Sistemas operacionais

Por Beatriz Maxima, para o TechTudo

Helito Beggiora/TechTudo

O iOS 15 foi apresentado nesta segunda-feira (7) no WWDC 2021, evento anual da Apple, e trouxe muitas novidades para o iPhone. Atualizações no FaceTime, nova interface de notificações, mapas mais interativos e a função Focus são alguns dos itens do novo sistema da Apple. O lançamento oficial do iOS está programado para setembro ou outubro, após o anúncio do iPhone 13.

O iOS 15 estará disponível para o iPhone 6s e versões posteriores, mas o usuário poderá escolher se deseja instalar o update ou não no smartphone. Confira, a seguir, dez funções que estreiam no novo sistema operacional.

Conheça as funções do novo iOS 15

Conheça as funções do novo iOS 15

1. Novidades nas chamadas via FaceTime

A ferramenta para conversas por vídeo-chamada do iPhone recebeu muitas atualizações. A função "áudio espacial” foi pensada para tornar as conversas mais realistas, fazendo soar como se a voz da pessoa viesse de onde ela está posicionada na tela. A Apple também investiu em uma visualização em grade que mostra todos que estão presentes na chamada ao mesmo tempo, e no modo retrato que desfoca o plano de fundo, assim como nos concorrentes Google Meet e Zoom.

O microfone agora usa machine learning para isolar a voz do usuário e abaixar os barulhos externos. Outra grande novidade é a opção de link de convite para as chamadas de vídeo no FaceTime, que poderão ser compartilhadas via mensagem, calendário ou e-mail, e acessadas pelo navegador web por usuários de Android e outros sistemas.

O FaceTime trará a função de grade de visualização no iOS 15 — Foto: Reprodução/Apple

2. SharePlay

Seguindo a mesma linha do TeleParty e da apresentação de tela do Google, a Apple criou o SharePlay. O mecanismo possibilita que o usuário compartilhe experiências simultâneas com os amigos via FaceTime, como ouvir músicas, assistir a filmes e programas de TV ou compartilhar a tela do smartphone para visualizar os apps.

Os controles de reprodução são compartilhados, então todos na sessão podem reproduzir, parar ou avançar o conteúdo. O SharePlay está disponível para iPhone, iPad, iMac e se estende até a Apple TV. Diversos programas e aplicativos estão integrados com a nova função, como o Disney+, HBO Max, Paramount, ESPN +, Hulu, TikTok e Twitch.

SharePlay deixa assistir a vídeos com amigos — Foto: Divulgação/Apple

3. Novo modo Focus

O novo modo Focus do iOS foi pensado para ajudar o usuário a reduzir as distrações online. O recurso filtra as notificações de aplicativos com base no contexto do usuário, como ambiente de trabalho ou hora de dormir. O Focus pode ser sugerido pelo smartphone com inteligência artificial, ou personalizado manualmente pelo usuário, que escolhe quais aplicativos notificar.

Com a função, dá para criar uma página de tela inicial apenas com aplicativos e widgets permitidos pelo modo Focus, para conferir apenas conteúdos relevantes no momento, reduzindo a tentação de checar alguma rede social no horário durante alguma aula da faculdade, por exemplo. O Focus criado em um dispositivo se aplica automaticamente aos outros da maçã.

Novo Modo Focus disponível para iPhone no iOS 15 — Foto: Reprodução/Apple

4. Notificações com nova interface

Na mesma pegada, o iOS 15 também traz o "Sumário de Notificações”. A ferramenta é uma nova forma de exibir as notificações personalizadas dos aparelhos. A ideia é hierarquizar os alertas de acordo com a importância das informações e frequência de uso do app, mostrando as mais relevantes no topo.

Como outra forma de reduzir a distração do usuário, o novo recurso recolhe as notificações pouco relevantes e entrega em momentos mais oportunos, fora do horário comercial de trabalho, por exemplo. O design também foi modificado, e as notificações trarão fotos de contato para as pessoas, e ícones de aplicativos para uma melhor identificação.

Sumário de notificações do iPhone disponível no iOS 15 — Foto: Reprodução/Apple

5. Live Text

O Live Text extrai os textos de fotos e os transcreve para o bloco de notas do smartphone. O aplicativo da câmera também poderá reconhecer e copiar rapidamente os textos, ou pesquisar sobre o que está exibido na imagem com a tecnologia Visual Look Up, como espécies de plantas ou raças de animais, assim como o app Lens do Google.

