Jogos de estratégia

Por Erick Figueiredo, do Home Office


Pokémon UNITE é o MOBA gratuito dos monstrinhos de bolso lançado para o Nintendo Switch na última semana. O jogo tem previsão de chegada para Android e iPhone (iOS) entre agosto e setembro de 2021. Disponível para download gratuito na plataforma, o jogo é um spin-off da franquia e tem feito bastante sucesso. Assim como em outros games do mesmo estilo, como League of Legends, é possível participar de partidas casuais e ranqueadas. Para conseguir a vitória, é necessário um pouco de estratégia. Por isso, o TechTudo reuniu, a seguir, algumas dicas para jogar Pokémon UNITE.

Pokémon Unite leva os monstrinhos de bolso para um novo estilo semelhante a League of Legends — Foto: Reprodução/Pokémon Unite

Conheça os monstrinhos

A lista de Pokémons disponíveis inclui alguns favoritos dos fãs — Foto: Reprodução/Erick Figueiredo

Pokémon UNITE oferece aos jogadores 20 Pokémons disponíveis para a escolha. Entre os monstrinhos estão nomes famosos da série como a mascote Pikachu, Charizard, Greninja e Lucario. Assim como em LoL, cada uma das criaturas é separada em diferentes funções, ataque, tank, suporte e aqueles que podem fazer um pouco de tudo.

Como as disputas são de 5v5 (cinco contra cinco), é necessário que os jogadores façam escolhas que complementem uns aos outros. Apesar de ser tentador utilizar o seu Pokémon favorito, pode ser melhor jogar com um monstrinho específico caso o seu time esteja em falta daquela função.

Contudo, é necessário explicar algo que pode deixar os veteranos da série um pouco preocupados. Pokémon UNITE não utiliza o sistema de vantagens e desvantagens elementais da série principal. Por isso, não é necessário ter medo de usar um Pikachu para enfrentar um Garchomp, por exemplo.

Não abuse de sua função

Cada monstrinho tem sua função e é preciso saber equilibrar bem com os companheiros — Foto: Reprodução/Erick Figueiredo

Por ser um jogo de equipe, cada função disponível em Pokémon UNITE pode ser considerada uma parte funcional de uma grande máquina. Por isso, é necessário entender que não se pode abusar e se manter no limite de suas funções. Por exemplo, um Pokémon de suporte é bom para ajudar a manter a equipe viva, mas ele não será útil para liderar o ataque.

Uma boa dica é sempre colocar um Pokémon de suporte ou tank ao lado de um atacante. Tal estratégia serve para dar apoio ao monstrinho que lidera o ataque, seja com outro mais defensivo ao seu lado ou apenas dando apoio com curas ou buffs.

Por fim, os Pokémons que são considerados “All-around” podem, como o nome sugere, fazer um pouco de tudo. Além de ter status bem equilibrados, eles também são perfeitos para aqueles que não estão acostumados a fazer apenas um trabalho e que gostariam de poder estar sempre livres para se movimentar pelo campo.

Farme experiência e pontos

Busque sempre atacar monstrinhos selvagens para juntar experiência e pontos — Foto: Reprodução/Erick Figueiredo

Pokémon UNITE é um MOBA que utiliza bastante elementos tradicionais da franquia dos monstrinhos da Nintendo. Um dos principais é o sistema de evolução, conhecido na série da gamefreak. Monstros como Charizard, Garchomp, Slombro e Gengar começam a batalha em suas formas inicias, sendo preciso juntar experiência para atingir o estágio avançado.

Sendo assim, é importante que o jogador farme por XP eliminando outros monstros encontrados pelo mapa de jogo. A última evolução, além de ser forte, também dá acesso ao ultimate da criatura, um movimento devastador que varia de Pokémon para Pokémon. Apesar de alguns como Pikachu e Snorlax já começarem evoluídos, eles também começam fracos para equilibrar as partidas.

Além de experiência, derrotar os monstrinhos selvagens também concede pontos. Conhecidos como Aeon Energy, eles devem ser utilizados para destruir os “gols” dos adversários. Por isso, é sempre bom caçar inimigos pelo mapa para juntar experiência e pontos que podem levar a sua equipe à vitória.

Saiba o momento certo de atacar

Coordene com seu time o momento certo para atacar e defender — Foto: Reprodução/Erick Figueiredo

O objetivo final em Pokémon UNITE é destruir os gols da equipe adversária e marcar o maior número de pontos possíveis em 10 minutos. O confronto entre times é bem frequente e acontecerá sempre que os jogadores decidirem partir para a ofensiva.

Contudo, é necessário saber o momento certo de alternar entre o farm de pontos e o ataque. Os gols oferecem vantagens enormes para a equipe que está defendendo, como recuperação de vida e aumento na velocidade de movimento. Atacar monstrinhos dentro do círculo não é uma boa ideia, visto que eles podem se recuperar bem mais rápido do que você pode causar dano.

Também é necessário entender que marcar ponto dentro dos gols leva um tempo, o que deixa o seu monstrinho aberto a ataques. Por isso, o melhor momento começar a ofensiva é quando você possui um ou dois companheiros ao seu lado. Assim, cada um pode se proteger enquanto alternam para marcar gols.

Utilize os itens a seu favor

Itens como a poção podem te ajudar a sobreviver os duelos — Foto: Reprodução/ Erick Figueiredo

Outro importante elemento da franquia Pokémon que o game utiliza a seu favor são os itens. Assim como na série de RPG, o jogador pode equipar itens em seus monstrinhos que auxiliam durante as batalhas. Alguns deles são: leftovers, que recupera energia gradualmente; Muscle Band, que aumenta o dano dos ataques normais e os muitos X-type, que aumentam um dos status do Pokémon.

Além deles, também é possível equipar no seu treinador um item que pode ser utilizado durante as batalhas. Batizado de Battle Itens, eles são habilitados ao aumentar o nível do treinador e servem principalmente como um suporte, possuindo um período de cooldown depois de seu uso. Utilizá-los pode ajudar bastante durante os embates.

Saiba tudo sobre Pokemon Unite, novo MOBA da Nintendo

Saiba tudo sobre Pokemon Unite, novo MOBA da Nintendo

Mais do TechTudo