Jogos de terror

Por Filipe Garrett, para o TechTudo


Resident Evil Village foi lançado na última sexta (7) com vilões como Lady Dimitrescu, Mãe Miranda e Karl Heisenberg. Esses novos personagens se juntam à longa lista de chefões e monstros disponíveis nos mais de 25 anos da série da Capcom, formada por figuras inesquecíveis como Mr. X em Resident Evil 2, Albert Wesker em Resident Evil 5 ou mesmo Jack Baker, presente em Resident Evil 7.

O Resident Evil 8 está disponível para PCs (via Steam) e consoles. Há versões para PlayStation 4 (PS4) e Xbox One, além de edições nativas para as plataformas de nova geração – PlayStation 5 (PS5) e Xbox Series S/X. O preço é de R$ 179,90 para computadores e de R$ 249,90 nos consoles. O TechTudo separou uma lista com dez personagens marcantes do universo de Resident Evil, inclusive com espaço para alguns dos vilões que fazem parte de Village.

Resident Evil tem personagens assustadores que prometem terror durante as partidas — Foto: Divulgação/Capcom

Quer comprar consoles, jogos e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Jack Baker – Resident Evil 7: Biohazard

Jack Baker é uma peça central no sucesso de Resident Evil 7 — Foto: Reprodução/Capcom

Presente em Resident Evil 7 (2017), Jack Baker não é um chefão monstruoso na maior parte do tempo, ao contrário de algumas das mutações bizarras que fazem parte dessa lista. O que faz do personagem um elemento tão relevante e assustador na série é o terror puramente psicológico que sua presença inspira.

Entre os motivos, a capacidade de Baker regenerar energia e sua aparente invulnerabilidade em alguns momentos está nos duelos em lugares apertados. Além disso, a própria sensação de que ele está em sua casa, enquanto o jogador está num espaço estranho e que não conhece, ajudam a construir alguns dos momentos mais marcantes nos jogos da franquia e são um dos aspectos que explicam o sucesso do jogo entre público e crítica.

2. Super Tyrant (Mr. X) – Resident Evil 2

Mr. X é implacável e ajuda a criar tensão em Resident Evil 2 — Foto: Divulgação/Capcom

Mr. X aparece em Resident Evil 2 (1998) e também no remake de 2019 como um chefão implacável, imune a armas de fogo, que aparece nos momentos mais inoportunos e persegue o jogador de uma forma que parece simplesmente inevitável. Embora possa ser considerado fácil de superar – especialmente no Resident Evil 2 original – Mr. X exige abordagem mais estratégica e paciência e, de forma parecida com Jack Baker, constrói uma sensação de tensão o tempo todo porque é difícil antecipar quando ele vai surgir na tela.

Os combates contra o Super Tyrant podem ser um pouco complicados para quem vai desprevenido, especialmente os que se passam na delegacia de polícia e no laboratório: espaços pequenos, eles tornam a tarefa de fugir de Mr. X algo mais difícil do que em áreas mais abertas. Já na última aparição do boss, contra Leon, Mr. X vem reforçado por um ataque letal que mata o jogador em um único hit em arena que, também compacta, complica a dança de fugir e atacar o boss.

3. Albert Wesker – Resident Evil 5

Albert Wesker tem estilo (e poderes) referentes à Matrix e rende uma batalha marcante para fãs da série — Foto: Reprodução/Shirrako

Figura recorrente por 13 anos de jogos da série, o vilão Albert Wesker protagonizaria algumas das batalhas mais memoráveis de Resident Evil 5 (2009). No caminho do jogador em diversos momentos da narrativa, Albert Wesker aparece em um confronto final desafiador em meio a um rio de lava. Super poderoso, o boss tem uma série de habilidades, talvez a mais impressionante delas seja a de parar mísseis com as mãos.

Toda a história por trás da evolução do personagem contribui para tornar o duelo mais emocionante: o jogador não pode recarregar armas durante o combate e, para gerar dano, é preciso acertar a pontaria em um pequeno ponto vulnerável de Albert aberto apenas em alguns instantes durante a luta.

4. Verdugo – Resident Evil 4

Sem a estratégia correta do nitrogênio, Verdugo é basicamente indestrutível — Foto: Reprodução/Shirrako

Verdugo é um chefão tão poderoso que simplesmente dá ao jogador a chance de evitar o confronto. Praticamente indestrutível, Verdugo aparece em Resident Evil 4 (2004) e requer paciência para ser enfrentado, além de uma combinação de nitrogênio líquido para congelar sua pele e tiros de escopeta para produzir o máximo possível de danos – ou com a bazuca para uma vitória instantânea.

O que torna a batalha contra o Verdugo algo difícil é a tendência desse boss em se movimentar com grande agilidade, além da já mencionada indestrutibilidade. Ficar sem munição no meio do duelo é algo comum, o que obriga o jogador a planejar uma fuga com o elevador disponível no mapa. Além disso, é necessário esperar ele chegar e calcular a rota para evitar os ataques do Verdugo – tarefa nem sempre simples.

