Produtividade

Por Marcela Franco, para o TechTudo


Aplicativos para fazer sorteio no celular permitem sortear diversas coisas, como nomes, equipes, números e dados, e deixam até mesmo jogar cara ou coroa. Há também apps com roletas da sorte, que podem ser personalizadas pelo usuário. É também possível customizar os sorteios adicionando um limite de números, além de lista de nomes.

Disponíveis para Android e iPhone (iOS), os apps para sorteios contam com recursos úteis para jogar com amigos, como formar times, auxiliar no bingo e girar roletas. Vale lembrar que no caso de sorteios com prêmios, como os feitos em redes sociais, eles devem ser registrados na Caixa Econômica Federal para pagamento de uma taxa de fiscalização. A seguir, confira seis opções de apps para fazer sorteio.

Faça sorteios no celular de forma simples com aplicativos para Android e iPhone — Foto: Marcela Franco/TechTudo

Como realizar sorteios no Instagram? Veja no Fórum do TechTudo.

Apps para Android e iOS

1. Sorteio Fácil

O Sorteio Fácil é um aplicativo de sorteio de números, nomes, equipes e dados. Com uma interface simples, os recursos do aplicativo podem ser usados de maneira fácil e rápida. O usuário pode escolher quantos números serão sorteados, indicando o dígito inicial e final que podem ser selecionados. Já a distribuição de nomes é feita por lista. Para isso, basta adicionar o nome das pessoas e indicar quantos nomes serão sorteados.

O app disponibiliza dados virtuais de quatro, seis, oito, 10, 12 e 20 lados. Além disso, também é possível escolher a quantidade de dados que serão lançados. O recurso é ideal para usuários que querem jogar jogos de tabuleiro, mas não têm dados à disposição.

Faça sorteios de nomes coisas ou números em apenas alguns toques com o app Sorteio Fácil — Foto: Reprodução/Marcela Franco

2. Sorteio de Número e Nome

O Sorteio de Número e Nome, por sua vez, oferece funções para realizar sorteio apenas com números e nomes. É preciso escolher os dígitos que podem ser sorteados, ou, no caso de sorteios de nomes, informar os nomes que estão na disputa. Uma ferramenta interessante é o microfone disponível na plataforma, que permite ao usuário falar o nome dos participantes em vez de digitá-los.

Vale lembrar que o app para Android leva o nome Sorteio de Número, Nome e Times. Por isso, essa versão permite formar equipes para participar dos sorteios. O usuário deve adicionar os jogadores, com o número de pessoas por time e quantidade de times. Há também a opção "Jogadores Um a Um", em que os usuários a separação dos times é feita de acordo com a digital de cada participante. O recurso ainda seleciona quem será o goleiro do time, caso seja necessário.

Sorteios sem papéis e cupons, faça tudo pelo app — Foto: Reprodução/Marcela Franco

Apps para iOS

1. Sorte Roda Sorteio

O aplicativo Sorte Roda Sorteio conta com uma roleta que pode chegar até 999 itens. O recurso pode ser personalizado adicionando quantidade de opções e nomes à cada etiqueta. Além disso, é possível também adicionar nome de prêmios, números, nomes de pessoas, comidas, ou ainda de qualquer outra coisa que queira sortear. O app pode ser útil para realizar jogos ou simplesmente para escolher nomes e números para sorteios.

Sorte Roda Sorteio é um aplicativo de interface simples. Já na tela inicial do app, o usuário adiciona o número de opções que deseja na roleta e, em seguida, completa com o nome de cada item. Para rodá-la, basta tocar em "Spin", localizado no centro da roda.

Personalize sua roda da sorte no aplicativo Sorte Roda Sorteio — Foto: Reprodução/Marcela Franco

2. Sorteio +

O Sorteio + é ideal para realizar sorteios de números premiados e rifas. Assim como os outros aplicativos da lista, ele é simples e intuitivo. Para fazer sorteios na plataforma, o usuário precisa digitar o intervalo entre os números que podem ser escolhidos e apertar o botão “Sortear Número”. O app também exibe um histórico com os números que foram sorteados.

Faça sorteios de números no app Sorteio + para iPhone — Foto: Reprodução/Marcela Franco

Android

1. Randomizer

O Randomizer gera sorteios com números aleatórios, letras e cor. Também é possível criar lista com nomes de pessoas ou de coisas para serem sorteadas. Um recurso interessante do app é que ele gera símbolos de elementos químicos e países do mundo todo. Além disso, é possível ler sobre os territórios e elementos. Ao tocar sobre eles, o aplicativo direciona o usuário para o site da Wikipedia. O Randomizer ainda permite rodar de um a 10 dados, e também jogar moeda para decidir cara ou coroa.

As funcionalidades são expostas no menu do aplicativo, localizada do lado esquerdo da tela. No menu, o usuário pode escolher qual tipo de sorteio deseja realizar e tocar sobre a opção para começar a configurar o gerador.

Randomizer possui diversas categorias para sorteios — Foto: Reprodução/Marcela Franco

2. Spin The Wheel

O Spin The Wheel reúne exemplos prontos de roleta da sorte. Entre os modelos disponíveis no aplicativo, estão roletas de sim ou não, além de opções de comida e de atividades. Os usuários também podem criar suas roletas com etiquetas com cores, tamanhos e itens personalizados. Para configurá-las, basta selecionar um modelo de roleta, tocando no ícone de "+".

Também é possível mudar a quantidade dos "pedaços" da roleta, além de adicionar palavras ou ainda mudar o tamanho delas. No estilo roda da fortuna, os usuários podem usar o app para jogar ou fazer sorteios. Embora tenha interface intuitiva, o Spin The Wheel não possui idioma português.

Personalize os "pedaços" da roleta com cores e tamanhos diferentes — Foto: Reprodução/Marcela Franco

NOVO ANDROID 12 - CONHEÇA AS NOVIDADES!

NOVO ANDROID 12 - CONHEÇA AS NOVIDADES!

Mais do TechTudo