Ferramentas de sistema
Publicidade

Por Clara Fabro, para o TechTudo


As notificações no Android têm uma série de recursos pouco conhecidos, mas que podem turbinar a experiência de uso dos smartphones. Algumas dessas funções, como as Respostas e Ações Rápidas, permitem responder a contatos ou acessar links sem precisar abrir apps de mensagens — o que pode ser útil em diversas situações, como em atividades de trabalho, por exemplo. Outras funções também possibilitam recuperar alertas que foram dispensados por acidente. Nas linhas seguintes, confira dez dicas para aprimorar suas notificações no Android.

Vale frisar que nem todas as funções listadas a seguir podem estar disponíveis para você por conta da versão do Android do seu celular. As notificações em balões flutuantes, por exemplo, podem ser acessadas apenas por usuários do Android 11, enquanto o truque para visualizar alertas dispensados por acidente funciona mesmo para quem tem versões mais antigas do sistema, como o Android 5.0.

Notificações no Android: lista traz dez dicas de como aproveitar funções dos alertas — Foto: Thássius Veloso/TechTudo

1. Adiar notificações

O Android tem um “truque” que possibilita adiar notificações temporariamente no smartphone. O recurso está disponível apenas na versão 10 ou posterior do Android e é útil para quem deseja não ser distraído com alertas do celular. Para ativar a função, acesse as configurações do Android e selecione “Apps e notificações”. Na sequência, toque sobre “Notificações” e, em “Avançado”, ative a chave ao lado de “Permitir suspensão de notificações”.

Ao finalizar esse passo, deslize a tela de cima para baixo e arraste a notificação lentamente para a esquerda. O ícone de um relógio aparecerá ao lado do alerta e, para ativar o recurso, basta clicar sobre ele. Também é possível indicar o tempo de "soneca" dos avisos. Para isso, toque sobre a seta e indique o período desejado para a função.

É possível adiar as notificações de apps por um tempo determinado, deixando os alertas em 'soneca' — Foto: Reprodução/Clara Fabro

2. Ler mensagens do WhatsApp sem visualizar

Não é preciso abrir o WhatsApp para visualizar as mensagens recebidas no app. Isso é possível porque o mensageiro exibe o conteúdo recebido pelo chat já na barra de notificações do Android. Desse modo, é possível ler a conversa simplesmente tocando sobre a notificação recebida e deslizando a tela do smartphone de cima para baixo. Essa dica é útil, já que evita os tiques azuis de confirmação de leitura.

Ler mensagem pela barra de notificações impede check azul — Foto: Reprodução/Raquel Freire

3. Usar as notificações em balão

O Android 11 liberou um recurso que permite agrupar aplicativos de mensagens em notificações de balões flutuantes, de maneira similar ao Messenger, do Facebook. Com a função, é possível sobrepor apps como Telegram a outros apps e páginas da web, o que dispensa interromper uma atividade para abrir o aplicativo e responder a um contato.

Para ativar o recurso, são necessários alguns passos. Primeiro, acesse as configurações do Android e toque sobre "Apps e Notificações". Depois, selecione o app de mensagens desejado e pressione "Notificações". Na sequência, toque sobre "Balões" e selecione a opção "Todas as conversas podem gerar balões". Para finalizar, assim que você receber uma notificação do app, toque sobre o ícone que aparece no canto inferior direito do alerta para ativar os balões flutuantes.

Toque sobre o ícone indicado e transforme a notificação do chat em um balão flutuante — Foto: Reprodução/Clara Fabro

4. Ocultar conteúdo da tela de bloqueio

Uma dica que pode ajudar em questões de privacidade é remover o conteúdo de notificações da tela de bloqueio do celular. Com o recurso ativo, é possível evitar que curiosos leiam o conteúdo de mensagens recebido em apps como WhatsApp ou Telegram. Para isso, vá até as configurações do Android, toque em "Apps e Notificações" e acesse "Notificações". Em seguida, deslize a tela para baixo e selecione a opção "Notificações na tela de bloqueio". Para finalizar, no pop-up que aparecer na tela, selecione a opção "Não mostrar notificações".

Desativar as notificações na tela de bloqueio é uma opção para despistar curiosos — Foto: Reprodução/Clara Fabro

5. Usar as respostas rápidas

O Android também permite ativar as respostas rápidas na plataforma. Com o recurso, é possível responder contatos sem precisar abrir os aplicativos, já que a função sugere diferentes opções de ação na área de notificações do celular. Para ativar o recurso, acesse as configurações do celular e pressione “Apps e Notificações”. Em seguida, toque sobre “Notificações” e, em “Avançado”, ative a chave ao lado de “Respostas e ações sugeridas”. Agora, ao receber mensagens, será possível respondê-las apenas com um toque na tela.

