Jogos de ação

Por Bruna Niro, para o TechTudo


Dota 2 é um dos MOBAs mais populares de todos os tempos. O título da Valve possui mais de 120 heróis disponíveis para jogar, e cada um deles oferece habilidades e funções específicas. Dessa forma, a escolha de cada personagem é extremamente importante, e deve considerar tanto seu time quanto seu adversário. Os heróis de Dota 2 são divididos em três categorias (força, agilidade e inteligência) e trazem dois estilos diferentes de ataque (corpo a corpo e longa distância).

Por fim, existem cinco posições principais que definem cada um dos heróis: Hard Carry ou HC (posição 1), Mid Lane (posição 2), Offlane (posição 3), Suporte auxiliar (posição 4) e Suporte dedicado (posição 5). Para ajudar você a escolher o herói ideal, o TechTudo preparou uma lista com os 10 personagens mais utilizados nos últimos seis meses segundo dados do Dotabuff, site de estatísticas do game. Confira a seguir:

Dota 2 possui mais de 120 heróis disponíveis no jogo; veja os dez mais utilizados nos últimos 6 meses — Foto: Divulgação/Valve

Pudge

Um dos heróis mais populares do Dota 2, o Pudge aumenta sua vida e seu dano a cada inimigo que mata com sua habilidade passiva, Flesh Heap. Herói de força e de ataque corpo a corpo, atualmente ele é mais utilizado na função de Suporte 4 pela efetividade nas rotações, ajudando no controle de lanes e runas.

Sua habilidade Meat Hook faz com que o Pudge jogue seu gancho para capturar algum alvo, trazendo-o para perto dele — o que é muito útil tanto para ajudar aliados, quanto ofensivamente. Além disso, o personagem também é bastante utilizado como Mid Laner, pois possui um bom controle de lane e consegue facilmente ter impacto no early game.

Suas outras habilidades são Rot, uma nuvem tóxica que causa dano e retarda o movimento prejudicando não apenas as unidades inimigas, mas o próprio HP do Pudge, e a Dismember, seu Ultimate, que corta uma unidade inimiga, desativando-a e causando dano. Segundo a plataforma de estatísticas Dotabuff, o personagem é o herói mais escolhido do jogo nos últimos seis meses.

Pudge, herói de força e ataque corpo a corpo — Foto: Divulgação/Valve

Lion

Herói de inteligência e de ataque a longa distância, o Lion é comumente utilizado como Suporte 5, pois consegue abrir espaço para o HC do time farmar (ganhar dinheiro) e crescer na partida. Ele possui poderosas habilidades de controle: a Earth Spike, que causa um pequeno atordoamento nas unidades inimigas, e a Hex, que transforma o inimigo em uma unidade que não pode atacar.

O Lion é um herói que funciona bem tanto em lane quanto em Team Fights. Sua habilidade, Mana Drain, absorve a mana do alvo inimigo a cada segundo, enquanto seu Ultimate, Finger of Death, causa grande dano no inimigo, sendo efetiva em todos os momentos da partida.

Lion, herói de inteligência e ataque a longa distância — Foto: Divulgação/Valve

Juggernaut

O Juggernaut é um dos Hard Carry mais utilizados no Dota 2. Herói de agilidade e ataque corpo a corpo, possui skills muito fortes tanto para farm quanto para as team fights. Além de possuir a habilidade Healing Ward, que cura todas as unidades aliadas próximas a ele, também tem um Ultimate muito poderoso, o Omnislash, que o faz saltar em direção às unidades inimigas cortando-as com uma taxa de ataque aumentada. Ao utilizar o poder, o Juggernaut fica invulnerável durante toda ação do movimento.

Suas outras habilidades são: Blade Fury, que o faz girar com sua arma, tornando-o imune à magia e causando dano às unidades inimigas mais próximas, e sua passiva, Blade Dance, que permite causar dano crítico em cada ataque. Por fim, Swiftslash executa um Omnislash de curta duração. Apesar de suas skills serem fortes, o herói necessita de bastante farm para conseguir itens que aumentem seu dano e resistência, pois possui pouco HP (vida), tornando-se um alvo fácil.

Juggernaut, herói de agilidade e ataque corpo a corpo — Foto: Divulgação/Valve

Ogre Magi

O Ogre Magi é um herói de inteligência e ataque corpo a corpo, normalmente utilizado como Suporte. Porém, diferente dos outros heróis que exercem a mesma função, possui uma quantidade elevada de HP. É bom como herói de rotação, além de auxiliar na defesa dos cores do time com sua skill de stun e buff.

Sua habilidade Bloodlust é muito forte em toda a etapa do jogo, pois aumenta a velocidade de movimento e de ataque, tanto dele próprio quanto de aliados. Isso se faz muito útil durante o jogo, principalmente em Team Fights.

O campeão também possui uma habilidade passiva chamada Multicast, onde quanto maior o número de pontos de inteligência aplicados ao Ogre Magi, maior a chance do herói multiplicar o resultado de cada skill que utiliza, tanto em inimigos quanto em aliados. Por fim, ele também possui as habilidades Fireblast (atinge uma unidade inimiga com uma onda de fogo, causando dano e atordoando o alvo), e Ignite, que causa dano e reduz a velocidade de movimento do inimigo.

