Por Victor de Abreu, para o TechTudo


Jogos de futebol como FIFA e PES são famosos por terem a participação de grandes atletas e clubes dos gramados. Contudo, parcerias de jogadores e times em games do estilo Battle Royale, tais como Fortnite, Free Fire e PlayerUnknown's Battlegrounds (PUBG), se tornaram frequentes. Nomes como Neymar Jr e Cristiano Ronaldo são alguns deles. Veja, a seguir, alguns craques e equipes do futebol mundial que já marcaram presença no mundo dos games, seja como skins ou até mesmo servindo de inspirações para personagens.

Neymar é um dos jogadores de futebol que já apareceu em games além de FIFA e PES — Foto: Divulgação/Epic Games

O que é gf no Free Fire? Comente no Fórum do TechTudo

Cristiano Ronaldo no Free Fire

Em dezembro de 2020, o Free Fire recebeu um novo personagem: o Chrono. O herói utiliza roupas diferenciadas e futurísticas, contudo, bastar olhar para o seu rosto e fica óbvio que ele possui uma semelhança com um certo jogador de futebol, o craque português Cristiano Ronaldo. E não é coincidência, visto que o atleta, eleito cinco vezes melhor do mundo, serviu de inspiração para a skin.

Além de ganhar o personagem no Free Fire, CR7, que atualmente joga pela Juventus, da Itália, também se tornou embaixador do Battle Royale na época. O traje chegou junto da Operação Chrono, um evento que deu a oportunidade para os jogadores ganharem a skin Cyber Wing e de jogarem os modos Corrida Cósmica e Um por Todos.

Inspirado em Cristiano Ronaldo, o personagem Chrono cria um escudo de proteção ao ser atacado — Foto: Reprodução/Garena

Clubes de futebol

Na quarta temporada do capítulo um de Fortnite, o game recebeu trajes de diversos clubes profissionais de futebol, como Manchester City FC, Juventus, AC Milan, Inter de Milão, o Santos Futebol Clube e o Esporte Clube Bahia. As vestimentas, no entanto, aparecem apenas em determinados períodos de cada temporada, dessa forma os interessados precisam estar atentos para não perderem a oportunidade de adquiri-las.

Quando disponíveis, os trajes podem ser adquiridos na loja de itens por 1,2 mil V-Bucks, a moeda virtual do Fortnite, e contam com diversas personalizações. A colaboração entre futebol e Fortnite continuou em 2021 com a adição de um jogador bem famoso como skin no título.

Times como Manchester City FC, Juventus e AC Milan já fizeram parte de Fortnite — Foto: Divulgação/Epic Games

Neymar Jr. no Fortnite

Em março de 2021, a Epic Games confirmou, após inúmeros rumores, que a skin do Neymar Jr. seria lançada no Fortnite. Os boatos em questão foram lançados até mesmo pelo próprio Neymar Jr, que utilizou de seu Twitter oficial para dar um indicativo de que, de alguma forma, ele estaria presente no game. O traje do craque do Paris Saint Germain apareceu no Passe de Batalha da sexta temporada do capítulo dois do Battle Royale e foi oficialmente lançado no mês de abril.

Além do traje normal, era possível receber sua variante primal e outros itens, como gestos, acessórios para as costas e picaretas. Na época, também aconteceu o Campeonato Neymar Jr., que premiou o campeão com uma chuteira personalizada pela Puma.

Skins do Neymar Jr. e suas variantes estiveram disponíveis no Passe de Batalha da Temporada 6 do Capítulo 2 — Foto: Divulgação/Epic Games

Harry Kane e Marco Reus no Fortnite

No dia 11 de junho de 2021, outros dois jogadores do futebol apareceram simultaneamente na loja de itens do Fortnite, o inglês Harry Kane e o alemão Marco Reus. O lançamento aconteceu no período de início da Eurocopa 2020, torneio de seleções europeias que ocorreu fora da época estabelecida por conta da pandemia. Além dos trajes, inspirados em suas respectivas seleções, os dois jogadores também receberam acessórios para as costas.

Traje do Harry Kane, jogador de futebol inglês, no Fortnite — Foto: Divulgação/Epic Games

Atualmente, Harry Kane defende o Tottenham como centroavante e foi convocado para a Eurocopa 2020 para atuar pela seleção da Inglaterra. Marco Reus é capitão e ídolo do Borussia Dortmund, mas não atuou pela Alemanha na Eurocopa 2020 para se poupar fisicamente.

Traje do Marco Reus, jogador de futebol alemão, no Fortnite — Foto: Divulgação/Epic Games

Son Heung-min no PUBG

O sul-coreano Son Heung-min também vai marcar presença em um Battle Royale, mas no seu caso é o PlayerUnknown's Battlegrounds (PUBG). O traje do jogador do Tottenham e da seleção da Coreia do Sul foi confirmado no dia 24 de junho, em uma publicação no Twitter oficial do game que trazia uma imagem com referência à sua icônica comemoração.

Com isso, não demorou para outras imagens da skin do jogador serem vazadas por leakers, como o perfil do Twitter PlayerIGN. Elas mostram Son com um traje básico de futebol e um capacete, nas cores preta e cinza. Seu lançamento oficial deve ocorrer nos próximos patchs do PUBG.

Son Heung-min teve imagens de sua participação em PUBG vazadas — Foto: Divulgação/PlayerIGN

Com informações de Esportsgen, Fortnite Intel e Dexerto

5 ações proibidas em jogos competitivos

5 ações proibidas em jogos competitivos

Mais do TechTudo