Ferramentas de sistema

Por Marcela Franco, para o TechTudo


Esconder um aplicativo em celulares Android e iPhone (iOS) pode ser uma boa para quem deseja deixar o smartphone mais organizado ou até mesmo mais seguro. Os apps podem ser ocultados com as funções nativas do telefone ou ainda, no Android, com a ferramenta Hidder App. Com as dicas, é possível ocultar redes sociais e bancos digitais no smartphone e deixá-los mais seguros. A seguir, confira como esconder um app no celular de seis jeitos diferentes.

Veja seis dicas rápidas para ocultar aplicativos no seu aparelho — Foto: Thássius Veloso/TechTudo

Que VPN usar para ter mais privacidade na internet? Veja dicas no Fórum do TechTudo.

1. Ocultar aplicativo no Samsung

O Launcher de smartphones Samsung Galaxy permite ocultar aplicativos de forma bem simples. As telas iniciais, que têm as listas completas de apps, contam com uma barra de pesquisa com três pontos na vertical, localizado no canto superior. Para esconder os aplicativos, basta acessar essa opção e, depois selecionar "Ocultar aplicativos".

Na página seguinte, é exibida uma lista com todos os aplicativos do celular. Selecione quais deles você deseja esconder e toque em "OK" para concluir. Para ter acesso aos apps escondidos, basta digitar o nome do software na mesma barra de buscas usada para ocultá-los.

Ocultar apps no Android é simples e não precisar baixar nenhum outro aplicativo para isso — Foto: Reprodução/Marcela Franco

2. Usar a Biblioteca de Apps

É possível ocultar aplicativos da tela inicial do iPhone transferindo-os para a Biblioteca de Apps. Esse recurso fica localizado ao final das páginas da Tela de Início e reúne todos os apps instalados no smartphone de forma organizada. Para ativá-lo, basta pressionar um aplicativo em específico e, depois, tocar em "Remover App". Em seguida, toque em "Remover da Tela de Início" para concluir o procedimento.

O recurso está disponível para celulares com iOS 14 ou superior. Vale lembrar, porém, que a remoção do atalho na tela inicial não excluirá o app. Para visualizar os aplicativos escondidos de forma simples, basta acessar a "Biblioteca de Apps" e digitar o nome dele na barra de pesquisas da ferramenta.

Transferir para a "Biblioteca de Apps" do iPhone é simples e pode deixar a tela do aparelho mais organizada — Foto: Reprodução/Marcela Franco

3. Ocultar telas de início com o app

Outra forma de esconder aplicativo no iPhone é ocultando as telas de início. O menu de personalização está disponível a partir do iOS 14 e permite esconder uma página inteira com vários apps de uma só vez. O recurso é ideal para quem tem muitos aplicativos na tela inicial e deseja ocultar algumas opções de um jeito prático.

Para ocultar telas de início, pressione por cerca de um segundo um ícone qualquer e toque em "Editar Tela de Início". Feito isso, os três pontos que indicam o número de páginas do seu smartphone serão exibidos na parte de baixo da tela. Toque sobre eles e selecione a página em que está o aplicativo que deseja esconder. Caso queira visualizar e acessar alguma plataforma presente na página ocultada, basta ir à Biblioteca de Apps.

Toque sobre o ícone de "check" para selecionar as páginas que deseja ocultar — Foto: Reprodução/Marcela Franco

4. Usar o Hidder App no Android

O Hidder App é um aplicativo que esconde outros apps instalados no celular Android. A ferramenta possui um layout simples que se assemelha a uma interface de celular. Para esconder aplicativos com o Hidder App, é preciso tocar no ícone de "+" na tela inicial da plataforma. Depois, selecione o app que deseja ocultar e toque em "Importar".

Ao concluir a importação, o aplicativo será duplicado dentro plataforma. A ação desinstalará o app do smartphone e ele só poderá ser acessado pelo Hidder App. Vale lembrar que o próprio Hidder App pode ser disfarçado por uma calculadora protegida por senha.

Importando aplicativo para ocultar com o Hidder App — Foto: Reprodução/Helito Beggiora

5. Criar pasta para tirar o app da vista

Celulares Android e iPhone permitem criar pastas e agrupar aplicativos em um só lugar. Dessa maneira, os apps ficam em locais mais reservados e não tão à vista. Além de deixar o smartphone mais organizado, aglomerar alguns apps em pasta é ideal para deixá-los mais escondidos.

O procedimento é bastante similar em dispositivos Android e iPhone. Para criar uma pasta, basta manter o dedo pressionado sobre o ícone do app até fazer a seleção. Feito isso, basta arrastá-lo para cima de outro aplicativo que também deseja estar na pasta. É possível nomear o agrupamento e movê-lo para outras telas.

Agrupe apps adicionando-os em pastas — Foto: Reprodução/Marcela Franco

6. Desativar o app das sugestões da Siri

A assistente virtual da Apple exibe sugestões de aplicativo na barra de pesquisa, na tela bloqueada ou na tela de início. A recomendação é baseada na frequência do uso das plataformas e tem como intuito facilitar a vida do usuário. O recurso pode, porém, acabar mostrando algum app que você deseja manter em sigilo. Por isso, desativar as sugestões da Siri nos ajustes do smartphone pode ser uma boa.

Para ativá-lo, entre em "Ajustes" e procure por "Siri e Buscas". Toque sobre a opção. Em seguida, na seção "Sugestões da Siri", arraste o dedo para esquerda do botão para desativar as sugestões exibidas.

Ação para desativar as sugestões da Siri — Foto: Reprodução/Marcela Franco

Com informações de How to Geek e Insider

Google Assistente: quatro curiosidades sobre o software

Google Assistente: quatro curiosidades sobre o software

Mais do TechTudo