Produtividade

Por Guilherme Ramos, para o TechTudo


GitHub é uma espécie de "rede social para programadores". O site tem uma fama especial nesse nicho, sendo também um serviço de publicação e compartilhamento de códigos de programação. Lançada em 2008, a plataforma é usada mundialmente e é, desde 2018, de propriedade da Microsoft.

Segundo o site oficial, o GitHub já conta com números superiores a 65 milhões de desenvolvedores, 3 milhões de organizações cadastradas e 200 milhões de repositórios. Na lista a seguir, veja perguntas e respostas sobre o que é o GitHub, para que serve e como usar o site.

O que é o GitHub? Site é usado por desenvolvedores de todo o mundo — Foto: Reprodução/Guilherme Ramos

Não consigo acessar alguns sites: o que pode ser? Veja dicas no Fórum do TechTudo

1. O que é o GitHub?

GitHub: o que é? Cooperação entre programadores é um dos pilares do site — Foto: Reprodução/Guilherme Ramos

O slogan do GitHub é "Social Code Host" (hospedeiro social de códigos, em tradução livre). A base do site é justamente essa: armazenar códigos de programação, produzidos por desenvolvedores do mundo todo, e compartilhá-los como se fosse uma rede social. Dessa forma, é possível que quaisquer usuários cadastrados na plataforma divulguem seus trabalhos e que outros membros da comunidade façam contribuições.

Com isso, o GitHub também pode funcionar como um serviço de colaboração de projetos pessoais e até comerciais. Grandes empresas como Google e WordPress também usufruem do site no que diz respeito às possibilidades de suporte a problemas e até novos desenvolvimentos para suas plataformas.

2. O que significa Git?

A ideia central do GitHub vem justamente do Git. O Git é um projeto aberto, iniciado pelo criador do Linux, Linus Torvalds, disponível para Windows, Mac, e Linux. O ponto focal do Git é ser um sistema de controle e organização que armazena e revisa projetos — no caso do GitHub, voltada a códigos de programação.

Quando é desenvolvido um app, por exemplo, os programadores fazem mudanças constantes no código, e com o Git isso é revisado de forma que as versões atualizadas não tenham erros, por exemplo. Ainda assim, a ferramenta poderia ser usada com qualquer tipo de arquivo, como documentos de texto e vídeos.

3. Para que serve o GitHub?

Como funciona o GitHub? Site comporta diversos projetos — Foto: Reprodução/Guilherme Ramos

O GitHub é usado principalmente para armazenar repositórios, que são as "localizações" dos arquivos de um determinado projeto. Os usuários podem criar projetos com base em outros já existentes e editá-los à sua maneira — é assim, por exemplo, que múltiplos desenvolvedores se ajudam em um mesmo projeto. Desse modo, depois de editar os códigos, o programador em questão pode lançar o projeto revisado novamente na rede para que os demais também tenham a oportunidade de otimizá-lo.

É na parte de "rede social" do GitHub que os projetos podem ser discutidos publicamente. Dessa maneira, os desenvolvedores e contribuintes do projeto podem trocar ideias e sugestões para o andamento do código em questão. Essa troca de conhecimentos é algo que, sem o GitHub, poderia ser mais difícil, uma vez que os programadores teriam de achar alguma forma alternativa de comunicação, como o e-mail.

4. Como usar o GitHub?

O primeiro passo para usar o GitHub é instalar o Git — em alguns casos, é possível que ele já esteja instalado. O procedimento para baixar e instalar o Git no PC é comum, como um instalador padrão. Uma vez instalado, o usuário deve criar uma conta no GitHub. Para isso, é necessário um cadastro com nome de usuário, e-mail e senha.

A partir disso, o usuário pode começar a mexer na plataforma. Para criar um projeto, por exemplo, o desenvolvedor deverá criar um repositório e, a partir disso, começar a colocar arquivos do projeto nesse local para programar de fato.

5. GitHub é pago?

Como utilizar o GitHub? Site tem um plano gratuito e dois pagos — Foto: Reprodução/Guilherme Ramos

O GitHub tem três planos principais: "Free", "Team" e "Enterprise". A versão "Free" é a gratuita, que disponibiliza repositórios públicos e privados ilimitados, 2 mil minutos por mês de automação e 500 MB de espaço para armazenamento.

A versão "Team" custa R$ 21 por mês, e além dos recursos do plano gratuito, conta com benefícios como wikis, a possibilidade de ter diversos usuários para revisar um projeto e 2 GB de espaço de armazenamento. Já o plano "Enterprise", de R$ 110 por mês, conta com todos os benefícios do anterior, além de updates automáticos de códigos, suporte premium da plataforma e 50 GB de armazenamento.

6. GitHub é exclusivo para desenvolvedores?

Por mais que seja uma ferramenta com mais utilidades para desenvolvedores, não é necessário ser um para se tornar usuário. Mesmo que menos comum, é possível ver na plataforma diversos outros tipos de arquivos e "times" organizados pelo GitHub. Se um usuário tem uma equipe que constantemente faz mudanças em arquivos de texto, por exemplo, o GitHub ainda é uma opção viável para esse tipo de trabalho.

Com informações de GitHub, How-To Geek e TechCrunch

Veja também: Vai vender notebook usado? Veja dicas para evitar problemas

Vai vender notebook usado? Veja dicas para evitar problemas

Vai vender notebook usado? Veja dicas para evitar problemas

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Mais do TechTudo