Video game

Por Lucas Santos, para o TechTudo


O Xbox 360 é um console da Microsoft que teve sua primeira versão lançada em 2005. Apesar de antigo, continua muito popular no Brasil mesmo com a chegada de consoles mais novos, como a linha Xbox Series X e Xbox Series S. Por ser muito usado, alguns donos do videogame ainda podem ter dúvidas sobre o funcionamento da fonte de alimentação do aparelho e quais são os cuidados para preservar o acessório.

No varejo nacional é possível encontrar diversas opções de fontes por valores a partir de R$ 85, mas vale lembrar que muitas não são oficiais e não são recomendadas pela fabricante do console. Para diminuir os riscos na hora de comprar, é importante que o usuário leia avaliações de outros compradores e busque por vendedores confiáveis. Pensando nas possíveis dúvidas, o TechTudo preparou uma lista com cinco perguntas e respostas sobre a fonte do Xbox 360.

Xbox 360 foi lançado em 2005 — Foto: Divulgação/Microsoft

Como faço pra transmitir a tela do meu Xbox 360 no PC? Dê sua opinião no Fórum do TechTudo.

1. Para que serve a fonte?

A fonte de alimentação do Xbox 360 serve para fornecer a energia necessária para que o videogame funcione. Muito além de ligar e desligar, a unidade possui um fusível interno que ajuda a proteger o console contra tensões muito altas e picos de energia. A fonte é selada e, portanto, o fusível interno não pode ser substituído.

O dispositivo contém um cabo de alimentação fixo de corrente contínua (CC), que se conecta ao console e um cabo de alimentação de corrente alternada (CA), que é ligado na tomada. O cabo de alimentação da corrente contínua é conectado permanentemente à fonte e ao console. Outro diferencial é que este cabo pode apresentar dois botões que devem ser pressionados para liberar o plugue do alojamento do videogame.

A fonte de alimentação do Xbox 360 é composta por dois componentes — Foto: Divulgação/Amazon

2. Quais tipos de fontes existem?

O console da Microsoft apresenta diversos modelos de fonte de alimentação. O Xbox 360 Super Slim utiliza uma fonte de alimentação de 120 Watts. O Xbox 360 Slim possui uma fonte de 135 Watts. Já o Xbox 360 original possui alguns modelos de fontes porque dependem da exigência de energia do console, sendo possível apresentar as seguintes versões: 150 Watts, 175 Watts ou 203 Watts.

De acordo com a Microsoft, as fontes de alimentação foram projetadas para serem utilizadas somente nos países em que são vendidas, pois os requisitos de energia variam de acordo com a região. A fabricante ainda alerta que o uso de uma fonte em um país diferente pode danificar o Xbox 360.

Plugue da fonte de alimentação do Xbox 360 — Foto: Divulgação/Amazon

As fontes de alimentação de 120 W e 135 W são intercambiáveis. Com isso, os usuários podem utilizá-las tanto no Xbox 360 Slim quanto no console Xbox 360 Super Slim.

3. O que significa a luz na fonte?

A luz na fonte pode indicar o funcionamento normal ou algum defeito no Xbox 360. Quando a luz está acesa nas cores verde ou laranja contínua significa que o acessório está funcionando normalmente. Por outro lado, caso a luz apareça em laranja piscando, vermelha contínua ou sem luz, significa que a fonte está com problema e precisa ser substituída.

Conforme explica a Microsoft, caso a luz indique problemas o usuário deve testar o dispositivo em outra tomada ou deixá-lo esfriar por 30 minutos antes de ligá-lo novamente. Se após os testes a luz não voltar para as cores de funcionamento, é necessário substituir a peça. A troca pode ser solicitada no centro de atendimento online Xbox da Microsoft.

4. Quais cuidados tomar para não danificar a fonte?

Para aumentar a durabilidade, é importante que o usuário esteja atento ao posicionamento e à temperatura do acessório. Para fornecer resfriamento suficiente, a fonte possui uma ventoinha interna que sopra ar e é ligada automaticamente ao pressionar o botão de energia para iniciar o console.

Para ajudar a fonte a funcionar de modo eficiente e seguro, é importante que o usuário posicione a peça em uma área onde as aberturas de ventilação não sejam obstruídas. O dispositivo não deve ser posicionado em espaços confinados como estantes, prateleiras ou gabinetes de aparelho de som, a menos que o local seja bem ventilado. Outro cuidado para não danificar a fonte do Xbox 360 é posicionar a peça longe de fontes de calor como aquecedores, lareiras, fogões e luz do sol.

Fonte de alimentação do Xbox 360 precisa de cuidados para aumentar a durabilidade — Foto: Divulgação/Amazon

A Microsoft alerta ainda que não é indicado empilhar outros dispositivos eletrônicos em cima da fonte e que o acessório de fornecimento de energia deve ficar na posição horizontal. Já para os cabos de alimentação, é importante que eles não sejam dobrados, pisados, prensados, amarrados com nó, expostos ao calor e enrolados em volta da fonte.

5. Como escolher a fonte?

O usuário precisa estar atento a fatores como a voltagem ideal para a região em que o videogame será utilizado, os pinos de tomada e a compatibilidade com o modelo do console, pois os aparelhos podem apresentar conexões diferentes. Outro destaque que merece atenção é a garantia. O usuário precisa fazer o registro do console para a substituição da fonte em caso de problemas.

É importante também que as fontes utilizadas no Xbox 360 sejam originais, pois as réplicas do produto podem apresentar problemas com maior facilidade e comprometer a segurança do usuário bem como o funcionamento do console. Na hora da compra, fique atento às avaliações e comentários de quem já comprou o produto na Amazon para saber a procedência do dispositivo.

Com informações da Microsoft (1/2/3)

Vale a pena comprar um ps4 em 2021?

Vale a pena comprar um ps4 em 2021?

Nota de transparência: Amazon e TechTudo mantêm uma parceria comercial. Ao clicar no link da loja, o TechTudo pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação. Os preços mencionados podem sofrer variação e a disponibilidade dos produtos está sujeita aos estoques.

Mais do TechTudo