Editores

Por Beatriz Maxima, para o TechTudo


O Google Câmera (ou Gcam) é um aplicativo do Google para tirar fotos em celulares Android. A proposta do app é aumentar a qualidade das imagens do smartphone e oferecer novas ferramentas, como efeito foco, HDR+ e recurso de panorama ilimitado. O aplicativo de câmera é nativo em smartphones da linha Pixel, e está disponível para download na Play Store apenas para esses celulares.

No entanto, alguns programadores disponibilizam APKs do Gcam para utilizá-lo em outros modelos de smartphones Android. A seguir, confira o que é Gcam e como baixar e usar o aplicativo no celular.

Google Camera permite tirar fotos no Android — Foto: Divulgação/Google

Aplicativo equivalente ao Open Camera para iPhone? Descubra no Fórum do TechTudo.

1. O que é Gcam?

O app Google Câmera se tornou popular por melhorar a qualidade da captura de fotos e vídeos, podendo ser usado em substituição do aplicativo de câmera nativo de smartphones Android. O app possui um software com otimização HDR+ automática, além de múltiplos recursos para obter imagens com os melhores focos e iluminações.

O aplicativo oficial está disponível apenas para celulares Google Pixel, mas diversos programadores criaram APKs do Gcam que funcionam em praticamente todos os smartphones compatíveis com o Camera2 API — recurso que permite ao APK acessar as configurações avançadas da câmera dos celulares. Vale lembrar que, para usar o APK do Gcam, o smartphone deve ter o Android 10 ou versão superior.

Aplicativo de câmera do Google Pixel é compartilhado online em APK — Foto: Thássius Veloso/TechTudo

2. Como funciona o Google Câmera?

O app tem um botão de disparo para as fotos, que permite tocar na tela para ajustar o foco sem realizar nenhuma captura, em uma interface minimalista e intuitiva. O ponto principal do Gcam são as fotografias nítidas geradas pelo balanço de cor da ferramenta, que equilibra as zonas claras e escuras na imagem, oferecendo fotos boas mesmo com baixa iluminação.

Entre as diversas funções do Google Câmera, estão o HDR +, mecanismo que junta várias imagens para obter uma com a melhor iluminação, e o efeito foco, que borra o fundo das fotos deixando o primeiro plano em destaque. A gravação em câmera lenta, ou fotos em movimento e o Smart Bust, que captura dez fotos por segundo, também são destaques no app. Vale citar também a estabilização de vídeo, que remove as distorções e corrige os focos dos clipes.

Aplicativo Google Câmera no celular Android — Foto: Divulgação/Google

O recurso de panorama do Gcam é considerado o melhor por não ser limitado por ângulos. Com ele, é possível tirar fotos panorâmicas na vertical, horizontal ou em um ângulo de 360 graus. O Google Câmera também apresenta o modo de gravação de vídeo, que alerta quando o usuário está filmando na vertical. Nesse caso, um ícone aparece, solicitando que o celular seja virado para a horizontal.

3. Como fazer o download do Gcam APK?

O celular deve seguir alguns requisitos para que o APK funcione, como compatibilidade com o Camera2 API, por exemplo. Para verificar se o smartphone tem o recurso instalado, basta baixar o aplicativo Camera2 API Probe na Play Store. A lista de compatibilidadeé exibida logo na primeira tela do app. Vale dizer que os celulares com processador Exynos, comumente usados em aparelhos Samsung, costumam ser incompatíveis com a ferramenta.

Antes de baixar o APK, é preciso ir nas configurações de segurança do smartphone e habilitar os aplicativos a serem instalados de fontes desconhecidas. Por fim, acesse o site Gcam Brasil (gcambrasil.com.br/marcas) e escolha o arquivo que seja da marca e modelo do seu celular para fazer o download. Depois de baixar, selecione o APK para instalar o Gcam no smartphone. Por fim, reinicie o aplicativo para concluir o procedimento.

Lista de compatibilidade no aplicativo Camera2 API Probe — Foto: Reprodução/Beatriz Maxima

4. Quais os riscos de usar o Gcam APK?

O aplicativo foi projetado para celulares Pixel com apenas uma lente. Dessa forma, quando instalado em um smartphone com câmera dupla, tripla, ou quádrupla, o Gcam não consegue acessar as configurações do sistema, podendo gerar fotos com baixa qualidade quando comparadas às tiradas pelas câmeras nativas do celular.

Além disso, baixar um aplicativo que não está disponível diretamente na Play Store pode ser prejudicial para o seu celular. Isso porque os arquivos eventualmente podem conter vírus, já que os apps não são verificados pelo Google Play Protect, mecanismo de proteção virtual do Google.

Google Pixel traz o software do Google Camera nativamente — Foto: Thássius Veloso/TechTudo

Com informações de XDA Developers, Gcam Brasil, MakeUseOf e Mobility

NOVO ANDROID 12 - CONHEÇA AS NOVIDADES!

NOVO ANDROID 12 - CONHEÇA AS NOVIDADES!

Mais do TechTudo