A função Live Text terá compatibilidade com o português, podendo realizar traduções simultâneas dos textos que estiverem nas fotos. O recurso está disponível também na galeria de fotos, permitindo pesquisar por imagens escritas à mão ou salvar o número de telefone de uma loja.

Função Live Text do iPhone disponível no iOS 15 — Foto: Reprodução/Apple

6. Pesquisa por fotos no Spotlight

A ferramenta de busca do iOS ganha a função de pesquisa por imagens. O Spotlight agora será integrado com a galeria de fotos do celular, possibilitando que o usuário faça buscas na web utilizando fotos salvas na galeria, ou a câmera do aparelho para reconhecer pessoas, cenas de filmes, objetos ou localizações. O Spotlight também estará ligado ao Live Text para pesquisar por imagens a partir dos textos presentes nelas. Nas pesquisas por contatos por meio de imagens, serão exibidas as conversas recentes, fotos compartilhadas e localizações.

Busca do Spotlight agora resgata imagens no celular — Foto: Divulgação/Apple

7. Mapas mais interativos

O Mapas foi aprimorado para mostrar detalhes mais significativos das localizações de maneira tridimensional, tornando as rotas mais realistas. O app no iPhone ou CarPlay, trará informações como elevações, pontes, placas de estradas, ciclovias, canteiros centrais, faixas de pedestres, pontos de referência e um modo noturno com o brilho da lua.

Quem usa o transporte público poderá encontrar pontos de ônibus mais facilmente, e marcar as mais importantes no app. Ao marcar a rota do ônibus, o Mapas notificará o usuário quando chegar a hora de desembarcar, e o trajeto pode ser acompanhado pelo Apple Watch. No iOS 15 a localização será altamente precisa, para disponibilizar instruções de caminhada de maneira mais realista.

A função Mapas terá mais detalhes no iOS 15 — Foto: Reprodução/Apple

8. Nova interface e funções no app de tempo

A ferramenta de Tempo também ganhou melhorias e um design mais realista. O Tempo mostrará funções gráficas dos dados meteorológicos, mapas em tela inteira e layouts dinâmicos que mudam para combinar com as condições climáticas locais. As animações do display, como a posição do sol, serão mais precisas, e o usuário será notificado quando começar a chover ou nevar.

A função tempo terá mais ferramentas disponíveis no iOS 15 — Foto: Reprodução/Apple

9. Novas chaves no Wallet

O Wallet, a carteira virtual da Apple, está integrada com mais chaves digitais. A novidade foi anunciada no iOS 14.5, mas funcionava apenas em um modelo específico de carro BMW. Agora também será possível usar seu iPhone como chave de casas, escritórios, prédios e quartos de hotéis, expandindo as possibilidades.

Com suporte para a tecnologia Ultra Wideband, a Apple Wallet tornou possível entrar em casa, desbloquear e dar partida em veículos apenas com um toque, sem precisar tirar o celular do bolso. Em países como Estados Unidos, a Wallet permitirá salvar o documento de identidade no smartphone.

Função Wallet trará mais chaves digitais disponíveis no iOS 15 — Foto: Reprodução/Apple

10. Mudanças na privacidade e segurança do celular

A cada atualização a Apple, aprimora as funções de transparência dos dispositivos. A novidade do iOS 15 é o Relatório de Privacidade, uma seção que permite saber quais programas tiveram acesso concedido à localização, câmera e microfone, ou outras áreas do celular, nos últimos sete dias. A função de segurança é muito semelhante à do Android 12, que também mostra quais serviços acessaram os comandos do celular e por quanto tempo.

Após as polêmicas envolvendo o armazenamento de gravações de voz dos usuários pela Siri, agora o reconhecimento de voz para as solicitações da assistente virtual são feitos inteiramente dentro do iPhone, melhorando significativamente o desempenho da função e protegendo as informações do usuário.

iOS 15 estreia funções de privacidade — Foto: Divulgação/Apple

Do mesmo modo, a Apple também lançou o Mail Privacy Protection, que impede que o remetente saiba se o e-mail enviado foi aberto e oculta os endereços de IP, para que não seja possível saber a localização ou qualquer outra informação pessoal do usuário. A Apple ID também ganhou uma nova função, e agora é possível adicionar contatos para ajudar no processo de recuperação da conta ou selecionar quem terá permissão para acessar os dados da conta no caso de óbito.

Com informações de Apple e TechCrunch

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

5 novidades do iOS 14, novo sistema da Apple

5 novidades do iOS 14, novo sistema da Apple

Mais do TechTudo