Jogos de música
Publicidade

Por Tais Carvalho, para o TechTudo


Friday Night Funkin’ é um jogo de música grátis para navegador e PC, disponível para jogar no site Newgrounds e com download na loja virtual Itch.io. No game, os usuários competem em batalhas de rap contra uma série de personagens, em diferentes músicas e níveis de dificuldade. O título é um projeto contínuo e de código aberto, que ainda conta com mods de personagens famosos dos games, como Among Us, Parappa The Rapper. Uma versão completa está em desenvolvimento, financiada através do Kickstarter. Para mandar bem no jogo, confira o guia do TechTudo com cinco dicas de como jogar o game musical.

Friday Night Funkin': veja cinco dicas de como jogar game de música — Foto: Reprodução/Tais Carvalho

Como jogar Friday Night Funkin’

Friday Night Funkin’ é um jogo de música muito parecido com Dance Dance Revolution. Assim como o clássico game de ritmo, a jogabilidade consiste em seguir setas que aparecem na tela, acompanhando o ritmo das músicas. Já a história gira em torno de um garoto, o protagonista, tentando ficar com uma garota. Para ganhar a aprovação do pai da jovem, ele deve entrar em disputas musicais contra vários adversários.

O game possui os modos de história (Story Mode) e jogo livre (Freeplay), onde há três níveis de dificuldade para se escolher. Para jogar, o usuário deve pressionar as teclas “W, A, S e D” ou as setas direcionais do teclado.

Friday Night Funkin’ é um jogo de ritmo no estilo Dance Dance Revolution — Foto: Reprodução/Tais Carvalho

1. Use o modo freeplay para praticar

Se essa é a sua primeira vez jogando Friday Night Funkin’, comece pelo modo livre, ou “Freeplay”. Enquanto o “Story Mode” traz uma dificuldade progressiva e três músicas em cada estágio, o modo livre permite que o jogador escolha as músicas individualmente para treinar. Dê uma chance ao tutorial do título para se familiarizar com a jogabilidade e seus comandos, além de aprender as sequências de cada música. Jogos rítmicos são conhecidos por seus desafios quase impossíveis em seus níveis mais difíceis, contudo, lembre-se que a prática leva a perfeição.

Use o modo freeplay para praticar e conhecer as músicas em Friday Night Funkin’ — Foto: Reprodução/Tais Carvalho

2. Não aperte vários botões ao mesmo tempo

Essa tática pode até funcionar em games de luta, mas é sinônimo de “game over” em jogos de música. Com tantas notas aparecendo na tela, é normal ficar confuso e até desesperado sem saber qual botão apertar primeiro. No entanto, o desafio de Friday Night Funkin’ consiste em acertar tempo e ritmo. Ou seja, pressionar o comando certo no momento exato. É um processo de tentativa e erro, porém lembre-se que as notas têm sequências certas. Por isso, se o jogo estiver muito rápido, é recomendado entrar no modo fácil ou tutorial. A chave está em gravar a sequência de botões.

Apertar vários botões ao mesmo tempo não funciona em Friday Night Funkin’ — Foto: Reprodução/Tais Carvalho

3. Comece no modo fácil

Em jogos de ritmo, onde a velocidade dita a dificuldade, não é uma boa ideia agir com pressa. Essa dica pode parecer um tanto simples, mas o modo fácil (ou tutorial) é o melhor jeito de tentar o “Story Mode” pela primeira vez. Friday Night Funkin’ traz três níveis para cada estágio: fácil (Easy), normal (Normal) e difícil (Hard).

Isso significa que, a cada level, as notas aparecerão cada vez mais rápidas na tela. Se você estiver travado em uma das músicas, volte para o modo fácil. Treine e deixe o modo “Hard” para quando você decorar as sequências.

Comece no modo fácil em Friday Night Funkin’ — Foto: Reprodução/Tais Carvalho

4. Modifique as configurações do jogo

Em Friday Night Funkin’, você não precisa se acostumar com os comandos. Os botões podem e devem ser ajustados para serem mais confortáveis ao jogador. É possível alterar o “W, S, A e D” para outra combinação, como “F, G, H e J” ou aquela que for mais adequada para o seu estilo de jogo. O que poucos sabem é que game também permite jogar com duas mãos.

Ou seja, você pode usar os quatro botões (W, S, A e D) e as setas do teclado ao mesmo tempo. Jogadores recomendam as setas para direta e esquerda, junto com as teclas “W” e “S”. Contudo, a configuração depende de como cada usuário deseja jogar.

Ajuste as configurações do jogo para uma melhor experiência em Friday Night Funkin’ — Foto: Reprodução/Tais Carvalho

Algumas modificações, inclusive, podem melhorar o desempenho durante as partidas. Um exemplo é a opção “Downscroll”, disponível no menu “Options > Preferences”. Marque a caixa para mudar a ordem em que as notas aparecem na tela. Em vez surgirem de baixo para cima, a sequência de botões rolam na direção oposta. Se a opção padrão for um pouco confusa para você, tente usar essa configuração visual.

5. Jogue os mods disponíveis

Por ser um jogo de código aberto, Friday Night Funkin’ tem vários mods criados por usuários e grupos. As versões modificadas são uma ótima pedida para quem já explorou o game principal e está em busca de novidades. Eles trazem músicas e personagens exclusivos, sendo alguns de jogos famosos, como Among Us ou Parappa The Rapper. Vale ressaltar que os mods não estão disponíveis para o jogo no navegador, apenas para a versão de PC, com download grátis pela loja Itch.io.

Jogue com personagens de Among Us nas versões modificadas de Friday Night Funkin’ — Foto: Reprodução/Tais Carvalho

Com informações de Gamerant, Softonic, The Gamer

Saiba tudo sobre Pokemon Unite, novo MOBA da Nintendo

Saiba tudo sobre Pokemon Unite, novo MOBA da Nintendo

Mais do TechTudo