Segurança
Publicidade

Por Marvin Costa, para o TechTudo


É possível colocar senha nos aplicativos do iPhone com alguns truques, já que o sistema iOS não traz ferramentas nativas para isso. Bloquear apps é uma alternativa para pais que desejam limitar o uso do iPhone por seus filhos ou, até mesmo, para impedir que curiosos espiem informações do seu celular.

O iOS traz algumas ferramentas nativas, como o Controle Parental, Acesso Guiado e Tempo de Uso, que permitem impedir o acesso a apps do iPhone de diferentes formas. Usar aplicativos de terceiros, como o Safety Family, da Microsoft, também pode resolver o problema de forma mais eficaz. Confira a seguir quatro maneiras de como colocar senha nos aplicativos do iPhone.

Saiba como colocar senha nos aplicativos do iPhone — Foto: Helito Bijora/TechTudo

Limitar apps com o Tempo de Uso

Aprenda como bloquear aplicativo no iPhone com o Tempo de Uso — Foto: Reprodução/Marvin Costa

O Tempo de Uso é uma função nativa do iOS para incentivar as pessoas a passarem menos tempo no celular. Além de acompanhar as atividades em aplicativos, a ferramenta também traz a opção de bloqueio por senha. Quando ativado, o recurso impede com um código o acesso a qualquer app após completar o tempo de uso definido pelo próprio usuário.

É possível configurar uma rotina estipulando um limite de uso para um determinado aplicativo e, até mesmo, os dias da semana que ele poderá ser aberto no iPhone. Assim, quando o usuário chegar ao limite de uso do app, o sistema bloqueará o acesso a ele com uma senha. O recurso é ideal para evitar, por exemplo, que crianças usem de forma exagerada qualquer conteúdo do iPhone.

Bloquear apps com o Controle Parental

Aprenda como bloquear apss com o controle parental do iPhone — Foto: Reprodução/Marvin Costa

O controle parental permite que pais tenham mais controle sobre as atividades de seus filhos no iPhone, e dá a opção de bloquear determinados apps do celular com senha. É possível usar o recurso, inclusive, para evitar que funcionários de uma empresa acessem certos serviços em um celular corporativo.

O Controle Parental é ativado a partir das configurações do iOS, e pode ser desfeito a qualquer momento. Vale ressaltar que o código de acesso é diferente do código de bloqueio do celular. Portanto, ao configurar a senha do controle parental, salve esse código para tê-lo em mãos caso se esqueça.

Como bloquear app no iPhone ativando o Acesso Guiado do iOS

Aprenda como usar o Acesso Guiado para bloquear apps no iPhone — Foto: Reprodução/Marvin Costa

O Acesso Guiado é uma função pouco conhecida do iOS que pode bloquear aplicativos no iPhone. A ferramenta dá acesso a apenas um app no celular, e é possível escolher quais recursos disponibilizar para o usuário. Por exemplo, ele permite impedir que o usuário saia de um determinado aplicativo e volte para o menu do iPhone. O Acesso Guiado também deixa o dono do celular configurar uma senha que desativa o recurso e libera o uso de outros apps.

A ferramenta ainda dá a opção de determinar quais regiões da tela serão bloqueadas. Essas características podem ajudar pessoas que desejam configurar um smartphone para mostruário, pais que precisam limitar o uso de seus filhos e, até mesmo, usar o celular apenas para gerenciar um aplicativo de trabalho.

Como colocar senha nos apps do iPhone usando um serviço terceiros

App Microsoft Safe Family pode ser usado para bloquear apps no iPhone — Foto: Reprodução/Marvin Costa

Se as opções nativas que listamos acima não agradaram, a solução é recorrer a um app de terceiro para bloquear aplicativos no iPhone. Neste caso, há uma alternativa da Microsoft, o famoso app Family Safety. Esse serviço foi criado para que pais possam monitorar a atividade de seus filhos em smartphones Android e iPhone.

O aplicativo pode identificar os apps instalados, e oferece a função de limite de tempo para uso. Se preferir, o responsável pode simplesmente bloquear qualquer app para que ninguém possa acessá-los no celular.

Como bloquear o iPhone para só acessar um aplicativo e 'evitar curiosos'

Como bloquear o iPhone para só acessar um aplicativo e 'evitar curiosos'

Mais do TechTudo