Por Barbara Ablas, para o TechTudo


Aumentar o alcance no Instagram virou sinônimo de sucesso para muitos usuários e marcas que disputam espaço na rede social. O crescimento da métrica também é essencial para quem está investindo na rede para ganhar dinheiro vendendo produtos e serviços. É o caso dos influenciadores digitais, por exemplo, que trabalham o alcance para ganhar mais popularidade com seus posts. Para isso, é preciso saber como funciona o alcance do Instagram para aumentar também o engajamento.

É importante saber distinguir "o que é alcance no Instagram" e "'o que são as impressões do Instagram", por exemplo, pois são métricas diferentes. A primeira mostra o número total de pessoas que visualizaram os conteúdos e a segunda indica a quantidade de vezes que o post foi exibido, contando repetições. Acompanhar essas informações ajuda usuários e empresas a melhorar estratégias de engajamento. Na lista a seguir, confira nove dicas de como aumentar o alcance no Instagram.

Como aumentar o alcance no Instagram? Nove dicas para melhorar — Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo

1. Tenha uma conta comercial

Antes de pensar em como aumentar o alcance do Instagram, é importante abrir uma conta comercial ou de criador de conteúdo digital. Essas opções possibilitam mensurar as informações de desempenho do perfil e ajuda usuários a entenderem melhor o que é o alcance no Instagram com a visualização dos dados.

Vale ressaltar que os perfis comuns não têm ferramentas de monitoramento. Ter um perfil profissional também permite inserir botões de contato. Isso faz com que as pessoas encontrem mais facilmente as informações sobre o dono da conta e contribui para aumentar o engajamento.

Mude para uma conta profissional para ter acesso a todas as ferramentas de análise de alcance — Foto: Barbara Ablas

2. Fazer planejamento das postagens

Um bom planejamento ajuda a aumentar o alcance orgânico no Instagram e ganhar mais seguidores. Vale lembrar que, desde que o Instagram introduziu o uso de algoritmos no seu feed, os conteúdos passaram a ser exibidos segundo o engajamento do público e não mais em ordem cronológica.

Essa mudança alterou as estratégias de alcance no Instagram porque o algoritmo determina onde e para quem os posts serão exibidos de acordo com a relevância dos conteúdos. Na prática, isso significa que, quanto mais as pessoas gostam de um post, maior será o seu alcance no feed dos usuários. Ou seja, não é só uma questão de postar vídeos e fotos, é necessário criar formas de atrair as pessoas para o perfil por meio da preferências do público de interesse.

3. Encontrar o melhor horário para publicar

Com os dados fornecidos por uma conta comercial, é possível identificar quais os horários em que os seus seguidores mais acessam o Instagram. Ao fazer essa análise, o usuário consegue descobrir quais os conteúdos funcionam melhor em cada período — ou seja, quais tiveram mais alcance e engajamento.

A ferramenta também possibilita visualizar os dias e horários em que o alcance do Instagram caiu. Para acessar essas informações, basta acessar o "Painel profissional", tocar em "Ver todos os insights" e, ao lado de "Seu público", tocar em "Ver tudo".

Descubra o melhor horário para postar no Instagram — Foto: Bárbara Ablas/TechTudo

4. Trabalhar o engajamento e interagir com usuários

Outra dica para aumentar o alcance orgânico do Instagram é conversar com a audiência do perfil. É importante responder aos comentários e fazer perguntas para o público, seja na caixa de comentários ou com o uso de enquetes, por exemplo.

Para as pessoas que possuem um negócio ou atuam como influenciadores, fazer promoções de produtos e serviços também é uma boa opção. Além disso, participar ativamente da rede comentando posts de outros usuários, interagindo com outras contas e repostar conteúdos de outros usuários também pode contribuir para aumentar o alcance da conta.

Trabalhar o engajamento do Instagram é importante para aumentar o alcance — Foto: Rubens Achilles/TechTudo

5. Explorar Stories, IGTV e lives

Além de posts, o Instagram oferece outras possibilidades de publicar conteúdos que atraem visitantes para o perfil como Instagram Stories, IGTV e lives. Esses formatos ampliam as oportunidades de aproximação com o público do perfil e fortalecem o relacionamento com os seguidores.

