Edição e criação

Por Raquel Freire, para o TechTudo


Gravar a tela do PC é útil para várias finalidades: criar videoaulas, fazer tutoriais na Internet, registrar chamadas online no Zoom ou no Google Meet, entre outras funções. O recurso está disponível de forma nativa no Windows 10, mas também existem diversos programas que permitem realizar gravações de vídeo de forma independente, inclusive para Mac.

A lista reúne seis softwares para baixar e usar no computador. As opções — CamStudio, Gravador de Tela Pro da Apowersoft, Movavi Screen Recorder, Ezvid e OBS Studio — são gratuitas, embora algumas tenham versões pro com recursos extras ou limitações no modo livre de custos. Confira, a seguir, características dos programas para gravar tela do PC.

Conheça seis programas para gravar tela do PC com áudio grátis — Foto: Raquel Freire/TechTudo

Qual aplicativo baixar para gravar tela do iPhone? Tire suas dúvidas no Fórum do TechTudo

1. Gravador de Tela Pro

O Gravador de Tela Pro, desenvolvido pela Apowersoft, é uma ferramenta para gravar tela do PC com áudio, disponível para Windows e Mac. O software permite definir a área de gravação — tela inteira, ao redor do mouse ou área específica — e a fonte do áudio, que pode variar entre sons do sistema, microfone, ambos ou nenhum. Durante a filmagem, o usuário pode escrever, desenhar e inserir formas na tela, o que pode ser muito útil para aulas e tutoriais.

O programa é pago, mas conta com uma versão de testes gratuita. No modo grátis, o vídeo tem limite de três minutos e, ao ser exportado, uma marca d'água da Apowersoft acompanha o conteúdo. O usuário também não consegue acessar as ferramentas de edição e compactação, além de não contar com suporte técnico, recursos exclusivos para os assinantes do plano Pro. A fabricante tem uma versão online da ferramenta, que funciona em qualquer navegador e a sua utilização é grátis.

Gravador de Tela Pro: programa da Apowersoft tem versões free e paga — Foto: Reprodução/Raquel Freire

2. CamStudio

O CamStudio é permite gravar a tela do PC grátis, sem limitações. Disponível apenas para Windows, o programa traz recursos como inclusão de anotações e marca d'água nos vídeos. Ele também possui integração com o XNote Stopwatch, permitindo inserir o tempo do cronômetro na gravação.

O gravador tem grande gama de configurações, possibilitando definir a qualidade do vídeo após compressão, escolher a fonte de áudio, entre outros ajustes. O CamStudio pode salvar os arquivos nos formatos AVI, MP4 e SWF. A interface é fácil de usar, mas apenas a versão em inglês está disponível.

CamStudio, programa para gravar tela do PC, permite salvar arquivos nos formatos AVI, MP4 e SWF — Foto: Reprodução/Raquel Freire

3. Movavi Screen Recorder

O Movavi Screen Recorder é um gravador de tela para PC disponível para Windows e Mac, com versões gratuita e paga. Ao baixar o programa, o usuário pode acessar a versão completa do software, que fica liberada por um período de sete dias, como teste. Ela permite fazer gravações sem marca d'água ou limite de tempo, características bloqueadas no modo gratuito.

O software traz uma interface bastante moderna e fácil de usar, toda traduzida para o português, e ainda exibe um pequeno tutorial sobre as funcionalidades na primeira execução. As configurações permitem escolher o diretório em que os arquivos serão salvos, taxa de quadros dos vídeos e aplicar efeitos no cursor, definindo a forma e a cor do mouse na captura, entre muitos outros ajustes.

Movavi Screen Recorder está disponível em versões para Windows e Mac — Foto: Raquel Freire/TechTudo

4. Ezvid

O Ezvid é outra alternativa para quem tem computador que roda Windows. Ele é um editor completo, sendo usado principalmente para criar apresentações em formato de vídeo. O software permite gravar até 45 minutos da tela com áudio, sem incluir marca d'água, sendo uma excelente opção grátis para esta finalidade.

Para usar o recurso, basta clicar na guia "Screen capture" na tela principal do editor. O usuário pode fazer mudanças nas configurações, como otimizar a captura de áudio para microfones e headsets, e pressionar o botão "Start capture now". Durante a gravação, é possível inserir formas, adesivos ou desenhar. Para encerrar a captura, basta clicar com o botão direito do mouse.

Editor de vídeo Ezvid permite gravar 45 minutos com áudio — Foto: Reprodução/Raquel Freire

5. OBS Studio

O OBS Studio é totalmente gratuito e conta com versões para Windows, Mac e Linux. Ele é focado nos usuários que querem fazer transmissões ao vivo, permitindo configurar serviços de streaming — Twitch, YouTube, Vimeo, entre outros —, resolução da tela e taxa de quadros por segundo. Também é possível usar o programa apenas como gravador da tela do PC, bastando selecionar essa opção na tela inicial de configuração.

Como o nome indica, o software é um verdadeiro estúdio de gravação, transmissão e edição. Isso implica em uma usabilidade mais complexa mas, em contrapartida, o programa oferece recursos avançados. O usuário pode aplicar efeitos de transição de cena ou ativar uma câmera virtual, simulando uma webcam que exibirá a tela que estiver sendo reproduzida no OBS. Essas imagens podem ser usadas em outros programas, como Zoom e Skype, por exemplo.

OBS Studio é bastante útil para realizar serviços de streaming — Foto: Reprodução/Raquel Freire

6. Ferramenta nativa do Windows 10

O gravador de tela do Windows é uma ferramenta da Xbox Game Bar, feita para controlar os jogos no Windows 10. Apesar disso, não é necessário ter um Xbox ou mesmo estar com algum game aberto. O gravador funciona em telas como sites e aplicativos, capturando imagem e som.

Para iniciar a filmagem imediatamente, basta pressionar os botões: tecla iniciar do Windows + "Alt" + "R". Você também pode apertar a tecla iniciar do Windows + "G" para abrir o controle da Xbox Game Bar e definir a utilização do microfone do microfone ou realizar outros pequenos ajustes antes de começar a gravar.

Windows 10: ferramenta nativa para gravar tela do PC pode ser acessada na Xbox Game Bar — Foto: Raquel Freire/TechTudo

Com informações de Microsoft

Veja também: como gravar a tela de um notebook com Windows

Como gravar a tela de um notebook com Windows

Como gravar a tela de um notebook com Windows

Mais do TechTudo