Jogos de terror

Por Rafael Monteiro, para o TechTudo


Resident Evil Village foi lançado na última sexta-feira (7) no ano que marca o 25º aniversário da franquia de terror da Capcom. O lançamento de 1996 marcou o surgimento do subgênero "survival horror", ou seja, horror de sobrevivência. Algumas características se tornaram marcas desse tipo de game, como a munição escassa, coleta de recursos para sobreviver e combates que, às vezes, vale a pena evitar. O TechTudo separou dez jogos de survival horror para quem curte títulos no estilo de Resident Evil.

Vale lembrar que Resident Evil Village está disponível para Playstation 4 (PS4), PlayStation 5 (PS5), Xbox Series X/S, Xbox One e PC.

Resident Evil Village: veja cinco momentos assustadores do game de terror

Resident Evil Village: veja cinco momentos assustadores do game de terror

Quer comprar consoles, jogos e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Resident Evil 2 Remake - PS4, XB, PC

O remake do clássico Resident Evil 2 encontrou o perfeito equilíbrio entre as raízes survival horror da série e os rumos mais voltados para ação desde Resident Evil 4. A história ainda segue os passos de Leon e Claire durante uma infestação de zumbis em Raccoon City como no original, porém a jogabilidade foi totalmente atualizada.

Os ângulos de câmera fixa dão lugar a uma câmera em terceira pessoa com liberdade para mirar. Algumas dessas facilidades, no entanto, são compensadas pelo fato que o jogador passa a ser caçado aleatoriamente pelo terrível vilão Mr. X.

Resident Evil 2 Remake trouxe gráficos e jogabilidade atualizados para o clássico survival horror — Foto: Reprodução/Steam

2. Alien Isolation - PS4, XB, SW, PS3, X360, PC

A série Alien já teve muitos games de ação feitos, mas raramente explorou o horror que era marca registrada do primeiro filme de 1979. Alien Isolation consegue este feito ao colocar o usuário no papel de Amanda Ripley, filha da protagonista dos filmes Ellen Ripley, contra apenas um Alien como antagonista. A grande diferença é que a criatura é completamente invencível e irá caçar o jogador incansavelmente durante toda a sua aventura.

Alien Isolation conseguiu trazer a tensão do primeiro filme da série ao transformar o alienígena em um predador inevitável — Foto: Reprodução/Steam

3. Daymare: 1998 - PS4, XB, PC

Inicialmente, Daymare: 1998 começou como um remake de Resident Evil 2 criado por fãs, mas após pedidos da Capcom pelo encerramento do projeto, tornou-se uma franquia original. A história segue os passos de três personagens diferentes: um soldado de elite, um piloto de helicóptero e um guarda-florestal, após o vazamento de uma arma biológica transformar as pessoas de uma pacata cidade em terríveis criaturas.

Daymare: 1998 mostra algumas de suas inspirações na série Resident Evil, mas criou uma base própria original — Foto: Reprodução/Steam

4. Lone Survivor: The Director's Cut - PS4, SW, WiiU, Vita, PS3, PC

Diferente da maior parte da lista, Lone Survivor é um game survival horror em 2D, visual que nem sempre se associa ao gênero. O título foi criado em cinco anos por apenas uma pessoa, o desenvolvedor Jasper Byrne, que conseguiu produzir um ambiente sombrio e perturbador que une elementos de sobrevivência e terror psicológico. O jogador pode evitar combates ou enfrentar criaturas bizarras enquanto tenta também cuidar do seu bem-estar e resiste à tentação drogas milagrosas.

Em Lone Survivor: Director's Cut o jogador precisa decidir como irá sobreviver e se enfrentará os monstros pelo seu caminho — Foto: Reprodução/Steam

5. The Last of Us Parte 2 - PS4

A série The Last of Us apresenta mecânicas de survival horror enquanto foca mais nos elementos narrativos. O segundo jogo conta a jornada de vingança de Ellie, personagem que conhecemos ainda quando criança no primeiro game.

