Jogos casuais

Por Rafael Monteiro, para o TechTudo


Jogos como Counter-Strike e Ragnarok Online foram alguns dos maiores sucessos durante o fenômeno das lan houses. Esses estabelecimentos forneciam acesso a PCs e Internet pago por hora, e eram muito populares no final dos anos 90 e início dos 2000 no Brasil.

Muitos dos games que hoje são lembrados com nostalgia ainda estão disponíveis em suas versões originais ou por meio de adaptações e sequências para outras plataformas. Na lista a seguir, relembre alguns sucessos das lan house e confira como jogá-los atualmente em 2021.

Counter-Strike foi um grande fenômeno nas lan houses do Brasil desde seu lançamento para PC nos anos 2000 — Foto: Reprodução/Steam

Quer comprar consoles, jogos e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Counter-Strike

Facilmente o jogo mais popular das lan houses, Counter-Strike foi um fenômeno com suas partidas multiplayer de tiro entre terroristas e forças contraterrorismo nos anos 2000. O game começou apenas como uma modificação de Half-Life, mas no Brasil se tornou mais conhecido que a própria aventura de Gordon Freeman.

Toda essa aclamação levou a comunidade de jogadores a criarem conteúdos próprios para o game. Um mapa que se passava em uma favela chegou a fazer com que Counter-Strike fosse banido no país por um tempo. Atualmente, além do Counter-Strike padrão, há também sua sequência Counter-Strike: Global Offensive.

GTA San Andreas

A série GTA sempre foi um grande sucesso em todas as plataformas e, para usuários que não tinham como jogar os games em casa, as lan houses se tornavam a melhor opção. As aventuras de C.J. em GTA: San Andreas de 2004 eram muito populares por ser game de mundo aberto mais rico da época, com muitas atividades para praticar e um grande mundo para explorar. Atualmente, ele ainda pode ser jogado em várias plataformas como PC, PS2, Xbox, PS3, Xbox 360, PS4, Xbox One, PS5, Xbox Series X / Series S, Android e iPhone (iOS).

As aventuras de C.J. no grande mundo aberto do crime de GTA: San Andreas eram algums das mais populares nas lan houses — Foto: Reprodução/Steam

Ragnarok Online

Um dos MMORPGs mais conhecidos de todos os tempos, Ragnarok Online foi por muito tempo sinônimo do gênero após seu lançamento em 2003. O jogo era baseado na mitologia nórdica e tinha visual 2D isométrico para os personagens e cenários em 3D. Havia um grande foco em batalhas com monstros icônicos e até fofos, como o Poring.

Os elementos sociais de Ragnarok Online também eram bem impressionantes ao permitirem aglomerações de muitos jogadores, além de emoticons que por muito tempo permearam a comunicação na Internet. O game continua disponível e há também uma versão mobile como Ragnarok M.

Ragnarok Online explorava bastante os elementos sociais dos MMORPGs na época das lan houses — Foto: Reprodução/Steam

Gunbound

Um clássico game que conquistou muitos jogadores no Brasil foi o sul-coreano Gunbound de 2002, que tinha uma ideia semelhante à da série Worms, porém com foco em vários participantes online. O jogo trazia batalhas em turnos por meio da Internet em que usuários tentavam acertar uns aos outros com disparos a longa distância.

Era necessário calcular força, inclinação e influência do vento. Um novo game da série, chamado New Gunbound, está disponível no site oficial da produtora e deveria ter sido lançado também na loja digital Steam em 2020, porém o título ainda não chegou e nem foi adiado oficialmente.

New Gunbound tem visuais semelhantes ao seu antecessor que era sucesso nas lan houses, porém conta também com novos modos — Foto: Reprodução/Steam

World of Warcraft

Lançado originalmente em 2004, World of Warcraft já chegou perto do final da época das lan houses, mas ainda era bastante popular entre jogadores que não tinham um PC para rodá-lo ou uma conexão com Internet. No começo da jornada, o usuário escolhe entre ser um membro da Aliança ou da Horda e completa quests, ocasionalmente com provocações contra o lado adversário. É possível jogar o game base gratuitamente até o nível 20, mas depois disso é preciso pagar. A assinatura inclui também uma versão nostálgica, chamada World of Warcraft Classic, que espelha como o game era em 2006.

World of Warcraft Classic oferece uma experiência nostálgica para assinantes do MMORPG que fez sucesso nas lan houses — Foto: Divulgação/Blizzard

MU Online

Entre os MMORPGs, Mu Online foi um dos primeiros a trazer gráficos totalmente 3D em 2001. Na época, a maioria dos games online tentava manter seus visuais simples para serem acessíveis ao maior número de jogadores. Enquanto isso, Mu Online apresentava um desafiador mundo de fantasia medieval com visuais tridimensionais e uma jogabilidade cheia de ação semelhante ao clássico Diablo. Até hoje, o Mu Online original está disponível, assim como sua sequência Mu Legend.

Mu Online foi um dos primeiros MMORPGs a trazer visuais 3D para as lan houses com jogabilidade semelhante a Diablo — Foto: Divulgação/Webzen

Tibia

Provavelmente um dos MMORPGs mais antigos e conhecidos desde 1997, Tibia ainda continua firme e forte em 2021, alimentado por eventos regulares e sua jogabilidade clássica. O game apresenta um mundo medieval fantasioso com gráficos vistos por meio de uma visão aérea. O visual do jogo já não era impressionante em sua época de lançamento, mas o tornava bastante acessível – e, com o tempo, virou parte da identidade do jogo.

O visual nunca foi o ponto forte de Tibia, mas ainda assim o MMORPG fez sucesso nas lan houses — Foto: Divulgação/Cipsoft

Qual é o melhor jogo de tiro? Comente no Fórum do TechTudo.

World of Warcraft: Battle for Azeroth - Gameplay comentado

World of Warcraft: Battle for Azeroth - Gameplay comentado

Mais do TechTudo