Publicidade

Por Erick Figueiredo, do Home Office


Berserk, criado pelo artista Kentaro Miura, é um mangá lançado em 1989 que por anos influenciou a cultura pop japonesa, além de jogos como Dark Souls, Final Fantasy XIV e Dragon Dogma. Reconhecida por sua arte e personagens carismáticos, Berserk conta a história do espadachim Guts, que enfrenta demônios e outras criaturas em busca de vingança pela morte de seus companheiros.

Na última quinta-feira (20), fãs do mundo todo receberam a notícia de que Kentaro Miura faleceu, aos 54 anos, vítima de uma dissecção da aorta. Logo, diversas homenagens começaram a surgir na Internet. A seguir, o TechTudo também faz sua menção ao reunir alguns games que foram influenciados pela obra de Miura.

Dark Souls a Final Fantasy: lista reúne jogos inspirados por Berserk — Foto: Divulgação/Editora Hakusensha

Quer comprar consoles, jogos e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Dark Souls

A icônica pose de Artorias foi baseada numa similar feita por Guts — Foto: Divulgação/Bandai Namco

Esse é o jogo mais óbvio da lista e o primeiro que vem à cabeça quando o assunto é Berserk e videogames. A franquia Dark Souls é uma amostra do fascínio que o criador da série dos games, Hidetaka Miyazaki, tem pela obra de Miura. Desde os elementos presentes nos cenários às armaduras encontradas pelo jogador, há muito da influência do anime de Guts no jogo.

Os próprios fãs também decidiram transformar Dark Souls em uma experiência próxima à do anime. Diversos vídeos na Internet ensinam como recriar o estilo de luta de Guts dentro do jogo, e também existem mods que replicam o visual do protagonista da série, além de sua icônica "Berserk Armor" e sua espada, a Dragon Slayer.

Final Fantasy XIV

A classe Dark Knight é bastante similar ao protagonista de Berserk — Foto: Reprodução/Final Fantasy Wiki

Apesar de a franquia Final Fantasy nunca ter oficializado que se inspirou em Berserk, sempre foi possível notar pequenas referências ao mangá e anime em seus títulos. Talvez a mais óbvia tenha sido a famosa Buster Sword, arma que lembrava bastante a espada gigante que Guts carrega consigo.

Contudo, Final Fantasy XIV, o MMO da série, referenciou ainda mais a criação de Miura. A classe Dark Knight, adicionada ao jogo com sua primeira expansão Heavensward, pode ser considerada uma grande referência a Guts. O set de armadura da classe foi inspirado na Berserk Armor do protagonista do mangá. Além disso, ambos são guerreiros "da escuridão" que derrotam monstros, o que faz a inspiração ficar ainda mais evidente. Alguns inimigos do jogo também foram baseados pelo grupo de vilões principais de Berserk, os Godhand.

Curiosamente, assim que a morte de Miura foi noticiada, dezenas de jogadores que utilizam a classe Dark Knight se reuniram para prestar homenagem ao autor nos servidores do título.

Dragon Dogma

Os sets dos personagens foram adicionados como uma forma de promover uma série de filmes da franquia — Foto: Reprodução/Dragon Dogma wiki

Ao falar em Capcom e Berserk, é comum pensar na série Monster Hunter, que utiliza elementos de design similares ao mangá de Miura. Contudo, a franquia da empresa japonesa que realmente se inspirou na obra é outra: Dragon Dogma.

O jogo desenvolvido por Hideaki Itsuno, faz, assim como Dark Souls, diversas referências a obras de fantasia sombria. Uma das mais óbvias e importantes é Berserk. Além de jogadores poderem utilizar espadas grandes e longas iguais a de Guts, o lançamento original do primeiro game no PlayStation 3 (PS3) e Xbox 360 também tinha as armaduras do herói e de seu rival, Griffith, disponível para serem utilizadas.

Outros títulos que têm similaridades a Berserk

Além desses três jogos, existem diversos outros títulos que têm similaridades à obra criada por Kentaro Miura. Toda a franquia de jogos Souls, incluindo Bloodborne e Sekiro, também tem elementos que podem ser vistos como referências à Berserk, assim como Tales of Berseria, que tem uma protagonista com motivações e personalidade similares às de Guts.

Berserk certamente foi uma importante obra para a cultura pop e para o gênero de fantasia sombria. Da próxima vez que você vir um personagem com uma espada duas vezes maior que seu corpo em um jogo, lembre-se de que a arma provavelmente é uma referência ao importante anime e mangá.

Mais do TechTudo