Edição e criação

Por Marvin Costa, para o TechTudo


Fazer música no celular é possível com diferentes aplicativos, que permitem gravar instrumentos e também manipular amostras de áudio (loops e samples) no Android e iPhone (iOS). Os apps contam com diversas funcionalidades para produzir canções e beats pelo celular, como simuladores de instrumentos musicais, gravadores multi-pista e máquinas de loop para a criação de música eletrônica.

Além disso, eles podem ajudar DJs a compor sets de forma mais interativa, produzindo músicas ao vivo durante suas apresentações. Os apps são gratuitos para baixar, com algumas funcionalidades pagas. Na lista a seguir, confira sete aplicativos para fazer música.

Conheça a lista para escolher um aplicativo de fazer música no celular — Foto: Marvin Costa/TechTudo

Spotify não toca música no PC? Veja como resolver no Fórum do TechTudo.

1. GarageBand (iOS)

O GarageBand é um serviço da Apple que permite criar música no iPhone e no iPad. O aplicativo utiliza simulações de instrumentos reais para a criação de canções. O usuário pode trabalhar com ritmos percussivos em baterias eletrônicas e também usar o recurso "Drummer" para desenvolver seus beats de forma intuitiva. O sistema permite ainda simular técnicas, escalas musicais, usar estilos musicais como referências nas batidas e muitas outras opções que ajudam na composição.

O app oferece gravações de instrumentos em diferentes canais. Por isso, pode ser usado para produzir sons completos de banda e ritmos baseados em sons eletrônicos. O GarageBand ainda apresenta uma infinidade de efeitos sonoros que podem ser inseridos nas pistas de cada instrumento. O usuário pode ainda usar uma interface de áudio em celulares para conectar a uma guitarra, usando os simuladores de amplificadores do app.

GarageBand permite criar músicas complexas no iPhone ou no iPad — Foto: Reprodução/Marvin Costa

2. Djay LE (Android e iOS)

O Djay LE é um famoso aplicativo utilizado por DJs que permite criar sets diretamente pelo celular. O sistema do app simula os toca-discos tradicionalmente usados pelos "mestres de cerimônias". Basta adicionar uma faixa em cada lado do player e usar os controles para iniciar a discotecagem. A plataforma ainda permite usar músicas de diversos serviços online, como o SoundCloud, Beatport e Tidal. Além disso, o usuário pode tocar arquivos em MP3 que estão armazenados no celular.

Os recursos do Djay chamam atenção. A ferramenta oferece, por exemplo, um botão para sincronizar andamentos musicais. Dessa maneira, fica muito mais fácil mixar uma música em outra e também melhorar o ritmo de uma mixagem. O usuário pode ainda usar efeitos sonoros, como sirenes, e baixar pacotes de samples para criar músicas em tempo real.

Djay é um app para discotecagem que permite criar música em tempo real — Foto: Reprodução/Marvin Costa

3. Song Maker (Android)

Song Maker é um app para criar música no Android. Nele, o usuário escolhe os sons e vai montando a sua faixa com esses arranjos. Portanto, não é necessário possuir conhecimento de escalas musicais para criar suas próprias produções. As amostras, no entanto, precisam ser organizadas de forma correta para que não fiquem fora de tempo.

A ferramenta também permite gravar áudio usando o microfone do celular e importar arquivos da biblioteca de mídia do aparelho. Ao final do processo de produção, os usuários podem salvar seu projeto no aplicativo ou ainda baixar uma versão da música em WAV ou em MP3.

Music Maker é uma alternativa para manipular amostras de áudio e criar música no Android — Foto: Reprodução/Marvin Costa

4. Music Maker Jam (Android e iOS)

Usando o Music Maker Jam, qualquer pessoa pode criar músicas usando loops. O aplicativo conta com uma interface que simula uma mesa de som virtual. Em cada canal, o usuário pode adicionar os elementos sonoros pré-gravados e, com o passar do tempo, criar sua própria produção. Para usar a ferramenta, no entanto, é necessário escolher dois pacotes de samples com instrumentos gravados de diferentes estilos musicais. Em seguida, basta usá-los na mesa para ouvir como eles ficam juntos.

O usuário pode gravar sua composição e, depois, compartilhar na comunidade de criadores do Music Maker Jam. Além disso, o arquivo pode ser republicado no YouTube, no SoundCloud, no Facebook e em outros serviços online. A música pode ser enviada em formato de áudio ou de vídeo.

O Music Maker Jam é uma alternativa para usuários que buscam uma ferramenta simples para criar música no celular — Foto: Reprodução/Marvin Costa

5. BandLab (Android e iOS)

O BandLab é uma plataforma que, entre as outras, oferece um grande diferencial. O aplicativo foi criado para que usuários possam usar o microfone do celular para captar sons, usando-os como faixas sonoras de sua produção. Desse modo, a ferramenta permite gravar desde instrumentos musicais até sons do cotidiano. O usuário pode adicionar efeitos e trabalhar as dinâmicas de cada sonoridade para compor músicas únicas.

A interface do BandLab também é um ponto forte. O app simula aparelhos modernos como o Ableton Push, da Ableton, e outros equipamentos usados para controlar samples. Sendo assim, pode ser utilizado por profissionais da música e também por pessoas com pouco conhecimento musical e que desejam se aventurar pelo universo dos beats.

BandLab permite usar o microfone do celular para gravar sons diversos e criar música — Foto: Reprodução/Marvin Costa

6. n-Track Studio (Android e iOS)

O n-Track Studio é uma ferramenta que pode agradar tanto aos músicos experientes quantos aos amadores. Para começar, o usuário deve escolher como deseja criar sua música. É possível iniciar um sequenciador de batidas eletrônicas, um gravador de áudio, simulares de instrumentos e uma plataforma muito intuitiva para tocar sons de diferentes instrumentos. O usuário pode ainda baixar pacotes de amostras de som de diferentes estilos para usar nas suas produções.

O aplicativo também oferece uma ferramenta muito interessante para trabalhar com loops. Nele, o usuário pode navegar por dezenas de sons prontos e baixá-los para o n-Track Studio, para, em seguida, criar música juntando diversos trechos de áudio.

n-Track Studio é uma ferramenta completa para criar música pelo celular — Foto: Reprodução/Marvin Costa

7. Remixlive (Android e iOS)

O app Remixlive é indicado para pessoas que queiram apenas criar músicas usando loops. Apesar de possuir uma opção para gravações, seu diferencial está nos pacotes de amostras de som. O usuário pode baixá-los para criar diferentes tipos de produções musicais. Sua interface remete à de dispositivos físicos modernos que são usados para controlar loops — os famosos lauchpads, como o Ableton Push.

O usuário pode criar faixas completas sem a necessidade de um conhecimento musical profundo. Os loops são organizados no mesmo tempo e sugeridos na mesma tonalidade musical. Dessa maneira, cabe ao usuário apenas encontrar a sequência de elementos que melhor se encaixam para criar uma música personalizada. O app ainda permite o compartilhamento das produções em mensageiros online e redes sociais.

Remixlive é um app de fazer música com ferramentas complexas — Foto: Reprodução/Marvin Costa

Melhores serviços para ouvir música online e offline

Melhores serviços para ouvir música online e offline

Mais do TechTudo