Edição e criação

Por Luiza Loubak, para o TechTudo


Apps para editar áudio podem ajudar na hora de criar um ringtone ou cortar uma música no celular. Dolby On, Super Sound e MP3 Cutter são algumas das alternativas para editar áudio, com funções para cortar partes, alterar a qualidade da gravação, produzir músicas e fazer mixagens de forma prática e gratuita. Confira a seguir sete editores de som para Android e iPhone (iOS) para editar música no smartphone.

Lista traz os melhores editores de áudio para o celular — Foto: Luana Marfim/Techtudo

1. Dolby On

O Dolby On é um serviço completo e gratuito para gravar e editar áudios no celular sem perder a qualidade do arquivo. O aplicativo requer acesso ao microfone e à câmera para produzir vídeos, e também traz a opção de transmitir ao vivo na Twitch.

Ao finalizar uma gravação de áudio ou vídeo, o app automaticamente otimiza o som ao suprimir ruídos, equalizar o áudio, maximizar o volume e normalizar as frequências. O Dolby On também disponibiliza ferramentas de edição, com opções de cortes, barulhos, efeitos e mudança de tom.

Edite áudios com o Dolby On — Foto: Reprodução/Luiza Loubak

2. Editor de áudio

O Editor de Áudio é uma alternativa prática e gratuita para editar músicas e arquivos de áudio pelo celular. O app traz três funções principais de edição, localizadas na parte superior da página inicial: cortar o áudio, combinar múltiplos áudios em apenas um arquivo, e um mixer que sobrepõe dois arquivos de uma vez e permite ajustar o volume de cada um deles.

Corte, edite e mixe suas gravações com o Editor de áudio — Foto: Reprodução/Luiza Loubak

3. Super Sound

O Super Sound é um editor com ferramentas para converter e mesclar arquivos, o que permite fazer alterações rápidas em conteúdos de áudio ou vídeo. É possível cortar a duração, alterar a velocidade, mudar o tom, e adicionar efeitos a documentos de som no celular.

A versão gratuita do Super Sound conta com anúncios, mas disponibiliza boa parte das funções do aplicativo. A versão paga custa R$ 8,49 por mês e remove as propagandas, oferece a edição em mais de um canal e permite gerenciar múltiplos arquivos de uma vez.

Explore os recursos de áudio do Super Sound — Foto: Reprodução/Luiza Loubak

4. MP3 Cutter

O MP3 Cutter é um editor simplificado para celular ideal para criar ringtones e fragmentar diferentes partes de um arquivo em formato MP3. É possível redimensionar gravações feitas com o celular ou extrair trechos específicos de uma música.

A interface do aplicativo é organizada e prática, e separa todos os ringtones feitos pelo usuário na seção “Saved Ringtones”, que fica na página inicial do MP3 Cutter.

Simplifique a edição de gravações com o MP3 Cutter — Foto: Reprodução/Luiza Loubak

5. Media Converter

O Media Converter é um aplicativo que conta com ferramentas para conversões de arquivos em diferentes extensões. Para mudar o formato de um documento, basta selecionar o formato de saída e a pasta para a qual ele será migrado. O aplicativo trabalha com extensões de áudio — MP3, MP4 (MPEG4), OGG (thearo, Flac), 3gp (H263, AAC) — e permite a edição de som e vídeo, ideal para cortar cenas de filmes e músicas.

O Media Converter possui uma interface intuitiva, o que facilita a experiência e atividades dos usuários. O serviço possui uma execução leve, sem pesar no celular, e gera arquivos de áudio com boa qualidade de imagem e som.

Converta suas gravações com o Media Converter — Foto: Reprodução/Luiza Loubak

6. ZeoRing

ZeoRing permite criar e editar ringtones, sons de notificação e alarmes a partir dos arquivos de áudio salvos no celular. Os arquivos gerados no aplicativo podem ser salvos em MP3, AAC, MP4, WAV, 3GPP ou AMR. A interface de ZeoRing é simples e funcional, e a tela inicial apresenta logo todas as funções para facilitar a navegação do usuário pelo aplicativo.

Edite rigntones com o ZeoRing — Foto: Reprodução/Luiza Loubak

7. Audiosdroid

Audiosdroid deixa gravar e mixar arquivos de áudio nos formatos de MP3, MP4, WAV, AAC, OGG e AMR. É possível aplicar diferentes filtros de som, ajustar o tom ou a reverberação e adicionar efeitos de eco na gravação editada para salvá-la na memória do celular.

O Audiosdroid também permite cantar em karaokê: basta conectar os fones de ouvido, colocar a música que quiser cantar e começar a gravar. Depois, é possível compartilhar a gravação em qualquer aplicativo do celular.

Adicione efeitos nas gravações com o AudioDroid — Foto: Reprodução/Luiza Loubak

Como cortar áudio do WhatsApp

Como cortar áudio do WhatsApp

Mais do TechTudo