Redes sociais

Por Raquel Freire, para o TechTudo


Aumentar o engajamento no Instagram é um dos principais objetivos de marcas e influenciadores digitais. Isso porque a métrica é usada para avaliar a "saúde" de uma conta e, consequentemente, quanto ela vale para anunciantes e parceiros. Um perfil com boa taxa de engajamento pode resultar em mais oportunidades de negócios na plataforma, que movimenta bilhões de dólares anualmente.

Para melhorar o engajamento dos seguidores, porém, é necessário antes entender do que isso se trata. Abaixo, listamos sete perguntas e respostas sobre a métrica, disponível na seção Insights, nos aplicativos para Android e iPhone (iOS). Descubra como medir as interações do seguidores com o conteúdo, entenda a relação do engajamento com o algoritmo da rede e alcance mais pessoas no Instagram.

Engajamento no Instagram: saiba tudo sobre a métrica e melhore seu perfil na rede social — Foto: Ana Letícia Loubak/TechTudo

Como resolver problemas com Instagram? Participe no Fórum TechTudo

1. O que é engajamento no Instagram?

Engajamento é uma forma de medir nível de interação dos seguidores com o conteúdo de um perfil. A métrica é usada para avaliar o interesse que a conta desperta efetivamente no público, a ponto de motivá-lo a se engajar com a comunicação.

Vale explicar que interação, aqui, é entendida como qualquer ação do seguidor em relação à publicação. Isso vale para curtidas, comentários, compartilhamentos e salvamentos, seja no feed, Stories, Reels ou lives.

2. Como ver engajamento no Instagram?

O Instagram Insights é uma ferramenta nativa da plataforma que exibe diversas métricas para calcular o engajamento. O recurso está disponível para contas de empresas ou criadores de conteúdo, as quais podem ser criadas por qualquer usuário da rede social.

Insights permite ver engajamento no Instagram — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Para acessar as informações, basta tocar na aba de perfil da conta comercial e apertar o botão "Insights". Dentro do menu "Interações" será possível ver a quantidade de curtidas, comentários, reações e outras formas de engajamento com os conteúdos em foto, vídeo, Reels, Stories e lives. Você pode determinar o espaço de tempo como últimos sete, 14, 30 ou 90 dias, ou ainda escolher ver os dados do mês anterior.

3. Como medir o engajamento no Instagram?

O Instagram não possui uma fórmula oficial para calcular o engajamento. Isso significa que as taxas são medidas de maneiras diferentes, de acordo com a empresa ou plataforma de marketing.

Um jeito bastante comum de determinar o engajamento de um post é, primeiro, somar o número de interações (curtidas, comentários, compartilhamentos e salvamentos). Depois basta dividir o resultado pela quantidade de seguidores, e então multiplicar por 100 para obter o valor em percentual. Assim, uma publicação que tenha 200 likes e 20 interações, em uma conta com 2 mil seguidores, teria 11% de engajamento.

HypeAuditor: site grátis calcula taxa de engajamento de contas com mais de 1 mil seguidores — Foto: Helito Beggiora/TechTudo

É importante salientar, novamente, que essa não é uma fórmula unânime. Alguns especialistas preferem substituir o número de seguidores pelo número de pessoas alcançadas. Há ainda quem aponte para o fato de que os comentários são mais importantes que as curtidas, equivalendo de 1,5 a 2 likes.

Felizmente, não é necessário fazer essas contas manualmente. Uma das soluções disponíveis é o HypeAuditor, site para ver engajamento no Instagram grátis. A plataforma faz o cálculo automaticamente, avaliando o desempenho não apenas de um post, como de todo o perfil, e ainda exibe o ranking das contas mais populares no Brasil e outros lugares.

4. O que é um bom engajamento no Instagram?

O que é considerado um bom índice de engajamento varia muito, sobretudo em relação ao nicho de atuação e ao número de seguidores. A mais recente pesquisa realizada pelo Influence Marketing Hub em parceria com o Upfluence mostra que, quanto menor a quantidade de seguidores de uma conta, maior tende a ser seu engajamento.

O relatório, de 2021, revela que perfis com menos de 15 mil seguidores no Instagram têm taxa de engajamento de 3,86%. Já os megainfluenciadores, com mais de 1 milhão de followers, apresentam índice de 1,21% — ou seja, recebem menos da metade das interações dos microinfluenciadores, proporcionalmente.