Ativando as Respostas Rápidas, você pode responder contatos com um toque na tela — Foto: Reprodução/Clara Fabro

6. Desativar notificações específicas

Também é possível desativar notificações de aplicativos específicos no celular. Assim, você pode desabilitar os alertas de apps invasivos, que enchem a central de notificações do celular com avisos desnecessários. Para isso, vá até as configurações do celular e toque em “Apps e Notificações” e, depois, em “Notificações”. Em “Enviadas recentemente”, você pode conferir quais aplicativos enviaram os avisos por último e, para desativar as notificações, basta tocar sobre a chave ao lado do nome do app. Para conferir todos os aplicativos, toque sobre “Ver todas enviadas nos últimos dias”.

O Android também permite desativar notificações de apps específicos — Foto: Reprodução/Clara Fabro

7. Usar as ações rápidas

Assim como as respostas rápidas, o Android também conta com a opção de ações rápidas, que permitem abrir links ou aplicativos diretamente pela central de notificações. Dessa forma, é possível abrir os endereços recebidos pelo WhatsApp sem precisar abrir o app de mensagens. Para ativar o recurso, acesse as configurações do smartphone e selecione "Apps e Notificações". Na sequência, toque sobre "Notificações", vá até "Avançado" e ligue a chave ao lado de "Respostas e ações sugeridas". A partir de então, quando enviarem um link para você, será possível abri-lo diretamente pela notificação, sem precisar entrar na conversa.

Com as Ações Rápidas, é possível abrir links recebidos pelo WhatsApp sem precisar abrir a conversa, por exemplo — Foto: Reprodução/Clara Fabro

8. Acessar o histórico de notificações

A partir do Android 5.0, é possível recuperar notificações que foram dispensadas por acidente. Com o recurso, é possível visualizar todos os alertas recebidos no celular, incluindo excluídos, a partir de um widget na tela inicial do celular. Para adicioná-lo, você deve tocar em um canto vazio da tela e pressioná-lo por alguns poucos segundos. Em seguida, selecione o widget de configurações e, na tela que aparecerá na sequência, toque em “Registro de notificação”. Ao selecionar o atalho, você poderá visualizar uma lista com todas as notificações que foram recebidas no smartphone.

Com o widget, é possível acessar o histórico com as últimas 50 notificações recebidas — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Há outra maneira de visualizar os alertas que foram dispensados em celulares com Android 11. Para acessar a função, vá até as configurações do celular, toque em “Apps e Notificações” e, em seguida, em “Notificações”. Depois, toque sobre “Histórico de notificações” e habilite a chave ao lado de “Usar histórico de notificações”. A partir de então, todas as notificações recebidas no smartphone aparecerão na tela dedicada, e você poderá consultar também os alertas que foram dispensados.

O Android 11 permite consultar todo o histórico de notificações recebidas no celular — Foto: Reprodução/Clara Fabro

9. Desativar os pontos de notificação

Os pontos de notificação destacam os aplicativos nos quais os alertas ainda não foram visualizados. O recurso foi introduzido no Android 8.0, e também pode ser desativado. Para excluir os pontos de notificação que aparecem nos ícones dos apps, acesse as configurações do dispositivo e toque em “Apps e Notificações”. Em seguida, selecione “Notificações”, depois “Avançado”, e desative a chave ao lado de “Ponto de notificação no ícone do app”.

O Android também permite remover as notificações de pontos que ficam sobre os ícones de apps — Foto: Reprodução/Clara Fabro

10. Ver quantas notificações chegam no celular

O Android deixa definir limites de tempo para usar os aplicativos do celular. A função Tempo de Uso permite verificar quais são os apps mais utilizados, quantos desbloqueios foram feitos no dia e também quantas notificações foram enviadas pelos aplicativos. A partir daí, é possível definir limites diários para os aplicativos e também desativar os alertas enviados pelas plataformas.

Para isso, acesse as configurações do celular e toque sobre a opção “Bem-estar digital e controle dos pais”. Em seguida, você pode conferir quantas notificações foram enviadas para o seu celular e também pode gerencia-las, desativando os alertas do aplicativos. Para prosseguir, toque sobre “Gerenciar notificações” e desative as chaves ao lado dos aplicativos para desabilitar os avisos.

Com o Tempo de Uso, usuários podem desativar notificações de apps que enviam alertas com frequência — Foto: Reprodução/Clara Fabro

Com informações de Google (1 e 2), Techmesto e Business Insider

NOVO ANDROID 12 - CONHEÇA AS NOVIDADES!

NOVO ANDROID 12 - CONHEÇA AS NOVIDADES!

Mais do TechTudo