Jogos de tiro

Por Lucas Soares, do Home Office


Battlefield 2042 é próximo jogo da franquia da Eletronic Arts (EA) com lançamento previsto para 22 de outubro de 2021. Nesta terça-feira (14), a desenvolvedora anunciou novidades na gameplay, como habilidades de personagens, detalhes do robô de combate Ranger e mais informações sobre o crossplay no PlayStation 4 (PS4), PlayStation 5 (PS5), Xbox One, Xbox Series X/S e PC (Steam ou Epic Games Store). O TechTudo reuniu as principais novidades do jogo de tiro na lista a seguir.

Battlefield 2042 recebe mais detalhes sobre sua gameplay; jogo será lançado em outubro de 2021 — Foto: Divulgação/Eletronic Arts

Call of Duty Warzone permite tela dividida? Tire suas dúvidas no Fórum do TechTudo

Especialistas com habilidades únicas

Battlefield 2042 tem especialistas com habilidades específicas — Foto: Divulgação/Electronic Arts

Como já havia sido anunciado anteriormente, Battlefield 2042 contará com dez especialistas, um novo tipo de soldado. Até agora, eles estão divididos em quatro classes distintas: Recon, Assault, Support e Engineer. Segundo a Eletronic Arts, as habilidades deles são únicas e não poderão ser compartilhadas. Por exemplo, nas imagens do jogo, é possível ver um jogador usando um planador para ter acesso a um campo de visão privilegiado. Esta característica é única dele e não pode ser usada por outros personagens.

Por enquanto, apenas quatro especialistas são conhecidos: Boris, Casper, Falck e Mackay. Falck é um Cirurgião de Combate que tem a habilidade de reviver os seus companheiros de equipe, o que pode ajudar nos momentos em que restam poucos aliados vivos. O game permitirá o uso de apenas um especialista por squad (grupo de quatro jogadores). Nos outros modos que permitem mais players em campo, mais especialistas poderão ser usados.

Opções customizáveis

Também foram anunciados mais detalhes sobre a personalização dos personagens. O jogador tem a opção de trocar a arma primária, secundária, adicionar um equipamento (que pode ser uma caixa de suprimentos) e um objeto arremessável, como uma granada, por exemplo.

Vale ressaltar que a escolha do armamento está diretamente ligado ao foco que o seu personagem tem na partida. Se o jogador optar por uma arma como um Míssil FIM-33 AA, isso significa que as suas habilidades são focadas em um combate anti-aéreo e mais vulneráveis em uma batalha corpo a corpo. As únicas características que não podem ser alteradas são a especialidade e o atributo.

Para ajudar os jogadores a diferenciarem seus especialistas e os do inimigo, os aliados, por padrão, aparecem na cor azul e os adversários em verde. Skins estarão disponíveis e permitirão a personalização da aparência, o que deve contribuir para que os players não confundam seus jogadores com os outros.

Mais informações sobre Ranger

Ranger é um robô que pode ser usado pelos jogadores para ajudar nos combates. Segundo novas informações divulgadas pela desenvolvedora, o pequeno bichinho não é exclusivo de nenhum especialista. Além disso, foi informado que existe uma limitação em relação à quantidade de vezes que os jogadores podem chamar o assistente.

Será possível controlá-lo e emitir comandos capazes de colocá-lo como um elemento importante nas batalhas. Entre as características mais interessantes está a que será possível autodestruir o Ranger, para eliminar adversários com a sua explosão. Por fim, o jogador poderá ainda plantar uma bomba em seu corpo e mandar ele direto para o campo adversário. As formas de eliminar o robô variam, podendo ser por disparos ou bombas.

Ranger é um robô de combate que auxilia os jogadores nas batalhas — Foto: Divulgação/Eletronic Arts

Veículos

A desenvolvedora já havia anunciado um sistema que permite chamar veículos utilizando um tablet disponível no jogo. Este dispositivo estará disponível para todos os jogadores, mas necessita de um orçamento específico que varia dependendo do mapa e modo escolhidos. Vale ressaltar que o jogador deverá aguardar um tempo após chamar o veículo para dar uma oportunidade justa de todos os jogadores terem acesso a ele. Além disso, a desenvolvedora ressaltou que o foco do Battlefield 2042 não é a guerra marítima, mas veículos da marinha como o LCAA Hovercraft estarão presentes no jogo.

Como funcionam os soldados IA

Existem três formas de jogar contra soldados IA, ou seja, oponentes guiados por máquina. No multiplayer, os robôs servem como uma forma de adicionar mais elementos no cenário, aparecendo para criar um desafio a mais nas batalhas. Em Co-Op o jogador pode chamar um amigo para desafiar os soldados IA. Por fim, você também pode lutar contra as máquinas sozinho no modo Solo, com o objetivo de melhorar suas habilidades.

Esses soldados não tem características e não são especialistas. No entanto, eles conseguem atirar, lançar granadas, se movimentar para fugir das balas e até mesmo conseguem reviver um companheiro de esquadrão que foi atingido e abatido. A desenvolvedora garante que, em uma partida multiplayer, não existirá mais soldados IA do que jogadores reais. Battlefield 2042 deve conseguir criar um limite de máquinas presentes e os players terão sempre prioridade.

Battlefield 2042 terá equilibrio entre soldados de inteligência artificial e jogadores reais — Foto: Divulgação/Eletronic Arts

Crossplay em desenvolvimento

A empresa confirmou que tem planos de testar e implementar o crossplay em Battlefield 2042. Essa funcionalidade será experimentada em betas fechados em consoles e PCs com o objetivo de definir como a ferramenta deve funcionar. Os dispositivos serão separados em duas categorias, a primeira para o crossplay entre PC, Xbox Series X/S e PlayStation 5. Segundo a EA, existirá a opção dos jogadores donos desses dispositivos não competirem juntos. Já o outro grupo reúne os consoles Xbox One e PlayStation 4.

Outra novidade é o cross-progression e cross-commerce. Essas opções devem permitir que o jogador comece a disputar as batalhas em um console da Microsoft, por exemplo, e continuar a jogatina em um PlayStation.

Com informações de EA

Conheça os lançamentos de jogos de julho

Conheça os lançamentos de jogos de julho

Mais do TechTudo