Antivírus

Por Filipe Garrett, para o TechTudo


O Malwarebytes Anti-Malware é um programa de segurança virtual com versões para Windows, macOS e ChromeOS, além de contar com edições específicas para Android e iPhone (iOS). O serviço é oferecido em modalidade gratuita e também por assinatura, com ferramentas avançadas para busca e remoção de softwares mal-intencionados.

O antivírus da Malwarebytes promete garantir proteção contra malwares de vários tipos, além de recursos adicionais, como extensão de navegador ou VPN para navegação privada e mais segura. Nas próximas linhas, confira informações sobre o software e descubra se o Malwarebytes é bom.

Malwarebytes Anti-Malware é bom? Imagem mostra tela inicial do antivírus — Foto: Filipe Garrett/TechTudo

É necessário baixar um antivírus no Windows 10? Participe no Fórum do TechTudo

O que é o Malwarebytes Anti-Malware?

O Malwarebytes Anti-Malware é um software de segurança tradicional no mercado, o qual teve sua primeira versão lançada em 2005. No ano anterior, Marcin Kleczynski, CEO da Malwarebytes, acabou infectando o computador da família com um malware, mesmo usando um antivírus famoso. Interessado em solucionar o problema, ele descobriu que existiam muitas variantes novas de malwares em circulação e que as ferramentas de segurança da época não davam conta do recado.

Trabalhando com um técnico de informática da cidade de Chicago, nos Estados Unidos, Marcin lançou o Rogue Remover: tratava-se de uma aplicação simples, que permitia a remoção de código malicioso e que ganharia alguma popularidade entre usuários e especialistas. O Rogue Remover seria a semente da Malwarebytes e do Anti-Malware.

No que diz respeito aos recursos, o produto da Malwarebytes é bem equipado: há mecanismos de proteção em tempo real contra infecções, ferramentas especiais para identificar ameaças mais específicas, como spywares e ransomwares, além de proteção contra sites falsos. Em planos de assinatura mais completos, o produto oferece acesso a VPN para tornar a navegação mais privada, segura e distante da ação de invasores.

O Malwarebytes tem versão grátis?

O antivírus é oferecido em duas modalidades: Malwarebytes Free (versão grátis) e Malwarebytes Premium (versão por assinatura). Na modalidade gratuita, o usuário conta com acesso liberado a todas as funções do app por 14 dias. Ao término desse período, o Anti-Malware reverte os recursos para um nível bastante limitado.

A única funcionalidade disponível para a versão gratuita do produto é a de verificação e identificação de malwares em ação no computador, mas não há nenhum tipo de análise em tempo real prevenindo um novo contágio. Uma assinatura anual para um único dispositivo custa R$ 39 – até a data de publicação desta matéria.

Interface do Malwarebytes Antivírus — Foto: Reprodução/Filipe Garrett

Plataformas disponíveis

A Malwarebytes disponibiliza o Anti-Malware para PCs com Windows e macOS e para celulares Android e iPhone (iOS). Usuários de Chromebooks, ou computadores com ChromeOS, também podem acessar uma edição específica do antivírus.

Além dessas edições, o produto oferece uma extensão de navegador – compatível com Chrome e seus derivados, além de Firefox – para analisar tráfego e integridade de links e sites em tempo real.

Tela de assinatura do Malwarebytes Premium; funções como VPN e proteção em tempo real só ficam disponíveis para quem assinar — Foto: Reprodução/Filipe Garrett

Recursos do Malwarebytes

Além das ferramentas básicas de um antivírus, o Anti-Malware conta com recursos adicionais. O Browser Guard, por exemplo, é uma extensão de navegadores da Malwarebytes que funciona protegendo o usuário de golpes, oferecendo bloqueador de anúncios e mecanismos que evitam que anunciantes rastreiem sua navegação, identificando o seu comportamento na Internet.

Outro recurso específico do Anti-Malware é o Exploit Protection: a ferramenta age diretamente sobre apps populares – como navegadores de Internet e apps de escritório –, criando uma camada de proteção que veda essas aplicações da ação de ataques que possam tirar proveito de vulnerabilidades de segurança ainda não corrigidas.

O Anti-Malware também oferece uma tecnologia de quarentena, em que arquivos suspeitos de infecção por algum tipo de ameaça são criptografados e colocados numa área onde não possam causar danos ao sistema. O usuário tem o poder de remover definitivamente esses arquivos ou restaurá-los aos seus locais originais.

Como fazer download do Malwarebytes?

Malwarebytes Free Download: imagem mostra como baixar versão gratuita do antivírus — Foto: Reprodução/Filipe Garrett

Realizar o download do Malwarebytes Anti-Malware é fácil: acessando o site oficial do desenvolvedor (https://br.malwarebytes.com), é possível localizar a opção "Download gratuito" no canto superior direito. Basta clicar sobre ela para iniciar o processo de download do instalador.

A instalação em si também é simples: escolha se está usando um computador doméstico ou empresarial e, em seguida, clique em “Instalar”. Você precisará confirmar alguns detalhes, como a instalação paralela do Browser Guard, ao longo do processo.

Concorrentes

O Anti-Malware não é o único software de segurança no mercado que funciona em modalidade por assinatura e disponibiliza recursos como mecanismo de proteção em tempo real, de verificação de infecções, ou mesmo extensão para navegador. O trunfo do produto em uma comparação direta com rivais é o preço mais em conta.

Programas como Norton, Kaspersky e McAfee também disponibilizam os recursos citados e podem contar com recursos extras, como a oferta de vários dispositivos ao mesmo tempo na mesma assinatura, VPN acessível em planos mais básicos e até gerenciador de senhas – tecnologia que a Malwarebytes não disponibiliza na atual versão do produto.

Com informações de Malwarebytes, PC Mag (1 e 2) e Cybernews

Veja também: como escolher um bom antivírus

Como escolher um bom antivírus

Como escolher um bom antivírus

Mais do TechTudo