Redes sociais

Por Clara Fabro, para o TechTudo


O WA Web Plus for WhatsApp é uma extensão para Chrome que libera uma série de recursos extras na versão web do mensageiro. Para utilizá-la, basta instalar e adicionar ao navegador. A extensão permite ações diversas e muito úteis, como destacar contatos online, recuperar mensagens apagadas, e bloquear o acesso ao WhatsApp Web com senha. A seguir, conheça oito coisas que você pode fazer com a extensão WA Web Plus for WhatsApp e como ativar esses recursos.

Lista reúne oito recursos da extensão WA Web Plus for WhatsApp para usar no PC; confira — Foto: Rodrigo Fernandes/TechTudo

1. Recuperar mensagens excluídas

Com a extensão, é possível visualizar mensagens excluídas pelo remetente. Com o recurso, é possível recuperar todo o conteúdo de texto apagado pelo contato. Vale lembrar, porém, que a função não restaura mídias como áudios, fotos ou vídeos.

Para ativar essa função, com o WhatsApp Web aberto no navegador, toque sobre o ícone da extensão. Ali, você poderá visualizar todos os recursos oferecidos. Agora, na aba "privacidade", marque a caixa ao lado de "Restaurar mensagens excluídas". A partir de então, toda vez que uma mensagem de texto for apagada, você poderá recuperá-la. Para isso, basta tocar sobre o ícone de lixeira, no menu superior do chat com o contato.

Recuperando mensagens excluídas com a extensão WA Web Plus — Foto: Reprodução/Clara Fabro

2. Bloquear o WhatsApp Web com senha

A extensão oferece um recurso de privacidade que permite bloquear o WhatsApp Web com senha. Com ele, você pode manter curiosos afastados das suas conversas, já que, ao abrir o mensageiro, será necessário confirmar sua identidade com o código secreto.

Para ativar a função, com o WhatsApp Web aberto, toque sobre a extensão e, em seguida, pressione a opção [Definir senha], que aparece em azul ao lado do quadro "Ativar o bloqueio de tela". Insira o código secreto no local indicado e, para confirmar, toque em "Mudar". Depois, marque a caixa ao lado da opção e confirme sua senha. A partir de então, toda vez que você abrir o mensageiro no PC, será necessário confirmar sua senha pessoal para usar o WhatsApp Web.

Tela de bloqueio por senha do WhatsApp Web criada pela extensão WA Web Plus — Foto: Reprodução/Marvin Costa

3. Borrar conversas e contatos

Um outro recurso de privacidade que pode despistar olhares curiosos é o que permite borrar conversas, nomes e fotos de contatos. Para ativá-lo, basta tocar sobre a extensão com o WhatsApp Web aberto e, em seguida, marcar as caixas ao lado das opções "Borrar mensagens recentes", "Borrar nomes de contatos", "Borrar fotos de contatos" e "Borrar mensagens das conversas".

Com a função ativada, todos os chats disponíveis ficarão embaçados. Você pode verificar quais são os contatos e mensagens simplesmente passando o cursor do mouse por cima dos recados, das mensagens e das fotos borradas.

Com a extensão, é possível borrar contatos e mensagens para despistar olhares de curiosos — Foto: Reprodução/Clara Fabro

4. Ouvir áudio sem a confirmação de reprodução

Com a extensão, também é possível desativar a confirmação de reprodução de áudios no WhatsApp Web. Para isso, na aba "Privacidade", marque a caixa ao lado de "Reproduzir mensagens de áudio sem deixar o remetente saber". Com a função ativada, o desenho de microfone não mudará de cor e não ficará azul. Dessa forma, o contato que enviou o áudio não vai saber que a mensagem de voz foi reproduzida.

Ouvindo áudios sem a confirmação de reprodução no WhatsApp Web — Foto: Reprodução/Clara Fabro

5. Postar status no computador

A extensão também permite postar Status no WhatsApp diretamente pelo navegador. Para isso, com o WhatsApp Web aberto, toque sobre o ícone de status no canto inferior direito da tela. Em seguida, escreva a mensagem desejada no local indicado ou faça o upload de uma imagem ou vídeo tocando sobre "Escolher arquivo". Ao finalizar, toque sobre o avião verde para confirmar, e o conteúdo será publicado no mensageiro em seguida.

Postando Status no WhatsApp pelo navegador com a extensão WA Web Plus — Foto: Reprodução/Clara Fabro

6. Criar figurinhas para WhatsApp

Outro recurso interessante da extensão é a possibilidade de criar figurinhas personalizadas pelo WhatsApp Web. Para isso, com o mensageiro aberto no navegador, toque sobre o ícone da extensão e, em seguida, sobre o desenho de adesivo, no canto inferior direito da tela.

Depois, selecione a imagem que você deseja transformar em figurinha tocando sobre "Escolher arquivo". É importante que o arquivo de mídia tenha dimensões iguais nos lados, para evitar possíveis erros com o redimensionamento da foto. Ao enviar a imagem, ela será transformada automaticamente em um sticker, que será enviado para o seu chat pessoal no mensageiro.

Criando stickers pelo WhatsApp Web — Foto: Reprodução/Clara Fabro

7. Esconder status "online" e "digitando..."

Utilizando a extensão, você também pode remover as atualizações de status — como os de "online" e "digitando...", por exemplo. Para isso, toque sobre o ícone da extensão com o WhatsApp Web aberto. Em seguida, em "Privacidade", marque os quadros ao lado das opções "Esconder 'digitando...'" e "Esconder online". Desse modo, seu status ficará invisível no mensageiro.

Escondendo atualização de status no WhatsApp Web com a extensão WA Web Plus — Foto: Reprodução/Clara Fabro

8. Avisar quando contato fica online

Outro uso que a extensão permite é saber quando um contato fica online no mensageiro. Dessa maneira, você receberá uma notificação no canto inferior da tela sempre que um contato ficar disponível. Além disso, também é possível ativar um destaque para os contatos online. Assim, sempre que um usuário estiver ativo, uma bolinha verde aparecerá ao lado de sua foto.

Para habilitar as funções, abra a extensão com o WhatsApp Web aberto e, na aba "Customização", marque as caixas ao lado de "Destacar contatos on-line" e "Notificar contatos on-line". Você começará a receber notificações sempre que seus contatos estiverem online.

É possível receber notificações quando um contato fica online no WhatsApp Web — Foto: Reprodução/Clara Fabro

WhatsApp tem função para fazer chamadas de vídeo e voz no computador

WhatsApp tem função para fazer chamadas de vídeo e voz no computador

Mais do TechTudo