Produtividade

Por Beatriz Maxima, para o TechTudo


Aplicativos de arquitetura e design de interiores são ideais para criar projetos de imóveis. Esses apps têm funções de desenho para plantas, com catálogo de imóveis e diferentes tipos de pisos e papéis de parede. Com eles, é possível salvar ideias de decoração e fazer projetos realistas. Na lista a seguir, confira quatro apps de arquitetura com versões gratuitas para Android e iPhone (iOS).

Aplicativos de arquitetura permitem criar plantas e medir cômodos — Foto: Bruno De Blasi/TechTudo

1. 3D Casa e Interior

O aplicativo 3D Casa e Interior está disponível para Android, com versão para iPhone (iOS) chamada Room Planner na App Store. Ideal para criar plantas e reunir ideias de decoração de interiores, o app tem layouts predefinidos para todos os cômodos, com inspirações de designs para você iniciar o seu próprio projeto de maneira realista. Os mecanismos são muito intuitivos, e o catálogo de móveis dispõe de vários produtos de marcas diversas.

É possível visualizar o cômodo de cima e também fazer tour 360º ou até mesmo caminhar pelo espaço. O app permite que você faça login para salvar seus projetos ou fazer alterações offline. A versão gratuita do 3D Casa e Interior tem muitos itens liberados, mas é possível desbloquear ainda mais funcionalidades com a assinatura mensal de R$ 48,99 (ou anual, de R$ 244,99).

Aplicativo 3D Casa e Interior no celular Android — Foto: Reprodução/Beatriz Maxima

2. MagicPlan

No MagicPlan, você pode desenhar plantas de casas ou criar modelos de imóveis já existentes. O app tem a opção de adicionar detalhes para complementar os cômodos, como escadas, janelas, portas e até mesmo vasos sanitários. O MagicPlan também escaneia plantas de casas e permite salvar o arquivo ou enviar via web para alguém.

Com versões para Android e iOS, o aplicativo é gratuito e tem interface intuitiva, com tutoriais que ensinam a utilizar suas funções. Para facilitar a vida daqueles que pretendem construir um imóvel, o app traz ainda uma lista com a estimativa de gastos da obra, criando até mesmo campos não previstos pelo software.

MagicPlan permite criar planta de casa do zero no celular — Foto: Raquel Freire/TechTudo

3. Viva Decora

O Viva Decora apresenta projetos de profissionais brasileiros para quem busca inspirações nacionais para decorar escritórios ou ambientes domésticos. Ele é gratuito e totalmente disponível em português, com interface parecida com a timeline do Instagram. Nela, é possível curtir, comentar e compartilhar imagens de referência.

Disponível para iPhone e Android, o Viva Decora tem a função de selecionar a busca por ambientes e a seção de imagens curtidas, o que facilita a navegação e organização do usuário. Outro diferencial do app é a opção de entrar em contato diretamente com o profissional dono do projeto, mandando uma mensagem direta.

Interface do aplicativo Viva Decora no smartphone — Foto: Reprodução/Beatriz Maxima

4. Planner 5D

O Planner 5D permite criar projetos de diversos ambientes, como casas, apartamentos, quartos de hotel, escritórios e até hospitais. Com ele, além da planta, você pode também adicionar móveis, portas, paredes, janelas, rodapés e diferentes detalhes do imóvel, todos com múltiplas cores e texturas. A plataforma é gratuita e tem versões para Android, iPhone, macOS e Windows.

O grande diferencial do Planner 5D é a integração que o app tem com óculos de realidade virtual do Google, o Cardboard. Com o acessório, o usuário consegue andar pelo projeto criado, tendo a sensação de estar dentro do ambiente. É possível também utilizar o aplicativo sem fazer cadastro, mas um login é necessário para salvar as criações.

Planner 5D tem integração com Google Cardboard para enxergar plantas em Realidade Virtual — Foto: Reprodução/Raquel Freire

4 apps que ajudam a criar conteúdo para as redes sociais

4 apps que ajudam a criar conteúdo para as redes sociais

*Nota de transparência: AliExpress e TechTudo mantêm uma parceria comercial. Ao clicar no link da loja, o TechTudo pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação. Os preços mencionados podem sofrer variação e a disponibilidade dos produtos está sujeita aos estoques.

Mais do TechTudo