Utilitários

Por Marcela Franco, para o TechTudo


O pacote de acessibilidade do Android reúne diversos recursos de adaptação que permitem manusear o celular sem precisar usar os olhos ou as mãos. Entre as funções que auxiliam usuários com deficiência visual, auditiva ou motora a usarem o smartphone, estão a transcrição de mensagens ou gravações de voz, o TalkBack e a adaptação do display do celular.

O smartphone pode ser personalizado com as funções nativas na aba "Acessibilidade", localizada nas configurações do celular, ou por meio de aplicativos do Google que completam as medidas. A seguir, conheça seis recursos úteis do pacote de acessibilidade do Android.

Veja seis recursos do pacote de acessibilidade úteis para o manuseio do celular — Foto: Marcela Franco/TechTudo

1. Notificações de som

O recurso notificações de som reconhece barulhos importantes próximos ao celular, como bipe de detector de fumaça e de eletrônicos, campainha, latidos e choro de bebês, e enviar uma notificação ao smartphone sobre as sonoras detectadas. Para ativar a função, é preciso acessar as configurações e tocar em "Acessibilidade". Depois, em "Serviços Instalados", basta procurar por "Notificações de som".

Caso o celular não disponibilize a função, é possível baixar o app Transcrição instantânea na Play Store, que conta com o mesmo recurso. Após o download, na tela inicial do aplicativo, acesse as configurações tocando sobre o ícone de engrenagem e selecione a opção "Abrir Notificações de som".

Recurso notificação de som é útil para usuários com deficiência auditiva — Foto: Reprodução/Marcela Franco

2. Transcrição de mensagens ou gravações de voz

A transcrição de mensagens ou gravações de voz geram legendas automáticas em mídias como vídeos, podcasts e mensagens de áudio. A função está disponível em "Serviços Instalados" na aba "Acessibilidade". Para ativar o recurso, toque em "Transcrição instantânea". Vale ressaltar que a ferramenta realiza a transcrição simultânea apenas no idioma inglês.

O recurso de transcrição gera legendas instantâneas em vídeos — Foto: Reprodução/Marcela Franco

Para driblar a limitação do idioma, o Google possui o app Transcrição instantânea em que captura a fala do usuário, em português, pelo microfone e a exibe em formato de texto.

Aplicativo Transcrição Instantânea reconhece a voz pelo microfone do celular — Foto: Reprodução/Marcela Franco

3. Ouvir textos escritos no celular

O recurso TalkBack realiza a leitura da tela do celular em voz alta. O usuário pode ouvir textos escritos ao tocar em partes da tela que contenham palavras e mensagens. Todas as ações realizadas no smartphone são seguidas de um feedback em relação ao comando para auxiliar o uso do celular sem a necessidade de olhar para a tela.

A função está disponível nas configurações do celular. Na aba "Acessibilidade", basta tocar em "Serviços Instalados" e, depois, em "TalkBack. Em seguida, toque sobre o botão "Desativado" para ativar o recurso.

Toque em "Serviços instalados" e, depois, em "TalkBack" para acessar à função — Foto: Reprodução/Marcela Franco

4. Ler textos com a câmera do celular

O recurso Selecionar para ouvir faz a leitura em voz alta de textos à medida que o usuário aponta a câmera para imagens ou textos e seleciona uma área específica. A função fica disponível em "Serviços Instalados" na aba de "Acessibilidade". Para ligar o recurso, é necessário tocar em "Selecionar para ouvir" e, depois, pressionar o botão "Desativado".

O pacote de acessibilidade do Android possui um atalho que fica localizado bem na parte de baixo da tela, especificamente ao lado dos botões de home e voltar. Sabendo disso, para realizar a leitura em voz alta é preciso acessar a câmera do dispositivo e tocar no atalho, representado pelo ícone de pessoa. Depois, é preciso apontar a câmera para um texto e selecionar a área em questão.

Selecione para ouvir auxilia usuários com deficiência visual — Foto: Reprodução/Marcela Franco

5. Adaptar o display do celular

O Pacote de acessibilidade permite mudar o tamanho da fonte do aparelho, da tela e ajustar cores. Na aba "Acessibilidade", o usuário precisa ir em "Melhorias de visibilidade". Na seção, é possível configurar diversas funções. Em "Tamanho e Zoom", por exemplo, ficam as opções para ampliar a tela e aumentar o tamanho da fonte. Além disso, daltônicos podem ir em "Correção de cor" para ajustar as cores.

Melhorias de visibilidade reúne recursos para personalizar letra, zoom e cores — Foto: Reprodução/Marcela Franco

6. Conectar teclado em braille

O Pacote de acessibilidade deixa o usuário digitar usando o teclado em braille do TalkBack. Para usar a ferramenta, é preciso colocar o celular na horizontal. O teclado possui seis pontos, então é preciso configurar os comandos lembrando que cada ponto representa uma letra do alfabeto. A exclusão de uma letra, o espaço entre palavras e outros comandos são feitos por gestos explicados detalhadamente no tutorial que o Google exibe ao ativar o recurso.

Para usar a ferramenta, abra o teclado no celular e selecione abaixo do botão "Enter" para alterar o teclado para opção braile do TalkBack. Já a configuração da ferramenta deve ser feita na aba de TalkBack em "Acessibilidade".

Teclado em braille do TalkBack é voltado para usuários com deficiência visual — Foto: Reprodução/Marcela Franco

Com informações de Google (1, 2, 3 e 4)

Quatro coisas que você nunca deve fazer no seu celular Android

Quatro coisas que você nunca deve fazer no seu celular Android

Mais do TechTudo