Sistemas operacionais

Por Marcela Franco, para o TechTudo


LineageOS é um sistema operacional baseado no Android que tem a proposta de trazer atualizações para celulares antigos que não têm mais suporte. O sistema tem aplicativos exclusivos e recursos de personalização que permitem trocar fontes, estilos e formas de ícones e cor de destaque da interface do smartphone. Confira na lista seguir como funciona o LineageOS, e como baixar e instalar o sistema operacional no celular.

LineageOS traz funções extras ao Android e updates de segurança — Foto: Divulgação/LineageOS

O que é o LineageOS?

Lançado em 2016, o LineageOS é um sistema operacional de código aberto baseado no Android "puro". A ideia do projeto é estender a vida útil de smartphones ao levar atualizações do sistema para dispositivos que perderam suporte dos fabricantes ou que não receberam as versões mais recentes do SO.

A versão mais recente, LineageOS 18.1, traz as funções do Android 11, como notificações em "formato de bolha", novos emojis e agrupamento de notificações de conversas. A atualização está disponível para cerca de 60 modelos de diferentes marcas, como Samsung, Motorola e Xiaomi, que não devem receber a última atualização do sistema operacional do Google.

LineageOS é uma versão alternativa do Android desenvolvido pela comunidade — Foto: Divulgação/LineageOS

Quais as diferenças entre o LineageOS e o Android oficial?

O Android distribuído e desenvolvido pelo Google vem instalado na linha de celulares da empresa, chamada Google Pixel. Outras fabricantes vendem os smartphones com uma versão própria do Android, como o MIUI da Xiaomi, o One UI da Samsung e o EMUI da Huawei. O LineageOS difere dessas edições do Android por não vir instalado oficialmente em celulares, e ser desenvolvido com contribuição direta dos usuários e da comunidade.

Apesar disso, ele é bastante similar ao Android "oficial" em termos de recursos e interface. O diferencial do LineageOS são os recursos exclusivos, como senhas de padrão até 6x6, bloqueio de aplicativos por senha e ajuste de imagem mais completo. Ele também oferece mais opções de personalização da interface do sistema, como escolher a cor de destaque, fontes e estilo dos ícones.

LineageOS permite personalizar algumas configurações da interface — Foto: Divulgação/LineageOS

Há riscos em usá-lo?

O LineageOS em si é seguro, pois oferece atualizações mensais de segurança. Ele também tem mais opções para proteger o celular, como o bloqueio de tela com senhas padrão de até 6x6 e bloqueio de aplicativo por senhas. No entanto, o processo de instalação do LineageOS requer desbloquear o bootloader do smartphone (programa responsável pela inicialização do sistema operacional dos dispositivos), o que anula a garantia do produto.

Caso essa etapa seja feita de forma errada, o celular ainda pode sofrer danos e se tornar inutilizável. Então é recomendado que usuários tenham um conhecimento sobre o assunto antes de instalar o LineageOS no smartphone. O site oficial fornece a lista de modelos compatíveis com a ROM em "download.lineageos.org" (sem aspas).

Versão alternativa do Android traz recursos exclusivos — Foto: Divulgação/ LineageOS

Como baixar e instalar o LineageOS no celular?

O processo para baixar e instalar o LineageOS pode ser trabalhoso e demorado. Primeiro, é necessário baixar no PC o ADB, um software para conectar o Android à máquina, e instalar os pacotes do LineageOS (como ROM, recuperação e aplicativos). Após fazer o backup do celular, desbloqueie o bootloader e faça uma recuperação customizada.

Apenas então é possível instalar o LineageOS no smartphone. O site oficial do sistema operacional fornece os detalhes de cada etapa, de acordo com o modelo do celular, e traz o download de todos os arquivos necessários para a instalação do LineageOS no smartphone.

Quais as suas principais funções do LineageOS?

O LineageOS tem o recurso "Perfis do sistema", que permite criar diferentes perfis e automatizar determinadas ações, como ativar o modo avião quando o usuário se conectar ao Wi-Fi. Já o "Super Usuário" dá maior controle do sistema, com a opção de apagar aplicativos nativos do celular.

Entre outras funções do LineageOS, estão os "Ajustes de Interface". Os recursos servem para mudar a barra de status, o painel de configurações rápidas, a gaveta de notificação e a barra de navegação. Também é possível reordenar os botões na barra de navegação. O LineageOS ainda conta com recursos de privacidade para configurar as permissões padrões de acesso de apps a localização, contatos e outros dados.

Conheça as principais funções do LineageOS — Foto: Divulgação/LineageOS

Com informações de LineageOS, Android Authority e How To Geek

NOVO ANDROID 12 - CONHEÇA AS NOVIDADES!

NOVO ANDROID 12 - CONHEÇA AS NOVIDADES!

Mais do TechTudo