Sistemas operacionais

Por Clara Fabro, para o TechTudo


O iOS 15 chega para todos os modelos de iPhone, a partir do 6S, nesta segunda-feira (20). Como nos últimos updates, basta checar se há atualizações pendentes nos ajustes do iPhone (iOS) para baixar o novo iOS. Apesar disso, é interessante preparar o celular para receber a atualização e, assim, evitar surpresas desagradáveis durante o download do iOS 14.

Antes de atualizar o iOS, é importante checar se há espaço de armazenamento livre no iPhone. Também vale fazer uma cópia de segurança dos dados para não correr o risco de perder informações importantes ao realizar o update. Na lista a seguir, o TechTudo reúne cinco dicas de como preparar o seu iPhone para receber o iOS 15.

Próxima atualização do iOS 2021: lista traz dicas de como preparar o iPhone para receber o update — Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo

Como desbloquear iPhone inativo? Descubra no Fórum do TechTudo.

1. Conferir a versão do sistema no seu iPhone

O primeiro passo para saber se o seu iPhone vai receber o update é conferir a versão do sistema operacional do iPhone. O iOS 15 é compatível com todos os celulares lançados a partir de 2015 que receberam o update do iOS 14, então modelos a partir do iPhone 6S receberão a atualização, incluindo o iPhone SE de primeira e de segunda geração.

Para verificar a versão do iOS do seu iPhone, acesse os ajustes do dispositivo e, em "Geral", toque sobre "Atualização de Software". Por lá, você pode checar a versão do sistema operacional do celular e também se há atualizações disponíveis para o iPhone.

Como verificar a versão do iOS do iPhone e checar se há atualizações disponíveis — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

2. Verificar espaço disponível no iPhone

Outro ponto importante é checar se há espaço de armazenamento disponível no iPhone. A atualização pode ter tamanhos diferentes, e isso pode variar de acordo com o modelo do dispositivo. No entanto, é necessário lembrar que a memória livre deve ser suficiente para baixar e instalar o update. Nesse caso, vale deixar pelo menos 5 GB livres no dispositivo.

Para checar quanto há de armazenamento livre no dispositivo, acesse os ajustes do iPhone, toque sobre "Geral" e, depois, em "Armazenamento do iPhone". Por lá, você pode checar as categorias que ocupam mais memória do dispositivo, e também pode ver os apps mais pesados. Se o iPhone tiver com pouca memória, uma opção para liberar espaço pode ser desinstalar os apps que você não usa mais.

No iOS, é possível ver o consumo de cada app na aba Armazenamento do iPhone — Foto: Reprodução/Larissa Infante

3. Fazer backup do celular

O backup também é um passo importante antes de baixar o update, já que é possível evitar possíveis perdas de dados com a cópia de segurança. Para fazer o backup no iPhone no iCloud, acesse os ajustes do dispositivo e toque sobre o seu nome, no topo da tela. Em seguida, toque sobre "iCloud", deslize a tela até o fim e clique em "iCloud Backup". Na tela seguinte, toque sobre "Efetuar Backup Agora" para salvar a cópia de segurança.

Vale lembrar que você também pode manter o backup automático habilitado e, assim, sempre que o celular estiver carregando, bloqueado e conectado a uma rede Wi-Fi, a cópia de segurança é realizada de forma automática.

Fazendo backup no iCloud — Foto: Reprodução/Helito Bijora

4. Atualizar os aplicativos instalados

Outra dica útil para evitar possíveis erros com o update é atualizar todos os aplicativos do iPhone. Versões mais antigas das plataformas podem apresentar falhas ao rodar na nova versão do sistema operacional e, por isso, é importante mantê-las atualizadas antes de iniciar a instalação do iOS 15.

Para atualizar aplicativos no iPhone (iOS), acesse a App Store e toque sobre sua foto, na parte superior da tela. Em seguida, toque sobre "Atualizar tudo" para fazer o update de todos os aplicativos de uma vez.

Imagem mostra como atualizar os apps do celular iPhone — Foto: Reprodução/Marvin Costa

5. Certificar conexão de Wi-Fi

Ao baixar e instalar o update, também é muito importante certificar se há uma conexão estável com a Internet no momento. Assim, é possível evitar possíveis travamentos e falhas ao fazer o download da atualização.

Com informações de MakeUseOf, ZDNet e TrendMicro

Conheça as funções do novo iOS 15

Conheça as funções do novo iOS 15

Mais do TechTudo