Jogos de Esporte

Por Marciel Agostini, para o TechTudo


O jogo Pro Evolution Soccer (PES), simulador de futebol rival do FIFA, agora passa a se chamar eFootball e será gratuito para jogar. Anunciado pela desenvolvedora Konami nesta quarta-feira (21), o game substitui o PES 2022 e tem previsão de lançamento entre setembro e novembro para as seguintes plataformas: PlayStation 5 (PS5), PlayStation 4 (PS4), Xbox Series X/S, Xbox One, PC e celulares Android e iPhone (iOS). eFootball contará com um novo motor gráfico, nova jogabilidade e cross-play entre todas as suas versões lançadas.

O jogo será lançado já com a Unreal Engine 4, nove clubes disponíveis para partidas amistosas – entre eles os brasileiros Corinthians, Flamengo e São Paulo - e o cross-play entre gerações de consoles (PS4 com PS5 e Xbox One com Xbox Series X/S). Ligas online, novos modos de jogo e o modo cross-play entre os consoles e PC só estarão disponíveis depois, ainda sem data confirmada. Veja a seguir as principais mudanças do PES para o eFootball.

Neymar Jr. é um dos embaixadores do eFootball, que substitui o PES, ao lado de Messi — Foto: Divulgação/Konami

Jogabilidade igual para as plataformas e cross-play

Jogo será lançado em etapas a partir do outono do hemisfério norte — Foto: Divulgação/Konami

A Konami promete entregar uma gameplay igual para todos os jogadores, independente do modelo do console, PC ou celular. Além disso, haverá a possibilidade de jogar entre plataformas, que acontecerá em etapas, iniciando com a interação entre gerações de consoles.

A interação completa entre as diferentes plataformas está prevista para acontecer somente no final de 2021, no inverno do hemisfério norte. Além disso, a empresa planeja também lançar um controle com suporte para jogadores de celulares.

Novo motor gráfico

eFootball passa a ser desenvolvido com Unreal 4, o mesmo motor gráfico de Fortnite — Foto: Divulgação/Konami

A possibilidade de oferecer uma jogabilidade igual e a interação entre as plataformas se dá muito pela troca do motor gráfico de desenvolvimento do eFootball. Para o novo título, a Konami optou pelo Unreal Engine 4, da Epic Games, utilizado também em Fortnite, e deixou de lado a sua plataforma própria, a FOX Engine. A mudança promete entregar um sistema gráfico totalmente remodelado e com novas animações, bem como a mudança de alguns comandos de controles tradicionais da franquia.

Grátis para jogar

Não serão lançados novas versões do eFootball, mas, sim, atualizações semanais e anuais — Foto: Divulgação/Konami

A notícia que eFootball será gratuito para jogar foi a grande novidade do lançamento. Segundo a Konami, não haverá lançamento anual do eFootball, mas sim atualizações gratuitas todos os anos para novas temporadas. Além disso, o eFootball terá updates semanais para refletir as mudanças dos elencos dos times licenciados e as transferências do mundo real.

Novos modos como DLCs

Versão de demonstração do eFootball terá nove times disponíveis para partidas amistosas — Foto: Divulgação/Konami

Junto ao lançamento oficial, novos modos de jogo estarão disponíveis, como a opção de ligas online e o até então denominado de “Team Building”. Ainda não se sabe detalhes sobre tal novidade, mas é provável que existam DLCs opcionais para dar benefícios aos jogadores na hora de montar sua equipe.

Além disso, está previsto o lançamento do “Match Pass System”, o equivalente ao passe de batalha em outros jogos. Os jogadores que o assinarem deverão ganhar benefícios para usar no eFootball. Entretanto, vale lembrar que ainda não foram divulgados detalhes oficias sobre modos e como funcionará o sistema DLC.

MyClub vai continuar?

Ainda não se tem notícias de como irá funcionar o MyClub no eFootball — Foto: Divulgação/Konami

Ainda não foram divulgadas informações a respeito de como funcionará o MyClub no eFootball, modo de jogo equivalente ao FIFA Ultimate Team, onde o jogador monta o seu time próprio time para competir contra outros jogadores. Também não foram divulgadas informações de como será o Master League, famoso modo de carreira da franquia onde o jogador assume o controle de um time.

Com informações de IGN (1 e 2) e Konami

Simulamos a final da Eurocopa 2021 entre Itália e Inglaterra, no FIFA 21

Simulamos a final da Eurocopa 2021 entre Itália e Inglaterra, no FIFA 21

Mais do TechTudo