Saúde e Fitness

Por Marcela Franco, para o TechTudo


Aplicativos de ciclo menstrual para Android e iPhone (iOS) podem auxiliar no controle do período e acompanhamento da saúde. As plataformas têm várias ferramentas voltadas à regulação da menstruação, como calendário com a data prevista do início e fim do ciclo, informações sobre a regularidade do ciclo e dicas de saúde. Há também opções que reúnem conteúdos informativos para pessoas que menstruam.

A seguir, confira cinco aplicativos para acompanhar menstruação no Android e no iPhone. Vale lembrar que, embora os apps tenham recursos que possibilitem o acompanhamento de alguns aspectos de saúde, é importante ainda assim manter consultas regulares a ginecologistas, para realizar exames periódicos, diagnósticos e também tratamentos de possíveis doenças.

Conheça os recursos dos aplicativos para menstruação disponível no Android e iPhone — Foto: Marcela Franco/TechTudo

1. Flo

O aplicativo Flo tem um calendário completo de ciclo menstrual que permite o monitoramento de vários aspectos de saúde, como fluxo, sono, temperatura basal, humor e até mesmo sintomas de possíveis doenças. Os dados preenchidos no app de menstruação servem para deixar o cálculo do período e ovulação exibidos pela plataforma mais precisos, com informações que apontam se o ciclo menstrual apresenta alguma irregularidade. Há também o modo "Engravidar", que avisa os dias de pico de fertilidade.

Além de permitir controlar o ciclo menstrual, a plataforma também é útil para quem deseja engravidar, já que conta com o recurso de monitoramento de gravidez. Entre as funções estão a calculadora das semanas da gestação e a contagem decrescente para o nascimento do bebê. Mais do que um app de menstruação, o Flo conta ainda com a seção "Papo privado", que funciona como um fórum para contar suas experiências e tirar dúvidas sobre saúde.

Aplicativo Flo conta com calendário menstrual para auxiliar o controle do ciclo — Foto: Reprodução/Marcela Franco

2. Clover

Outra opção de app com calendário menstrual é o Clover. Seu layout consiste em várias informações úteis, com um calendário que destaca os dias de menstruação, ovulação e também as chances de engravidar (que podem variar entre baixa, média e alta).

O aplicativo permite monitorar o período menstrual, adicionando a intensidade do seu fluxo, possíveis sintomas e também humor. A ferramenta "Notificações" emite lembretes perto da fase de ovulação, momento em que há mais chance de engravidar, e do início de um novo ciclo. Vale destacar que a versão do app para Android leva o nome Calendário Mensal.

Monitore o clico menstrual com o app Clover — Foto: Reprodução/Marcela Franco

3. Clue

O aplicativo de calendário menstrual Clue divide o ciclo entre os dias de menstruação, janela de fertilidade e síndrome pré-menstrual, popularmente conhecido como TPM. Com um layout clean, permite monitorar com facilidade os dias de sangramento e as características do seu corpo durante esse período.

Os dias previstos para menstruação e ovulação são destacados respectivamente nas cores rosa e azul no calendário. Um recurso interessante do app para menstruação são seus conteúdos explicativos, que ensinam sobre saúde. Para acessar à plataforma, é preciso criar uma conta antes.

Layout do app de menstruação Clue — Foto: Reprodução/Marcela Franco

4. Maia

O aplicativo Maia também facilita monitorar o ciclo menstrual e sintomas comuns do período. Além disso, a plataforma auxilia no monitoramento das alterações de humor decorrentes do ciclo menstrual e de outros indicadores de saúde em geral, como peso e temperatura corporal.

O uso do aplicativo só é liberado após cadastro na plataforma, e seu acesso é protegido por senha. Após preencher as informações relacionadas aos ciclos anteriores, o Maia faz a descrição das fases da menstruação e prevê o período fertilidade e o começo dos próximos ciclos de forma automática. O Maia também permite o registro da libido, do peso e da altura, além de possibilitar a criação de avisos importantes na agenda do celular.

Maia é um aplicativo de calendário menstrual — Foto: Reprodução/Marcela Franco

5. Calendário do Período

O aplicativo Calendário do Período auxilia no controle do ciclo. Ele exibe os dias de menstruação, ovulação e chances de engravidar com marcadores no calendário. Sua "tabelinha" virtual também possui o recurso de gráficos com as oscilações de peso, temperatura e sintomas em cada ciclo. No app, é possível adicionar alertas que lembram diariamente o uso de pílulas anticoncepcional ou outros remédios.

App Calendário do período auxilia no controle da menstruação — Foto: Reprodução/Marcela Franco

Mais do TechTudo