Redes sociais

Por Marcela Franco, para o TechTudo


O WhatsApp anunciou o acesso simultâneo de uma mesma conta em até quatro dispositivos diferentes nesta quarta-feira (14). Ainda em fase de testes e disponível somente para usuários do programa beta, a função tem como principal recurso o uso do WhatsApp em PCs e na versão web sem a necessidade de um celular ligado ou conectado à Internet. A seguir, confira os principais recursos do acesso a dispositivos múltiplos no WhatsApp.

Recurso em fase de teste do WhatsApp permite o acesso à mesma conta em vários dispositivos — Foto: Luana Marfim/TechTudo

WhatsApp: como recuperar chats excluídos? Veja no Fórum do TechTudo.

O que é a função multi-plataforma do WhatsApp?

A novidade consiste em usar o mensageiro no celular e em mais quatro dispositivos diferentes de forma simultânea. O novo recurso funciona no WhatsApp Web e no aplicativo para desktop, em computadores Windows ou macOS, de maneira independente da conexão do smartphone e até mesmo bateria.

Então é possível acessar o mensageiro no PC normalmente, mesmo quando o celular estiver descarregado. A ferramenta traz a proteção de criptografia de ponta-a-ponta do WhatsApp para todos os aparelhos conectados.

Como conectar o WhatsApp a outros aparelhos?

Será preciso ativar a função de dispositivos múltiplos no app — Foto: Divulgação/WABetaInfo

Para conectar a conta do WhatsApp a outros aparelhos, é necessário fazer a leitura de QR e a autenticação biométrica, como já acontece na versão web do mensageiro. No momento de conexão, o aplicativo mostra uma lista com todos os dispositivos conectados à conta para que seja possível deslogar a conta do WhatsApp de maneira remota desses aparelhos.

Vale lembrar que, caso um desses aparelhos fique inativo por mais de 14 dias, o WhatsApp automaticamente desconectará a sua conta.

Quantos dispositivos são aceitos na multi-plataforma?

O novo recurso aceita até quatro dispositivos adicionais vinculados a uma única conta. O funcionamento está disponível no WhatsApp Web, no app para desktop, e no Facebook Portal, aparelho de chamadas de vídeo da empresa. Nesse primeiro momento, não é possível usar o WhatsApp em dois celulares, então o app não aceita a conexão em outro smartphone.

Como está em fase de testes, a função de dispositivos múltiplos também traz algumas limitações. Usuários beta que ativarem o recurso não podem acessar algumas funções do aplicativo pelos aparelhos adicionais. Conferir localização em tempo real fixar conversas na lista de bate-papo são algumas das ferramentas indisponíveis para os testadores beta.

O recurso dispositivos múltiplos do WhatsApp beta traz algumas limitações por estar em desenvolvimento — Foto: Divulgação/WABetaInfo

Será possível usar o WhatsApp em dois celulares?

Uma das expectativas para o recurso era a possibilidade ativar o WhatsApp em mais de um celular para usar a ferramenta de multi-plataforma. No entanto, no anúncio da quarta-feira (14), a empresa não confirmou essa possibilidade, e determinou que o celular não estava entre os aparelhos adicionais aceitos pela função.

Quem vai poder testar?

O recurso está disponível em primeira mão para usuários do WhatsApp Beta que ingressarem nos testes da função multi-plataforma. Interessados podem optar pelo teste acessando a opção correspondente a partir da página de "aparelhos conectados" no aplicativo. Segundo o mensageiro, a função será testada com um número limitado de usuários beta antes do lançamento para mais contas, então nem todos poderão usar o recurso inicialmente.

Com informações de WABetaInfo (1, 2, 3, 4 e 5)

5 TRUQUES 'SECRETOS' PARA WHATSAPP

5 TRUQUES 'SECRETOS' PARA WHATSAPP

Mais do TechTudo