Edição e criação

Por Marcela Franco, para o TechTudo


O Capcut, disponível para celulares Android e iPhone (iOS), pode apresentar falhas que impede usuários de editar vídeos no aplicativo. De acordo com alguns comentários na página do app na Google Play Store, o editor pode travar bastante, apresentando bugs contínuos e até mesmo fechando sozinho. A boa notícia é que alguns procedimentos simples podem solucionar esses problemas comuns. Confira, na lista a seguir, cinco formas de fazer o Capcut parar de travar no smartphone.

Veja as possíveis soluções para fazer o Capcut parar de travar — Foto: Raquel Freire/TechTudo

1. Verifique se há atualizações pendentes

Atualizar o aplicativo para a versão mais recente é uma das maneiras de resolver o erro de travamento no Capcut. Embora o procedimento seja simples, updates costumam corrigir bugs e falhas internas de apps. Por isso, atualizar o aplicativo pode solucionar o problema.

Para verificar se há disponível uma versão mais recente do Capcut, acesse a Google Play Store e toque no ícone de perfil, localizado ao lado da barra de pesquisa. Em "Meus apps e jogos", os aplicativos com atualizações pendentes são exibidos com a opção "Atualizar", no canto direito da tela. Caso o Capcut tenha uma nova versão, toque sobre o app para baixar o update e, em seguida, verifique se o problema foi resolvido. Para iPhone, basta seguir o procedimento deste tutorial na App Store.

Atualizar o aplicativo para a versão mais recente pode resolver o travamento do Capcut — Foto: Reprodução/Marcela Franco

Outra possível solução para fazer o Capcut parar de travar é atualizar o próprio sistema do celular, uma vez que updates do gênero permitem que o dispositivo funcione melhor, garantindo maior compatibilidade com novas versões de apps. O procedimento para verificar se há atualização disponível pode variar um pouco dependendo do aparelho. No geral, basta ir em Configurações do dispositivo, procurar por "Atualização de software" e seguir as instruções exibidas na tela para instalar a nova versão. Já no iPhone, basta seguir este tutorial.

Atualize o sistema do celular e verifique se o Capcut parou de travar — Foto: Reprodução/Marcela Franco

2. Limpe o cache do aplicativo

De vez em quando, o travamento do Capcut pode ser causado pelo acúmulo de dados salvos no aplicativo. Nesse caso, a solução é limpar o cache do app para liberar espaço de armazenamento interno do aparelho e garantir o melhor funcionamento.

Para isso, acesse às configurações do dispositivo e toque em "Aplicativos". Depois, procure por "Capcut" e toque sobre ele. Em seguida, vá em "Armazenamento" e, para finalizar, em "Limpar cache", localizado na parte inferior da tela. Vale destacar que o passo a passo foi realizado em um Samsung Galaxy A10S e pode variar dependendo da marca do aparelho.

A ação de limpar cache garante que o app funcione melhor — Foto: Reprodução/Marcela Franco

3. Reinicie o celular

Apesar de simples, reiniciar o celular pode resolver o erro de travamento do Capcut. A ação é capaz de limpar arquivos temporários do dispositivo e, com isso, liberar mais espaço da memória para funcionar sem apresentar bugs. Para realizar o procedimento, aperte o botão de liga/desliga do celular e toque em "Reiniciar".

Reiniciar o celular pode resolver o travamento do Capcut — Foto: Reprodução/Marcela Franco

4. Force a parada do aplicativo

Outra possível solução para resolver a falha em questão é forçar a parada do aplicativo. Para interromper o app, acesse as configurações do dispositivo e busque pela opção "Aplicativos". Depois, toque em "Capcut". Feito isso, toque em "Forçar Parada".

Nas configurações do dispositivo, vá em informações do aplicativo para forçar parada — Foto: Reprodução/Marcela Franco

5. Desinstale e instale o Capcut de novo

Caso o Capcut apresente falhas e não possua atualizações disponíveis, a solução para corrigir o travamento, nesse caso, pode ser desinstalar e reinstalar o aplicativo. Fazendo isso, todos os dados armazenados no aplicativo serão excluídos.

Para desinstalar o app, basta pressionar o ícone do Capcut por um instante e tocar em "Desinstalar". Feito isso, é preciso baixar novamente o app acessando à loja virtual Play Store. Na barra de pesquisa, busque pelo app e toque em "Instalar".

Reinstalar o Capcut está estre as possíveis soluções para resolver o erro do aplicativo de edição — Foto: Reprodução/Marcela Franco

Com informações de Google

4 apps que ajudam a criar conteúdo para as redes sociais

4 apps que ajudam a criar conteúdo para as redes sociais

Mais do TechTudo