Jogos de luta

Por Erick Figueiredo, do Home Office


Mortal Kombat é uma franquia de jogos de luta com vários personagens icônicos, tais como Scorpion. O ninja amarelo existe desde o primeiro título da série, e é um dos lutadores mais conhecidos dos games ao lado seu rival, Sub-Zero. O personagem é reconhecido pelo seu famoso grito de "get over here", por seus fatalities violentos, além de estampar o logo da desenvolvedora Netherealm Studio, o estúdio responsável pela série.

O TechTudo reuniu uma lista com cinco curiosidades e "segredos" sobre o lutador. Vale lembrar que o jogo mais recente da franquia, Mortal Kombat 11, está disponível para download no PlayStation 4 (PS4), Xbox One, Nintendo Switch, PlayStation 5 (PS5), Xbox Series S/ X e PC.

Mortal Kombat 11 (2019): gameplay mostra fatality, personagens e mais

Mortal Kombat 11 (2019): gameplay mostra fatality, personagens e mais

1 - A origem do personagem

Scorpion é um dos personagens mais icônicos de Mortal Kombat — Foto: Divulgação/Netherealm Studios

Scorpion é conhecido por ser um ninja espectro que tem poderes de fogo e que pode utilizar perigosas armas ninjas, como katanas e shurikens, em seu favor. Contudo, nem sempre foi assim: o personagem originalmente era um humano chamado Hanzo Hasashi, que pertencia ao clã Shirai Ryu, e que acabou duelando contra Sub-Zero e foi brutalmente assassinado pelo rival.

Scorpion tem um visual e roupa amarela inspirados nos lendários guerreiros do Japão feudal. Além disso, seu nome é uma referência a um dos maiores lutadores do período, Hanzo Hattori.

2 - Sua rivalidade com Sub Zero

Scorpion X Sub-Zero é uma das rivalidades mais tradicionais do mundo dos games — Foto: Divulgação/Netherealm Studios

Talvez uma das rivalidades mais conhecida nos mundo dos games seja a de Scorpion e Sub-Zero. Os ninjas são inimigos mortais desde o primeiro jogo da franquia, e suas histórias são interligadas, com o primeiro Sub-Zero sendo o responsável pela morte do humano Hanzo Hasashi.

Scorpion, junto com seu rival, Sub-Zero, surgiu da ideia de adicionar um ninja ao jogo de luta. Segundo um dos co-criadores da série, John Tobias, a inspiração para a criação da dupla veio do livro China’s Ninja Connection.

E apesar de Scorpion ter tido sua vingança, tendo conseguido matar seu assassino durante os eventos do primeiro Mortal Kombat, a rivalidade deles continuou acessa por toda a franquia. No segundo game da série, Mortal Kombat II, o irmão de Sub-Zero, Kuai Liang, assume seu posto para vingar a sua família.

Durante os eventos de Mortal Kombat X, a dupla até conseguiu fazer as pazes, e eles se tornaram grandes amigos. Contudo, a NetheRealm Studios continua a utilizar a rivalidade de ambos durante trailers para apresentar seus novos jogos, para deleite dos fãs.

Retrogames.cc é confiável para jogar? Confira no Fórum do TechTudo

3 - Ed Boon é a voz original do famoso grito "get over here"

Um dos mais icônicos ataques do mundo dos games — Foto: Divulgação/Netherealm Studios

Um dos mais icônicos ataques de Scorpion é o que ele arremessa uma kunai presa a uma corda na direção do inimigo, enquanto grita "get over here". O que muitas pessoas não sabem é que Ed Boon, um dos criadores de Mortal Kombat, é quem empresta a voz para o lutador durante o grito.

Apesar de contar com um artista diferente para dublar as cenas narradas, o icônico grito é feito por Ed Boon até hoje. Curiosamente, a frase sempre foi a fala mais conhecida do personagem, graças principalmente ao tom utilizado por Ed Boon.

4 - Participou de quase todos os jogos

Scorpion é uma das figuras mais carimbadas da franquia — Foto: Divulgação/Netherealm Studios

Scorpion é um dos personagens mais icônicos e conhecidos da franquia Mortal Kombat. Não à toa, sempre que um novo título é anunciado, o lutador é um dos primeiros a ser confirmado como jogável.

Contudo, o personagem acabou ficando de fora de um único jogo da série: o lançamento original de Mortal Kombat 3. O título, lançado em 1995 para os fliperamas, Super Nintendo, Mega Drive e PlayStation, causou um burburinho nos fãs ao remover alguns dos lutadores mais icônicos da franquia, como Scorpion.

A reação a essa decisão foi tão ruim que alguns meses depois a Midway, desenvolvedora da série na época, lançou uma versão melhorada do game, batizada de Ultimate Mortal Kombat 3. O novo jogo adicionava os personagens removidos e, desde então, Scorpion nunca mais ficou de fora da série. Além dos títulos principais e alguns spin offs, o ninja amarelo também chegou a dar as caras em Injustice 1, onde ele foi adicionado como um personagem DLC após o lançamento do jogo de super heróis.

5 - Tem um dos fatalities mais icônicos de toda a série

Um dos fatalities mais icônicos da franquia, é o Toasty de Scorpion — Foto: Reprodução/YouTube

Mortal Kombat é conhecido pelas suas violentas finalizações, batizadas de fatality. Desde a sua introdução, os golpes têm levantado diversos debates sobre violência nos jogos. E não é de se espantar ao descobrir que um dos mais famosos personagens tem um dos movimentos mais icônicos de toda a franquia.

Batizado de "Toasty", o ataque é bastante icônico por ser um dos poucos momentos em que Scorpion revela a sua verdadeira aparência. Retirando sua “máscara”, o lutador cospe fogo no inimigo, queimando-o com chamas extremamente violentas, tudo enquanto mostra seu rosto. O fatality já se fez presente até o momento em 10 jogos, e ao lado da finalização "Head and Spine", de Sub-Zero, e da transformação de Dragão de Liu Kang, é um dos mais conhecidos da franquia.

Com informações de Twitter, Game Informer, Mortal Kombat Wiki

*Nota de transparência: Aliexpress e TechTudo mantêm uma parceria comercial. Ao clicar no link da loja, o TechTudo pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação. Os preços mencionados podem sofrer variação e a disponibilidade dos produtos está sujeita aos estoques.

Mais do TechTudo