Boa parte dos combates ainda gira ao redor de se mover sem ser percebido e sorrateiramente abater inimigos, sejam eles humanos ou as criaturas infectadas pelo fungo que destruiu boa parte da civilização.

The Last of Us Parte 2 é mais conhecido pelos seus momentos de ação, mas muitas vezes Ellie precisa dar um jeito de sobreviver como nos clássicos survival horror — Foto: Reprodução/Steam

6. Back in 1995 - PS4, XB, SW, Vita, 3DS, PC

Mais um game que chama a atenção pelo seu estilo visual, Back in 1995 tenta replicar o estilo dos gráficos da época de games como Silent Hill no PlayStation Classic e Resident Evil no Sega Saturn. Assim como Lone Survivor, o título foi criado por apenas uma pessoa, o desenvolvedor japonês Takaaki Ichijo. A história traz algumas semelhanças com o próprio Silent Hill, no qual o protagonista precisa encontrar sua filha e descobrir o que aconteceu com sua cidade.

Back in 1995 surpreende com visuais retrô que remetem à época do PlayStation One e Sega Saturn — Foto: Reprodução/Steam

7. The Evil Within - PS4, XB, PS3, X360, PC

O criador de Resident Evil, Shinji Mikami, lançou o próprio estúdio de jogos após sair da Capcom, o Tango Gameworks. O primeiro game, chamado The Evil Within, tem uma história perturbadora que envolve o detetive Sebastian Castellanos em um mundo sobrenatural para o qual ele não estava preparado. Constantemente o jogador é perseguido por inimigos e precisa ser mais esperto para despistá-los, com o uso de armadilhas, distrações e ocasionalmente pelo combate direto.

Em The Evil Within o detetive Sebastian Castellanos é perseguido por diversas criaturas estranhas — Foto: Reprodução/Steam

8. NightCry - Vita, PC

Desenvolvido pelo criador da série Clock Tower, o diretor e escritor Hifumi Kono, NightCry é uma espécie de sucessor espiritual da clássica série de terror do Super Nintendo. Apesar de na época o termo Survival Horror ainda não existir, Clock Tower é considerado um dos primeiros do gênero, com temas que se repetem em NightCry. A jogabilidade é dividida entre momentos de exploração e outros nos quais é preciso fugir de um assassino implacável com uma tesoura gigante.

NightCry segue algumas ideias da clássica série Clock Tower com elementos de sobrevivência — Foto: Reprodução/Steam

9. The Medium - XBSX/S, PC

Um dos jogos mais novos na lista, The Medium é um título de terror psicológico focado na narrativa e em quebra-cabeças, mas que também possui seus momentos de sobrevivência e uso de recursos escassos.

No papel de uma médium chamada Marianne, o jogador precisa explorar o mistério de um resort abandonado, palco de um grande massacre. O poder da nova geração de consoles é usado para criar mundos sobrepostos, um terreno e outro espiritual, entre os quais ela pode atravessar. O game foi criado pela desenvolvedora Bloober Team, veteranos do terror conhecidos por títulos como Layers of Fear.

Em The Medium, o jogador pode dividir seu corpo e espírito em dois mundos diferentes e sobrepostos — Foto: Reprodução/Steam

10. Remothered: Broken Porcelain - PS4, XB, SW, PC

Mais uma franquia de games inspirada pelo clássico Clock Tower foi a série Remothered, cujo segundo e mais recente capítulo se chama Broken Porcelain. O jogo acompanha uma nova protagonista órfã com o nome de Jennifer, que deveria trabalhar na pousada Ashmann Inn como empregada, até que eventos sobrenaturais começam a ocorrer e pessoas se tornam enlouquecidas criaturas. A principal forma do jogador reagir é fugir e se esconder enquanto torce para que eles não o encontrem.

Remothered: Broken Porcelain é uma série com bastante inspiração na clássica franquia Clock Tower — Foto: Reprodução/Steam

Qual o melhor game da série Resident Evil? Comente no Fórum do TechTudo.

Mais do TechTudo