Produtividade

Por Beatriz Maxima, para o TechTudo

Getty Imagens/Chesnot

O Facebook Pay é o sistema digital de pagamentos do Facebook, e processa as transações feitas nos aplicativos da empresa para Android e iPhone (iOS). O serviço foi lançado nos Estados Unidos em 2019, e chegou ao Brasil em maio com as transferências no WhatsApp. A seguir, veja como o Facebook Pay funciona, quais os mecanismos de segurança do serviço, como configurar o sistema e a política de privacidade do novo mecanismo.

Facebook Pay está dsponível no WhatsApp para pagamentos — Foto: Rodrigo Fernandes/TechTudo

O que é o Facebook Pay e como funciona?

Com o Facebook Pay, o usuário pode enviar e receber dinheiro em apps da empresa sem cobranças de taxas ou custos adicionais. A função está disponível para todos no app do Facebook, e pode ser utilizada nas outras redes sociais da empresa, dependendo de sua localização.

No Brasil, o Facebook Pay está disponível principalmente para pagamentos no WhatsApp. Já na África do Sul e em alguns países da Europa e América Latina, o serviço está liberado para o Instagram, enquanto nos Estados Unidos e Tailândia funciona no aplicativo Messenger.

WhatsApp tem Facebook Pay aqui no Brasil — Foto: Divulgação/WhatsApp

Para utilizar o Facebook Pay no WhatsApp, é necessário cadastrar um cartão de débito ou pré-pago na plataforma. Por enquanto, apenas as bandeiras da Visa e Mastercard são aceitas. É possível enviar ou receber R$ 1 mil por transação, com limite de vinte transações diárias ou R$ 5 mil por mês.

Qual é a segurança do Facebook Pay?

De acordo com o Facebook, a empresa utiliza diversas políticas de segurança para garantir a integridade do usuário. Os procedimentos servem para identificar qualquer tipo de comportamento ameaçador e evitar que os dados compartilhados no serviço sejam armazenados por terceiros. Entre as medidas estão a criptografia de ponta-a-ponta, cadastro do PIN para as transações e a atualização frequente do sistema.

Facebook Pay tem código PIN de seis dígitos — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

É importante seguir algumas medidas de segurança para garantir a proteção dos seus dados no mecanismo de pagamento. É recomendado não compartilhar com ninguém o seu PIN nem seu código de confirmação do WhatsApp, nem qualquer outro tipo de senha de verificação. Vale também bloquear e denunciar contatos suspeitos, e nunca clicar em links enviados por desconhecidos.

Da mesma forma, é importante manter o sistema operacional atualizado, pois as empresas de softwares estão constantemente trabalhando para melhorar a segurança dos smartphones.

Como configurar o Facebook Pay?

Para cadastrar o Facebook Pay no WhatsApp, abra o aplicativo e toque em “Configurações”. Depois, selecione a opção “Pagamentos”. Agora, cadastre um PIN de segurança para realizar as transações no mecanismo e insira seus dados nos locais indicados. Vale lembrar que os detalhes do seu endereço, como número, bairro e rua, são opcionais.

Em seguida, adicione o número do seu cartão de débito ou pré-pago, com a validade e o código de segurança de três dígitos. Por fim, aperte em “Verificar agora” para concluir o cadastro e poder realizar as transações no Facebook Pay.

Mecanismo do Facebook Pay no aplicativo do WhatsApp — Foto: Reprodução/Beatriz Maxima

Já para cadastrar o Facebook Pay no aplicativo no Facebook, toque nas três linhas no canto inferior direito da tela para visualizar os atalhos. Aperte “Ver mais” e procure por Facebook Pay. No aplicativo, é possível adicionar o PayPal ou cartões de crédito como uma das formas de pagamento. Forneça as informações do seu cartão e selecione “Salvar” para finalizar o processo.

Acessando o Facebook Pay no aplicativo do Facebook — Foto: Reprodução/Beatriz Maxima

Como sair do Facebook Pay?

Para sair do Facebook Pay do WhatsApp, basta tocar em pagamentos e, depois, em Facebook Pay. Em seguida, selecione “Facebook Pay”, em vermelho no canto da tela, e toque em “Remover”. As transações em andamento serão interrompidas, e seus dados totalmente apagados do aplicativo.

Saindo do Facebook Pay no aplicativo do WhatsApp — Foto: Reprodução/Beatriz Maxima

Qual é a política de privacidade do Facebook Pay?

O Facebook tem acesso às informações da sua conta e detalhes das transações dos pagamentos, como nome e telefone (seu e do destinatário), tipo de transação, forma de pagamento e valor enviado. A rede social não tem acesso ao código de segurança e ao número completo do seu cartão por conta da lei do sigilo bancário.

É preciso aceitar os termos de uso do Facebook Pay — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

Os dados armazenados servem para a melhoria e aprimoramento dos serviços oferecidos, e comprovam que você cumpre as políticas de privacidade do app. Para ter acesso a essas informações armazenadas pelo app, abra o Facebook Pay, toque em “Solicitar relatório de pagamentos”, insira o PIN de segurança e, depois, toque novamente em “Solicitar relatório”. Para visualizar o relatório, selecione “Exportar Relatório” e depois “Exportar”. O relatório fica disponível apenas por uma hora, e é necessário inserir os quatro últimos dígitos do seu CPF para abri-lo.

5 TRUQUES 'SECRETOS' PARA WHATSAPP

5 TRUQUES 'SECRETOS' PARA WHATSAPP

Mais do TechTudo