Video game

Por Filipe Garrett, para o TechTudo


Videogames portáteis são sucesso no mercado, com recordistas absolutos como o Nintendo DS que vendeu 159 milhões de unidades em nove anos. O seguimento, dominado pela Nintendo como fica evidente no atual Switch, também conta com sucesso da Sony na forma do PlayStation Portable (PSP), que vendeu 82 milhões de unidades em dez anos. A seguir, relembramos os consoles portáteis mais vendidos de todos os tempos.

Game Boy é um dos videogames portáteis mais vendidos da história — Foto: Divulgação

Nintendo 3DS

Fabricação do 3DS foi encerrada em 2020 — Foto: Divulgação/Nintendo

Anunciado em 2010 e lançado no mercado em 2011, o Nintendo 3DS inovava pela oferta de uma tela 3D que dispensava o uso de óculos e outros acessórios. Além disso, oferecia total compatibilidade com a já enorme biblioteca de jogos para o Nintendo DS. Contando com suporte oficial até 2020, o 3DS foi tão longevo quanto o DS, contou com revisões ao longo dos anos (como o 3DS XL e a versão mais recente com dois analógicos) e totalizou 75,94 milhões de unidades vendidas.

O portátil com tela tridimensional da Nintendo foi bem popular e contou com um acervo de jogos variado, mas chama a atenção que os dez jogos mais vendidos sejam exclusivos da Nintendo. Os três maiores sucessos são Pokémon Sun e Moon (2016) com 14 milhões de cópias, Pokémon X e Y (2013) com 13 milhões e Mario Kart 7 (2011) com 11,70 milhões de unidades no mercado.

Sony PlayStation Portable (PSP)

PSP persistiu no mercado até 2014 e foi substituído pelo PS Vita — Foto: Divulgação/Sony

Grande rival para o Nintendo DS, a plataforma da Sony surgiu no Japão em 2004. Um dos grandes diferenciais eram as funcionalidades multimídia para curtir vídeos e imagens no dispositivo. O PSP, como ficaria conhecido, ganhou alguns modelos diferentes ao longo dos anos e fechou seu ciclo no mercado em 2014, totalizando 82 milhões de unidades comercializadas.

Primeiro portátil da Sony, o console tinha hardware mais poderoso que o Nintendo DS e isso contribuiu para que a plataforma tenha ganhado adaptações de games famosos, como God of War, Gran Turismo ou mesmo Metal Gear Solid. Essa característica fica evidente nos mais vendidos para o sistema, com GTA Liberty City Stories (2005) liderando a lista com 8 milhões de cópias, seguido de GTA Vice City Stories (2006) com 5 milhões e Monster Hunter Portable 3rd (2010) com 4,9 milhões de cópias.

Nintendo Game Boy Advance

Game Boy Advance era mais simples e conviveu por anos no mercado com o DS — Foto: Divulgação

Lançado em 2001 e com comercialização encerrada em 2010, o Game Boy Advance era um portátil menos robusto da Nintendo e opção diante do DS, mais caro e com mais recursos. Capaz de oferecer uma gameplay simples por limitações do hardware, o Advance também contou com diversas revisões no mercado, um conjunto de acessórios específicos e encerrou sua comercialização com um total de 81 milhões de consoles vendidos.

A lista de games mais vendidos para a plataforma é dominada por produções da Nintendo, capazes de se adaptar às limitações do sistema para oferecer gameplay inovador e atraente. Os três mais vendidos são games de Pokémon: Ruby and Sapphire (2002), que chegou a 16 milhões de cópias, seguido de FireRed and LeafGreen (2004), com 12 milhões, e Pokémon Emerald (2004), com 7 milhões de unidades.

Nintendo Switch

Nintendo Switch chegou oficialmente ao Brasil em 18 de setembro por R$ 2.999 — Foto: Divulgação/Nintendo

Produto mais recente da lista, o Nintendo Switch chegou ao mercado em 2017. A proposta do console, à primeira vista, parecia incerta: a oferta de um híbrido entre console portátil e de mesa. Com o dispositivo ainda longe de encerrar seu ciclo de vida no mercado, o Switch já soma 84 milhões de unidades comercializadas, segundo dados da Nintendo de março de 2021.

Bem-sucedido no mercado, o Switch vem atraindo a atenção de desenvolvedores e distribuidores que andavam reticentes em relação a produtos da Nintendo: mesmo com especificações técnicas mais modestas, o console tem adaptações de games como The Witcher 3 e FIFA, por exemplo. Atualmente, os três jogos mais vendidos do sistema são da Nintendo: Mario Kart 8 Deluxe (2017), com 35 milhões de cópias, Animal Crossing: New Horizons (2020), com 32 milhões, e Super Smash Bros. Ultimate (2018), com 23 milhões.

Nintendo Game Boy

Game Boy foi um enorme sucesso nos anos 1990 — Foto: Divulgação/Nintendo

Primeiro console de bolso da Nintendo, o Game Boy foi lançado em 1989, com produção finalizada apenas em 2003. Nesses 12 anos no mercado, o portátil contou com diversas revisões e chegou a 118 milhões de unidades comercializadas. Com hardware simples de 8 bits, o Game Boy permitia jogos de menor complexidade, mas que ainda assim encantaram o público por conta da possibilidade de permitir curtir games eletrônicos em qualquer lugar.

A lista de jogos mais vendidos do Game Boy reflete isso: o título de maior sucesso para o portátil foi Tetris. O game de encaixar blocos atingiu 33 milhões de cópias no sistema, superando Pokémon Red, Green and Blue com 31 milhões e Pokémon Gold and Silver, que ficou no terceiro lugar com 23 milhões de cópias.

Nintendo DS

Sucesso do Nintendo DS diante do PSP se explica pela qualidade do catálogo de exclusivos — Foto: Divulgação/Nintendo

Rival do PSP e sucessor natural do Game Boy Advance, o Nintendo DS surgiu em 2004, com produção interrompida apenas em 2013, quando o 3DS já era uma realidade no mercado. Mais simples que o dispositivo da Sony, o console foi bem-sucedido, em grande parte por conta dos jogos exclusivos da Nintendo e o uso criativo do design com duas telas. No total, estima-se que o produto vendeu 154 milhões de unidades no mercado, recorde absoluto até hoje.

Compatível com jogos de Game Boy Advance, o sistema também contou com seus próprios grandes sucessos. O jogo mais vendido foi New Super Mario Bros (2006) com 30 milhões de unidades. Na segunda posição, Nintendogs (2005) somou 23,9 milhões de cópias, deixando Mario Kart DS em terceiro lugar, com um total de 23,6 milhões.

Nintendo Switch: quatro fatos sobre o console para saber antes de comprar

Nintendo Switch: quatro fatos sobre o console para saber antes de comprar

Mais do TechTudo