assinantes. Por isso, como todas as plataformas de conteúdo online, o acesso ao serviço pode ter problemas de instabilidade e não carregar vídeos corretamente.

As possíveis razões de falhas no streaming podem estar relacionadas a problemas na conexão de Internet do usuário. Outro motivo é o elevado número de pessoas tentando acessar o sistema ao mesmo tempo, como em dias de paredão ou dinâmicas no BBB 21, por exemplo. Veja, a seguir, dicas sobre o que fazer quando o Globoplay apresenta instabilidade ou parece estar fora do ar.

Globoplay travando: veja como resolver os principais problemas de reprodução de conteúdo — Foto: Paulo Alves/TechTudo

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Verificar a conexão com a Internet

A conexão à Internet doméstica é o primeiro ponto de uma possível falha de acesso a plataformas de streaming. Por isso, antes de atestar um problema no site acessado, é importante verificar se a sua conexão está ativa ou se a rede apresenta lentidão.

Feche o navegador, abra-o novamente e volte a acessar o serviço. Verifique também se o ícone de conexão do Wi-Fi está ativo e tente abrir outras páginas. Em caso de conexão instável, bugs ao acessar o Globoplay, lentidão ou quedas na transmissão são considerados normais.

2. No caso do celular, atualizar o aplicativo

Problemas de acesso podem estar relacionados a bugs e falhas no aplicativo. Além da versão web, o Globoplay está disponível para iPhone (iOS) e Android. Em caso de queda na transmissão, feche o app e verifique se existem atualizações pendentes para baixar na Google Play Store ou na App Store.

Atualizar o aplicativo do Globoplay quando serviço está fora do ar pode ser uma solução — Foto: Reprodução/Helito Beggiora

Nos dispositivos com iOS, abra a App Store e toque na foto de perfil para obter a lista de atualizações pendentes e vá em "Atualizar" ao lado do Globoplay, se for o caso. Nos aparelhos Android, entre no menu da Google Play Store na lateral esquerda, vá em "Meus apps e jogos" e cheque se há alguma atualização disponível para o Globoplay.

3. Fazer logout na conta

Desconectar da conta ou encerrar a sessão pode ajudar a resolver falhas de transmissão. Experimente fazer logout na conta (login.globo.com/logout) e volte a realizar login no Globoplay para tentar resolver o problema. O mesmo processo pode solucionar o erro "Cod 100", que aparece quando novos assinantes tentam contratar o serviço de streaming.

Veja também: Cinco aplicativos para assistir a filmes e séries

Cinco aplicativos para assistir a filmes e séries

Cinco aplicativos para assistir a filmes e séries

4. Reiniciar o computador

Se as alternativas anteriores não resolveram o problema de acesso à plataforma do Globoplay, uma possível solução pode ser reiniciar o computador. O processo costuma ajudar a corrigir possíveis falhas de software que impedem o acesso a conteúdos online, se livrando de conteúdo temporário que pode estar atrapalhando o carregamento do serviço de streaming.

5. Acessar o Globoplay pela aba anônima

Abrir uma aba anônima para acessar o conteúdo o Globoplay pode solucionar o problema. No modo anônimo, o navegador usa um perfil diferente do que está armazenado na memória cache e usa apenas os cookies próprios da sessão iniciada. Dessa maneira, arquivos possivelmente desatualizados no cache são desconsiderados no acesso e podem solucionar a falha.

Erro 903 pode ser resolvido ao acessar o Globoplay no modo anônimo — Foto: Reprodução/Karina Balan Julio

6. Limpar o cache do navegador

O cache é um tipo de memória que armazena dados temporariamente para facilitar o trabalho do processador para acessar sites. No entanto, o cache também pode armazenar dados desatualizados de sites e acabar sendo a causa de travamentos no Globoplay. Ao confirmar que o serviço funciona na aba anônima, limpe o histórico do navegador para se livrar dos arquivos em cache e tente novamente o acesso por meio da aba convencional.

7. Ajustar data e hora do PC para o modo automático

Alguns problemas de acesso podem ser corrigidos definindo a data, hora e o fuso horário do computador. Uma das razões é uma possível interferência na verificação do certificado de segurança do site.

Ao acessar a plataforma com data e hora conflitantes, o navegador pode identificar que o certificado de segurança do site está vencido e entender que há perigo na navegação, impedindo o usuário de se conectar à plataforma. Ao corrigir data e hora, portanto, o navegador pode voltar a liberar o acesso ao Globoplay.

Erro pode ser causado por data e hora mal configurados no computador — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Com informações de Globoplay

Mais do TechTudo