Essas ferramentas também aumentam o tempo de exposição da conta e a interatividade com outros usuários, incentivam o compartilhamento, e estimulam os algoritmos do Instagram a mostrar mais vezes e para mais pessoas a publicação. Por isso, dê preferência a postagens com altos níveis de engajamento e viralização como os vídeos e memes.

6. Ter uma frequência de posts e usar hashtags relevantes

O Instagram é uma rede social muito dinâmica e com mais de um bilhão de usuários em todo o mundo. Por isso, manter uma periodicidade de posts de acordo com os melhores horários é fundamental para enfrentar a concorrência. Porém, sem exageros, pois a qualidade é mais importante que a quantidade para atrair um público qualificado e que não vá abandonar o perfil por desinteresse nas publicações.

É válido destacar a importância das hashtags que linkam usuários que estão falando sobre os mesmos temas ou para atrair pessoas que estão em busca de informações sobre um determinado tema. A dica neste caso é escolher as hashtags mais populares e as que se relacionam com os interesses do público da conta.

7. Impulsionar o post

É possível ainda aumentar a audiência dos conteúdos e o alcance da conta do Instagram por meio de posts patrocinados. Quando uma publicação está rendendo bastantes curtidas e interações, talvez valha a pena promovê-la. É válido lembrar que essa opção também só está disponível para quem tem contas comerciais, que possuem o botão "Promover" para gerar um anúncio pago.

Essa estratégia permite ao usuário impulsionar a publicação selecionada para pessoas que ainda não seguem a conta e de acordo com público-alvo. Além disso, o post impulsionado, seja em formato de imagem, vídeo ou carrossel, pode ser direcionado para o feed do Instagram ou para os Stories.

8. Utilizar localizações

Outro recurso bastante utilizado para aumentar o alcance do Instagram e de seguidores é a inserção de uma localização no post, que permite adicionar o local físico em que está o usuário. Essa é uma maneira de fazer divulgação do perfil, já que alguns usuários utilizam a pesquisa de locais do app para encontrar lojas, serviços e negócios locais.

Também é possível criar uma localização para que as pessoas consigam marcar uma empresa, por exemplo, que não consta ainda no Instagram. Neste caso, é preciso utilizar o Facebook. Para usar o recurso, o usuário precisa tocar em "Check in" e, em seguida, procurar na lista de opções o botão "Adicionar novo local". Em ambas as opções, é necessário que o GPS e outros recursos de localização do celular estejam ativados.

Como criar uma localização no Instagram e marcar sua foto no local

Como criar uma localização no Instagram e marcar sua foto no local

9. Publicar conteúdo original e de qualidade

Alguns especialistas apontam que os conteúdos originais têm mais credibilidade e geram mais audiência em comparação aos que foram produzidos por terceiros. Por isso, gerar conteúdo próprio aumenta as chances de usuários interagirem com a publicação e compartilharem as publicações.

O conteúdo original e de qualidade também pode tornar o Instagram de uma pessoa ou empresa uma referência em determinado assunto ou uma fonte de informação sobre as tendências de uma área específica. Isso acontece com os influenciadores de moda, de negócios e especialistas em conteúdos digitais, por exemplo.

Também é válido lembrar que a diversidade de formatos e de conteúdos pode influenciar o envolvimento de pessoas com o perfil do Instagram. É recomendável inovar cada vez mais na aparência e na linguagem dos conteúdos para atrair mais seguidores e aumentar o alcance da conta.

Com informações de Brand 24, Buffer e Instasize

*Nota de transparência: AliExpress e TechTudo mantêm uma parceria comercial. Ao clicar no link da loja, o TechTudo pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação. Os preços mencionados podem sofrer variação e a disponibilidade dos produtos está sujeita aos estoques.

Como tirar curtidas de fotos no Instagram? Veja respostas no Fórum do TechTudo.

Mais do TechTudo