Streaming

Por Giovanna Adelle, para o TechTudo


Sky Play (antiga Sky Online) é o serviço de streaming voltado apenas para clientes da operadora de TV a cabo Sky. Com ele, é possível assistir a filmes, programas, séries e canais disponíveis no pacote contratado na hora em que o usuário quiser, sem custo adicional na assinatura.

O diferencial da plataforma está na possibilidade de assistir à programação ao vivo da TV por meio de dispositivos com acesso à Internet, como celulares e computadores. Além dos canais online, o usuário tem acesso a inúmeras produções disponibilizadas gratuitamente pelo streaming e outras que podem ser alugadas.

Página inicial do site Sky Play — Foto: Reprodução/Giovanna Adelle

Como funciona o Sky Play?

Por ser uma plataforma de streaming, o Sky Play funciona de forma semelhante à Netflix, mas com algumas diferenças. A principal delas é a possibilidade de assistir a canais ao vivo pelo site. Isso significa que dispositivos conectados podem ter acesso à grade de programas sem precisar de uma antena para o smartphone ou sincronização com a TV.

O site conta com os principais canais de TV aberta e fechada, além de diversos filmes e séries no catálogo. Por outro lado, a plataforma não permite baixar conteúdos para assistir offline e não conta com controle de pais para limitar a reprodução de filmes de acordo com a faixa etária recomendada.

Destaques e seções da aba “Play” no aplicativo Sky Play — Foto: Reprodução/Giovanna Adelle

Sky Play é pago?

O recurso só está disponível para assinantes do serviço de TV a cabo da Sky e não pode ser contratado separadamente. Todas as assinaturas podem utilizar a plataforma, exceto os planos Sky Pré-Pago e Livre. A reprodução de conteúdos fica restrita à quantidade de canais contratados em cada plano e assinaturas avulsas que estão em andamento.

Alguns dos planos de TV a cabo oferecidos pela SKY — Foto: Reprodução/Giovanna Adelle

Grande parte dos conteúdos gratuitos está presente nos planos Mega Plus e Media Center, que possuem mais canais. Clientes dos planos mais básicos, como Easy e Fun, podem assistir a filmes que estão fora do seu pacote mediante aluguel. O filme fica salvo por dois dias e os preços variam entre R$ 2,90 e R$ 18,90 (pré-lançamentos), com valor cobrado na fatura do mês seguinte.

Programação e conteúdos disponíveis

O aplicativo SKY Play conta com 53 canais de programação ao vivo. Além da programação da TV aberta, a plataforma traz canais esportivos, de notícias, filmes e séries (A&E, TNT, Cinemax, Space, FX, Paramount, AXN, Sony), desenhos (Cartoon Network, Nickelodeon, Disney, Discovery Kids, Boomerang), cultura (Discovery, National Geographic, History, Animal Planet) e variedades (Food, Comedy Central, MTV, H&H).

Plataforma conta com os principais títulos, incluindo lançamentos e pré-lançamentos — Foto: Reprodução/Giovanna Adelle

Entre os grandes títulos disponíveis na biblioteca com mais de 10 mil opções do site, estão "Coringa", "Bad Boys - Para Sempre", "Minha Mãe é Uma Peça 3", "Rambo - Até o Fim", "Game of Thrones", "The Handmaid's Tale" e "Euphoria". Alguns dos conteúdos exigem a assinatura de pacotes de forma separada, como é o caso das produções pertencentes ao Telecine e à HBO, além de programações específicas como o Big Brother Brasil e a Copa Libertadores.

Plataformas compatíveis

A aplicação pode ser acessada através de diversos aparelhos, como Xbox, smart TV, tablet, smartphone e computador. Também é possível acessar a plataforma pelo próprio receptor, se este for o HD Plus ou o Media Center, conectando um cabo de rede entre o roteador e a entrada "Ethernet" do equipamento Sky. Feito isso, basta acessar o canal "1" para visualizar a seção de streaming.

É possível assistir ao Sky Play pela TV, celular e notebook — Foto: Divulgação/SKY

Em dispositivos móveis, o usuário precisará baixar o aplicativo da Sky no celular, compatível com Android ou iPhone (iOS), e preencher as informações de login do titular do plano para entrar no app. No PC, o mesmo login deve ser feito no site da Sky para assistir online pelo navegador de sua preferência.

Veja também: Netflix: dicas que todo o assinante deveria saber

Netflix: dicas que todo o assinante deveria saber

Netflix: dicas que todo o assinante deveria saber

Como usar o SKY Play?

A navegação pelo aplicativo funciona de forma simples na aba "Play", que se subdivide nas abas "Ao Vivo", "Filmes", "Séries", "Canais", "Infantil" e "Aluguel". Ainda na aba "Play", é possível ver listas de sugestões com base nas últimas escolhas, novidades, conteúdos exclusivos e mais. Dessa forma, o usuário consegue escolher entre os títulos grátis e os marcados com um ícone de carrinho, que precisarão ser alugados.

Aba "Guia TV" com as navegações por horário (esq.) e por canal (dir.) — Foto: Reprodução/Giovanna Adelle

Na aba "Guia TV", a plataforma exibe a grade de programação dos canais ao vivo para navegar tanto por horário quanto pela programação de cada canal no momento. A interface nos outros dispositivos segue praticamente a mesma lógica. Sem sair do app, o cliente também pode consultar sua fatura, comprovantes, trocar de pacote, adicionar canais e pacotes específicos, visualizar dados da conta e contar com a ajuda de uma assistente virtual.

Com informações de Sky (1 e 2)

Qual o melhor concorrente para o Netflix? Comente no Fórum do TechTudo.

*Se você assinar um serviço através de nossos links, TechTudo pode ganhar uma comissão.

Mais do TechTudo