Privacidade

Por Clara Fabro, para o TechTudo


É possível modificar aplicativos padrão de navegador, buscador e mapas por alternativas mais seguras e com foco na privacidade dos dados de usuários. O Google Chrome, por exemplo, pode ser substituído pelo Firefox Focus, navegador que funciona por padrão em modo de navegação anônima e possui bloqueadores de publicidade. Ou, então, você pode trocar o WhatsApp pelo Signal, app de mensagens considerado "ultrasseguro" e mantido em código aberto.

Na lista abaixo, o TechTudo traz cinco opções de apps disponíveis para Android e iPhone (iOS) que podem ser alternativas mais seguras aos aplicativos tradicionais de navegador, buscador, mapas, mensagens e e-mails. Confira, a seguir, como aumentar a sua privacidade na web, evitando que suas informações sejam rastreadas com as plataformas.

Lista traz cinco apps com foco em privacidade; confira — Foto: Clara Fabro/TechTudo

Como ter privacidade nas redes sociais? Confira no Fórum do TechTudo.

1. DuckDuckGo para ferramenta de busca

DuckDuckGo é uma opção de buscador que não rastreia usuários e nem salva suas atividades na web — Foto: Reprodução/Clara Fabro

Para usuários que desejam mais privacidade ao realizar buscas pela web, o DuckDuckGo é uma opção de buscador mais seguro. O buscador é uma alternativa aos rivais Google, Bing e Yahoo por oferecer recursos de privacidade que garantem não rastrear informações de usuários ou salvar dados como o histórico de pesquisa. O DuckDuckGo pode ser configurado como a opção padrão de pesquisa do navegador que você utiliza normalmente.

Diferentemente do Google Search, por exemplo, o DuckDuckGo não rastreia suas atividades e, por isso, não sugere conteúdos ou mostrar resultados de busca personalizados com base em suas preferências. O DuckDuckGo não salva suas atividades na web, ao contrário do Google, que mantém o histórico de busca de seus usuários atrelado à conta. O DuckDuckGo tem app disponível para Android e iPhone (iOS).

2. Firefox Focus para navegador

Firefox Focus tem aparência mais limpa e não permite abrir múltiplas guias — Foto: Reprodução/Clara Fabro

O Firefox Focus é um navegador mais seguro, com foco em privacidade. A plataforma conta com bloqueadores de publicidade e de rastreadores, o que torna a usabilidade do navegador mais fluida, limpa e sem distrações. Outro diferencial do Firefox Focus é que ele funciona em modo de navegação anônima 100% do tempo, e você pode apagar todos os dados de navegação de uma vez clicando em um único botão. O navegador está disponível para Android e iPhone (iOS).

3. OsmAnd Maps para ferramenta de mapa

OsmAnd Maps é uma ferramenta de mapas que funciona offline — Foto: Reprodução/Clara Fabro

O OsmAnd Maps pode ser uma alternativa aos aplicativos de mapas padrão. A plataforma tem foco em privacidade e armazena o histórico de localização do usuário no próprio dispositivo, funcionando totalmente offline. Para usar o app, você deve deixar o OsmAnd determinar o seu local e, depois, você pode baixar o mapa da sua região. Após realizar o download do app, é possível conferir rotas, trajetos, estabelecimentos e paradas de transporte público, como pontos de ônibus e estações de trem e metrô, por exemplo.

4. Signal para mensageiro

Signal permite enviar mensagens que se autodestroem pelo chat — Foto: Reprodução/Clara Fabro

O Signal ficou em evidência após as novas políticas de privacidade do WhatsApp serem anunciadas em meados de janeiro. De lá para cá, o mensageiro considerado "ultrasseguro" teve um crescimento de mais de 1.192% em comparação com 2020 e, até janeiro de 2021, já havia sido baixado mais de 50 milhões de vezes.

O mensageiro se tornou uma alternativa ao WhatsApp por ser focado em privacidade, e ter o código aberto — ou seja, qualquer pessoa pode checar sua segurança. O Signal ainda conta com recursos para proteger dados, como mensagens que se autodestroem, aviso de prints, envio de fotos com visualização única e bloqueio por biometria. O Signal tem app para Android e iPhone (iOS).

5. Tutanota para e-mail

Tutanota tem criptografia mais avançada e oferece 1 GB grátis — Foto: Divulgação/Tutanota

Existem diversas alternativas aos tradicionais e-mails como Gmail, Hotmail e Yahoo, que podem se constituir em opções mais seguras. O Tutanota, ProtonMail e ZohoMail prometem oferecer mais privacidade aos usuários. Dentre as opções consideradas mais seguras, o Tutanota é a solução mais bem avaliada, por ter criptografia de ponta-a-ponta, então todo conteúdo fica armazenado em servidores seguros e não pode ser interceptado, nem mesmo pela própria empresa.

O Tutanota também não exige o número de telefone do usuário para fazer a verificação da conta, ação que é comum a maioria dos e-mails. O ponto negativo do app é que ele é pago, e oferece apenas 1 GB de armazenamento gratuito. O Tutanota tem aplicativo disponível para Android e iPhone (iOS).

Com informações de HowToGeek, Wired, PCMag e FastCompany

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Como usar VPN no celular

Como usar VPN no celular

Mais do TechTudo