Ogre Magi, herói de inteligência e ataque corpo a corpo — Foto: Divulgação/Valve

Invoker

Um dos heróis mais complexos do jogo, o Invoker possui três componentes mágicos (Quas, Wex e Exort) que, combinados, resultam em 10 habilidades diferentes. É um herói de inteligência e de ataque a longa distância, sendo comumente utilizado como Midlaner por ter um grande controle de lane e ser um bom ganker.

Por sua enorme variedade de habilidades, o Invoker consegue se adaptar contra diversos heróis, além de oferecer diversas possibilidades de posicionamento estratégico no jogo, podendo utilizar itens e skills para early ou late game.

Invoker, herói de inteligência e ataque a longa distância — Foto: Divulgação/Valve

Windranger

A Windranger é uma heroína de inteligência e de ataque a longa distância. O grande diferencial da Wind é a facilidade em se encaixar bem em todas as posições, desde HC a Suporte 5. Essa capacidade de adaptação se deve ao fato de possuir habilidades tanto defensivas (Shackleshot e Windrun) quanto ofensivas (Powershot e Focus Fire).

A Shackleshot acorrenta o alvo a uma árvore ou unidade inimiga, enquanto a Powershot lança uma flecha que causa grande dano. Windrun, por sua vez, aumenta a velocidade de movimento e adiciona evasão a todos os ataques físicos, ao mesmo tempo em que diminui o movimento de inimigos próximos. Por fim, Focus Fire faz com que a personagem receba um boost em sua agilidade contra um único inimigo.

Windranger, heroína de inteligência e ataque a longa distância — Foto: Divulgação/Valve

Sniper

Como o próprio nome diz, a especialidade do Sniper é matar à distância. Herói de agilidade, comumente é utilizado como Mid Laner. Apesar disso, ele tem pouco HP, o que o torna frágil e exige um esforço a mais para farmar itens e crescer no jogo, o que deve garantir mais chances de sobrevivência. Apesar de não possuir skills complexas, o herói precisa de um bom posicionamento durante as Team Fights, e não é um alvo fácil para o adversário.

Sua habilidade Ultimate, Assassinate, dispara um tiro que causa um grande dano a longa distância, o que dificilmente deixa um inimigo fugir com pouco HP. Além do Ultimate, o Sniper também possui as habilidades Shrapnel, que cobre uma área de estilhaços causando dano e reduzindo a velocidade de movimento dos inimigos, a Headshot, que concede uma chance de causar dano extra e repelir seus inimigos, e a Take Aim, que amplia o alcance de ataque do seu rifle.

Sniper, herói de agilidade e ataque a longa distância — Foto: Divulgação/Valve

Phantom Assassin

Phantom Assassin (ou PA), é uma forte heroína de agilidade e ataque corpo a corpo, ela é uma das opções de Hard Carry mais utilizadas no DotA 2. Por ter uma quantidade baixa de HP, possui um early game mais difícil, necessitando da ajuda dos Suportes para farmar e crescer no game.

Além de se esquivar com facilidade de ataques inimigos devido à habilidade Blur, o seu Ultimate, Coup De Grace, é uma forte skill passiva, que fornece à PA uma oportunidade de lançar um ataque crítico às unidades inimigas.

Phantom Assassin também possui algumas habilidades bem úteis no ataque. A Stifling Dagger, por exemplo, lança uma adaga que diminui a velocidade de movimento da unidade inimiga e causa dano, enquanto a Phantom Strike a teletransporta para uma unidade, aliada ou inimiga, e concede velocidade de ataque bônus enquanto ataca.

Phantom Assassin, heroína de agilidade e ataque corpo a corpo — Foto: Divulgação/Valve

Shadow Fiend

O Shadow Fiend (SF), é um herói de agilidade e ataque a longo alcance utilizado principalmente como Mid Laner, já que é muito forte na fase inicial do jogo. É um personagem que, para se manter ativo durante a partida, precisa conseguir diversos itens. Além disso, durante as team fights, necessita de um bom posicionamento para encaixar suas skills e não morrer.

Entre suas habilidades, o SF captura a alma de todas suas vítimas com o Necromastery, aumentando seu dano e fortalecendo seu Ultimate, Requiem of Souls. Ele possui também skills como a Presence of the Dark Lord, que reduz a armadura de inimigos próximos, e Shadowraze, magia que causa dano às unidades inimigas alvo.

Shadow Fiend, herói de agilidade e ataque a longa distância — Foto: Divulgação/Valve

Slark

Herói de agilidade e ataque corpo a corpo, o Slark consegue se posicionar muito bem durante as batalhas. Como Hard Carry, necessita ajuda de Suporte no early game para crescer mais rapidamente no jogo. O personagem possui uma habilidade passiva batizada de Essence Shift, que rouba a essência vital dos inimigos ao atacá-los, transformando-a em agilidade adicional durante um período de tempo.

Sua ultimate, Shadow Dance o torna imune à detecção e, quando não é visível pela equipe inimiga, ganha velocidade de movimento bônus e regeneração de HP. O Slark também possui as habilidades Dark Pact Slark, que expurga debuffs negativos e causa dano às unidades inimigas ao seu redor, e a Pounce Slark, que o faz saltar para frente, agarrando o primeiro herói com o qual se conecta.

Slark, herói de agilidade e ataque corpo a corpo — Foto: Divulgação/Valve

Com informações de Dota 2, Dotabuff e Dota 2 Wiki

Mais do TechTudo