5. William Birkin – Resident Evil 2

William Birkin é o monstro definitivo de Resident 2 — Foto: Divulgação/Capcom

Birkin é um cientista que injeta seu material de pesquisa, um vírus, na esperança de se curar de qualquer ferimento à bala. O tratamento não dá certo e Birkin sofre mutações que primeiro o tornam distante do mundo e, no fim, modificam seu corpo profundamente até transformá-lo em uma monstruosidade que marca o confronto final de Resident Evil 2 (1998).

A versão remasterizada do jogo, lançada em 2019, contribui para tornar William Birkin um chefão ainda mais icônico, dado o ganho de fidelidade gráfica da nova versão. Ao todo, o personagem assume cinco formas, cada uma mais grotesca e horripilante que a outra.

6. Derek Simmons – Resident Evil 6

Derek Simmons é o grande antagonista do polêmico Resident Evil 6 — Foto: Reprodução/Shirrako

Resident Evil 6 (2012) está longe de ser uma unanimidade entre fãs da série, mas, para quem curte o jogo, a luta contra Derek Simmons é um ponto alto: longa e complexa, a batalha pode durar mais de 30 minutos e pode sair caro para jogadores que alcançarem o boss sem um inventário preparado para dar conta do desafio.

Simmons assume várias formas e estágios na longa batalha, cada uma delas com uma coleção diferente de golpes e ataques que tornam todo o processo de decifrar e memorizar seus movimentos uma estratégia essencial para sobreviver e vencer a disputa. Além de muita atenção, é importante encarar o desafio com tempo de sobra, considerando a intensidade do combate e a longa duração que ele assume.

7. Nemesis – Resident Evil 3

Forma humanóide do monstro sequer é a última e a pior delas — Foto: Divulgação/Capcom

Talvez um dos chefões mais icônicos, ao lado de Albert Wesker de Resident Evil 5, Nemesis consiste numa monstruosidade muito mais ágil, forte e inteligente do que a maioria dos bosses da franquia. Em Resident Evil 3 (1999), ele é equipado com uma bazuca. Já no remake de 2020, chega reforçado com um lança-chamas, características que dão alguma ideia do tamanho do problema.

Sempre surgindo em momentos aleatórios, o personagem é um elemento de tensão constante em Resident Evil 3 porque o jogador sabe que ele pode aparecer a qualquer momento. Duro de vencer, assim como outros vilões da série, Nemesis vira uma aberração gigante, cheia de tentáculos, no combate final disponível em Residen Evil 3 Remake.

8. Mãe Miranda – Resident Evil Village

Retrato mostra Mãe Miranda, até aqui a aparência real do personagem é um mistério — Foto: Divulgação/Capcom

Apesar de Lady Dimitrescu ter roubado a cena durante a fase pré-lançamento de Resident Evil 8, é a Mãe Miranda quem realmente dá as cartas e deve assumir o papel de antagonista principal da nova história da série, pelo que foi mostrado até agora.

A princípio, Mother Miranda é um tipo de sacerdotisa de uma seita pagã. É ela quem governa a vila em que a ação do novo Resident Evil se passa e tem sob seu controle quatro poderosos capangas, entre os quais está a Lady Dimitrescu. Mother Miranda seria venerada como um tipo de divindade e teria poderes sobrenaturais.

9. Lady Dimitrescu – Resident Evil Village

Lady Dimitrescu chama a atenção pela sua altura e olha imponente — Foto: Divulgação/Capcom

Se sabe pouco a respeito dos vilões do novo Resident Evil Village, mas Lady Dimitrescu rouba a cena desde suas primeiras aparições em trailers e materiais promocionais do lançamento da Capcom. Com 2,9 metros de altura, postura elegante e aparência que remete a uma vampira, ela é mãe de três filhas que são bruxas.

Espera-se que o quarteto funcione como um tipo de Mr. X em Resident Evil 8 e persiga o jogador de forma implacável, com momentos de ruptura na ação, a exemplo das intromissões de Jack Baker em Resident 7.

10. Karl Heisenberg – Resident Evil Village

Karl Heisenberg é um dos vilões confirmados em Resident Evil Village — Foto: Divulgação/Capcom

Outro vilão antecipado por trailers da Capcom é Karl Heisenberg. Em um deles, Heisenberg aparece com um martelo e mantendo o personagem do jogador sob cativeiro, cena que se passaria já nas primeiras horas da história. Assim como Lady Dimitrescu, Karl Heisenberg seria um dos capangas sob o comando de Mother Miranda, o que fortalece a sensação de que ela é a chefona de todo o jogo.

Heisenberg também teria poderes sobrenaturais, capaz de liderar um exército de lobisomens. Aparentemente, há alguma rivalidade entre ele e Lady Dimitrescu, embora a origem e extensão dessa disputa – e seus efeitos na narrativa – ainda sejam um mistério.

Com informações de ScreenRant, CBR, Bloody Disgusting e IGN

Vale a pena baixar Resident Evil 0 HD no PC? Tire essas e outras dúvidas no Fórum do TechTudo

Resident Evil Village: veja cinco momentos assustadores do game de terror

Resident Evil Village: veja cinco momentos assustadores do game de terror

Mais do TechTudo