Por Lucas Santos, para o TechTudo


O controle de estoque pode ficar mais simples e eficiente com a ajuda de aplicativos disponíveis para Android e iPhone (iOS). Além das famosas planilhas para Excel, alguns apps permitem que os empresários armazenem dados online sobre os produtos que estão no inventários de sua empresa, além de informações importantes como a quantidade, data de validade e número de série.

Pensando nisso, o TechTudo preparou uma lista com quatro aplicativos que podem ser baixados pela Google Play Store e também na App Store. Em destaque, é possível encontrar o Estoque Simples, opção grátis que promete funcionamento facilitado para o usuário monitorar o negócio. Já o Starkode, disponível somente para dispositivos com sistema operacional iOS, também tem download gratuito e oferece uma interface modernizada. Confira a seguir as opções para melhorar a organização do seu empreendimento.

Lista reúne opções de aplicativos para ajudar com o estoque de mercadorias — Foto: Lucas Santos/TechTudo

1. Contestoque

O Contestoque propõe ser uma opção para quem precisa gerenciar o estoque do estabelecimento de forma digital. Ele permite administrar os itens usando a câmera do celular ao ler os códigos de barras das embalagens. O programa também possibilita separar as mercadorias por lote, data de fabricação e de vencimento.

Disponível para smartphones Android, o aplicativo pode ser baixado gratuitamente na Play Store. Com o Contestoque é possível incluir dados em sistemas gerenciadores de estoque por meio da exportação dos itens que são cadastrados no app. Sua interface promete ser de uso fácil e prático e ainda conta com 13 configurações que se adaptam de acordo com o ritmo de trabalho do usuário.

O Contestoque promete uma interface de uso fácil para os usuários — Foto: Divulgação/Contestoque

2. Starkode: Inventário para Negócios

O Starkode é um gerenciador de estoque que promete oferecer uma interface simples para os usuários. Disponível para iPhone, o app pode ser baixado na App Store gratuitamente. Com ele, é possível armazenar quais produtos estão disponível no inventário da empresa e, assim, ter acesso prático ao estoque na palma da mão.

O programa ainda permite cadastrar os produtos via scanner de código de barras e também gerar e imprimir novos códigos de barras que podem ser utilizados nos produtos. Outro destaque é a criação de listas inteligentes que prometem organizar os itens de forma mais eficiente. Além disso, é possível compartilhar estas listagens com os demais membros da empresa. O app também exporta documentos em PDF e CSV que podem ser enviados diretamente por e-mail.

O aplicativo Starkode está disponível para download na App Store — Foto: Divulgação/Starkode

3. Estoque Simples

O aplicativo Estoque Simples é outra opção digital para armazenar dados referentes aos produtos em estoque. Ele permite cadastrar os produtos com foto, nome, descrição, valor, quantidade e código, identificado a partir do leitor de código de barras e QRCode presente no programa. O app também permite importar arquivos já prontos com as listas de produtos.

O Estoque Simples está disponível para download gratuitamente na Play Store para dispositivos Android. Além de possibilitar a emissão de relatórios em PDF ou texto, o app não precisa de acesso à internet ou cadastros para o uso. Assim, os dados permanecem armazenados no dispositivo do usuário.

O aplicativo Estoque Simples é gratuito para Android — Foto: Divulgação/Play Store

4. BizExpense

Com proposta um pouco diferente, o BizExpense ajuda no controle de gastos em serviços, não em produtos físicos do estoque. O aplicativo é projetado para quem precisa realizar o controle de despesas comerciais de uma empresa. A desenvolvedora Anishu indica ainda que o programa pode ser uma boa opção para os usuários que viajam a negócios e são pagos pelos empregadores ou pelos clientes.

Assim, todas as movimentações ficam salvas no mesmo lugar, o que facilita o controle final. Outro destaque é o fato de que ele também pode ser utilizado para gerenciar as despesas relacionadas a projetos. No app, é possível gerar relatórios que podem ser compartilhados nos formatos HTML e CSV. O BizExpense está disponível apenas para iPhone, podendo ser baixado diretamente na App Store pelo preço de R$ 10,90.

BizExpense permite controlar os gastos empresariais — Foto: Divulgação/BizExpense

Windows 11: veja cinco destaques do novo sistema da Microsoft

Windows 11: veja cinco destaques do novo sistema da Microsoft

Mais do TechTudo