Tabela mostra índice de engajamento no Instagram, Facebook, YouTube e TikTok — Foto: Reprodução/Influencer Marketing Hub

Um relatório da empresa Social Insider, também divulgado este ano, se debruça sobre os diferentes segmentos de atuação. As companhias áereas são as que detêm melhor engajamento no Instagram, com taxa de 2,42%. A indústria da beleza, a despeito de sua massiva presença na rede social, apresenta engajamento médio de 0,4%.

Fatores como localização e idioma também influenciam o índice. Assim, a melhor maneira de saber se o engajamento da sua conta está bom é avaliar perfis bem-sucedidos que estejam próximos ao seu.

Se tem uma loja de roupa, por exemplo, entre no perfil de três marcas que tenham boa presença e credibilidade nas redes sociais, de preferência com a quantidade de seguidores próxima à sua (ou com a que você pretende alcançar em breve). Use a fórmula apresentada acima para calcular a taxa de engajamento dos últimos posts e, assim, estabelecer um parâmetro realista para o seu próprio engajamento.

5. Vale a pena participar de grupos de engajamento do Instagram?

Grupos de engajamento são chats, comumente criados no WhatsApp, que reúnem criadores de conteúdo do Instagram. Como o nome diz, eles são feitos para aumentar o engajamento das contas dos participantes. Quando alguém faz um novo post, manda o link no grupo e os demais membros curtem, comentam, salvam e promovem interações.

A ideia parece boa, mas não é. Em primeiro lugar, essa tática infringe as Diretrizes da Comunidade do Instagram, que pede aos seus membros evitarem "conseguir curtidas, seguidores ou compartilhamentos de forma artificial."

Grupos de engajamento no Instagram: chats são criados no WhatsApp — Foto: Marcela Franco/TechTudo

Mais do que violar a regra, a estratégia pode ser um tiro no pé. Ao criar interações irreais, o usuário torna as métricas da conta falsas e, consequentemente, pouco ou nada úteis. Além disso, sem que esses dados reflitam a realidade, fica difícil traçar uma estratégia de marketing que alcance pessoas de verdade, interessadas em comprar seu produto, serviço ou consumir seu conteúdo.

6. Qual a relação entre engajamento e algoritmo do Instagram?

Desde 2016 o algoritmo do Instagram exibe os posts de acordo com sua relevância, e não em ordem cronológica. Esse nível de interesse é medido de acordo com as interações; quanto mais curtidas, comentários, compartilhamentos uma publicação tiver, mais ela é considerada relevante — e espalhada para um leque maior de usuários.

É importante sublinhar que o Instagram não tem um algoritmo, mas vários. Eles funcionam de maneiras distintas para cada parte do aplicativo e da versão web, de forma a aprimorar a experiência do usuário segundo seus interesses.

Instagram Stories: algoritmo das histórias privilegia conteúdo de amigos — Foto: Marvin Costa/TechTudo

Os Stories são mais procurados para encontrar posts de amigos próximos, então esta seção dá prioridade a esse tipo de publicação. A aba Explorar, em contrapartida, prioriza conteúdos de pessoas que não têm conexão com o usuário, já que a ferramenta é usada para descobrir coisas novas.

No feed e nos Stories, as variáveis mais importantes são, nesta ordem: informações sobre a postagem (como quantos likes ela recebeu, horário de publicação, tempo de duração do vídeo); quem postou (fator que considera a quantidade de interações que a pessoa recebeu nas últimas semanas); atividade do usuário (tipo de post que costuma curtir, quantidade de likes que deu); e histórico de interações (levando em conta o engajamento do usuário com uma pessoa em particular).

7. Como aumentar o engajamento no Instagram?

Comunicar-se com os seguidores através de todos os canais disponíveis é uma das melhores formas para ter um bom engajamento no Instagram. Fazer live, publicar no feed e fazer Stories com frequência, sempre observando o desempenho de cada mídia, é um ótimo jeito de envolver o público.

Nesse sentido, uma dica é usar publicações que convoquem os seguidores a interagir, como é o caso das enquetes. Você pode aproveitar o sticker de pergunta dos Stories para conhecer e se aproximar mais dos seguidores. De quebra, as respostas podem te dar ideias de publicações futuras.

Como ter um bom engajamento no Instagram? Fazer lives, Stories e post no feed com frequência é uma boa tática — Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo

Para aumentar o engajamento no Instagram, também é fundamental responder aos seguidores em todos esses canais. Se você posta muito, mas não dá retorno aos fãs, pode criar uma imagem distante e acabar piorando o engajamento a médio prazo. Mesmo que não seja possível – nem saudável – ficar 24 horas por dia conectado, procure interagir com as pessoas diariamente.

Com informações de Instagram (1, 2), Influencer Marketing Hub, Social Insider, Later e Agência Visia

Mais do TechTudo