Por Juliana Monaco, para o TechTudo


A tecnologia tem permitido, cada vez mais, que pessoas do mundo todo se conectem com o meio ambiente, seja para compartilhar conhecimento ou conhecer a biodiversidade do seu país. A partir do computador ou de dispositivos móveis, é possível ter acesso a informações sobre parques e áreas naturais de todo o Brasil, espécies de animais e plantas e reflorestamento de regiões desmatadas.

Para ajudar você a se sentir mais próximo da natureza, confira a lista com cinco sites e aplicativos que oferecem informações sobre a biodiversidade do Brasil e do mundo. Além de fontes de conhecimento, plataformas como iNaturalist e Sistema Urubu são grandes aliadas no reconhecimento de novas espécies e pesquisas que contribuem para a preservação da biodiversidade e conservação do meio ambiente.

WikiParques é uma das plataformas que conectam usuários à natureza — Foto: Juliana Monaco/TechTudo

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. iNaturalist

Um dos aplicativos de natureza mais populares do mundo, o iNaturalist foi criado em 2008 para ajudar a identificar espécies de plantas e animais por meio do registro e compartilhamento de fotos. A plataforma está disponível em português e, além disso, o site tem versões exclusivas para alguns estados brasileiros, visando a estimular a observação e o mapeamento da biodiversidade de cada região. Além da versão web, a ferramenta está disponível para download gratuito em celulares Android ou iPhone (iOS)

O iNaturalist permite identificar e mapear a biodiversidade em todo o mundo — Foto: Reprodução/Juliana Monaco

2. WikiParques

Semelhante à Wikipédia, o WikiParques é uma plataforma colaborativa que permite compartilhar conhecimentos sobre parques nacionais e outras áreas protegidas no Brasil. Além de consultar todos os parques do país, é possível postar fotos e criar ou editar verbetes sobre as unidades de conservação, sejam federais, estaduais, municipais ou privadas. São mais de 2,8 mil colaboradores, 822 áreas protegidas e 5,4 mil fotos registradas na plataforma até o momento.

WikiParques permite consultar todos os parques e áreas naturais do Brasil — Foto: Reprodução/Juliana Monaco

3. Sistema Urubu

Lançado em 2014, o Sistema Urubu se tornou a maior rede social de conservação da biodiversidade brasileira. A plataforma tem a proposta de reunir informações sobre a mortalidade de fauna selvagem em rodovias e ferrovias com o objetivo de ajudar governos e concessionárias a reduzir os acidentes e garantir a proteção dos animais. Desde seu lançamento, o sistema já possui mais de 25 mil usuários e 100 mil registros de animais atropelados em todos os estados do Brasil. O app também está disponível para download gratuito em celulares Android e iPhone (iOS).

Sistema Urubu também tem app disponível para Android e iPhone (iOS) — Foto: Reprodução/Juliana Monaco

4. WikiAves

Criado em 2008, o WikiAves é um site interativo direcionado à comunidade brasileira de observadores de aves, com o objetivo de apoiar e promover a atividade de observação de aves em todo o país. A plataforma reúne informações, imagens e registros sonoros de mais de 1,9 mil espécies de aves, cadastrados por 37 mil observadores. De acordo com o Fatbirder's Top 1000 Birding Websites, o WikiAves ocupa o primeiro lugar no ranking de sites sobre observação de aves mais acessados do mundo.

WikiAves oferece imagens e dados de 1.892 espécies de aves em todo o Brasil — Foto: Reprodução/Juliana Monaco

5. Ecosia

Lançado em 2009, o Ecosia é um mecanismo de busca que doa pelo menos 80% dos lucros mensais para organizações sem fins lucrativos focadas no reflorestamento de locais desmatados ou impactados por queimadas, inclusive no Brasil. De acordo com a empresa, uma árvore é plantada a cada 45 pesquisas realizadas através do site ou aplicativo. Na plataforma há, inclusive, o número de "árvores plantadas pelos usuários" atualizado em tempo real, totalizando mais de 121 milhões até o momento. O buscador possui versão web e mobile, com aplicativo gratuito para Android e iPhone (iOS).

O Ecosia já contribuiu com mais de 121 milhões de árvores plantadas em áreas desmatadas — Foto: Reprodução/Juliana Monaco

Essa matéria faz parte da iniciativa #UmSóPlaneta, união de 19 marcas da Editora Globo, Edições Globo Condé Nast e CBN. Conheça o projeto aqui 👈

Veja também: Google Maps tem funções inusitadas que podem facilitar sua vida

Google Maps tem funções inusitadas que podem facilitar sua vida

Google Maps tem funções inusitadas que podem facilitar sua vida

Mais do TechTudo