Apps
Publicidade

Por Clara Fabro, para o TechTudo


A Google Play Store pode apresentar erro na hora de atualizar aplicativos automaticamente no celular. Esse problema pode acontecer por diversos motivos, que vão de pouco espaço de armazenamento e memória no dispositivo a erros de sincronização entre contas do Google. Apesar disso, é possível consertar o bug com algumas dicas simples. Na lista a seguir, veja como consertar o erro da atualização na loja do Android.

Erro ao verificar atualizações na Play Store tem algumas soluções possíveis; veja — Foto: Rodrigo Fernandes/TechTudo

Como achar um jogo antigo no Google Play Store? Veja dicas no Fórum do TechTudo.

1. Verificar data e hora do celular

A Google Play Store pode apresentar falhas para atualizar apps se as informações de data e hora do celular não estiverem corretas. Isso acontece porque a loja de aplicativos fica sincronizada com o dispositivo, e pode apresentar problemas para concluir o download dos programas quando os dados estão errados. Nesse caso, o recomendado é deixar os ajustes de data e hora automáticos. Desse modo, você também evita possíveis mensagens de erro no futuro.

Para verificar as informações de data e hora no celular, acesse as configurações do dispositivo e deslize a tela para baixo até encontrar a aba "Sistema". Em seguida, toque sobre "Data e hora" e ative a chave ao lado de "Usar o horário fornecido pela rede" ou "Data e hora automáticas".

Alguns erros na Play Store pode ser corrigidos com a atualização das configurações de data e hora dos dispositivos — Foto: Reprodução/Clara Fabro

2. Desinstalar e instalar a Play Store

A loja de aplicativos do Google não pode ser desinstalada como um aplicativo comum, já que faz parte do sistema do Android. Apesar disso, é possível desinstalar as atualizações da Play Store, que eventualmente podem apresentar alguns bugs.

Para isso, acesse as configurações do dispositivo e toque sobre "Apps e notificações". Em seguida, busque pelo app da Play Store e toque sobre ele. No canto superior direito da tela, selecione as reticências para acessar as opções e toque em "Desinstalar atualizações". Ao finalizar esse passo, atualize a loja de aplicativos, reinicie o dispositivo e veja se o problema foi corrigido.

Desinstalar atualizações pode corrigir erros na Play Store — Foto: Reprodução/Clara Fabro

3. Apagar cache

A memória cache dos aplicativos guarda informações que podem ser úteis para abrir e carregar apps mais rapidamente. No entanto, quando há um acúmulo desses dados, eles podem acabar afetando o funcionamento da Play Store. Por causa disso, é indicado apagar a memória cache da loja de aplicativos com alguma periodicidade.

Para fazer isso, vá até as configurações do dispositivo e toque sobre "Apps e notificação". Em seguida, busque pela Play Store, selecione "Armazenamento e cache" e, depois, "Limpar cache". Reinicie o dispositivo e veja se o problema foi corrigido.

Apague a memória cache da Play Store para tentar corrigir o erro — Foto: Reprodução/Clara Fabro

4. Deslogar e logar na Play Store

Pode ser que as atualizações automáticas não estejam funcionando por alguma falha de login em sua conta do Google. Nesse caso, você pode deslogar da sua conta e logar novamente para tentar corrigir o problema.

Para isso, acesse as configurações do celular e toque sobre a aba "Contas". Em seguida, toque sobre sua conta do Google e selecione "Remover conta". Depois, reinicie o dispositivo, faça o login novamente e confira se o bug foi corrigido.

Remover conta do Google e logar novamente pode solucionar falhas na loja do Android — Foto: Reprodução/Clara Fabro

5. Liberar espaço na memória do celular

É importante manter um espaço de armazenamento livre no celular, já que as atualizações ocupam a memória interna do dispositivo. Por isso, quando não há espaço livre o suficiente, a Play Store pode apresentar erros e não concluir as atualizações. Nesse caso, para verificar se esse é o motivo do problema, tente remover apps que você não usa mais ou apague fotos antigas.

Para fazer isso, vá até as configurações do celular e toque em "Armazenamento". Por lá, você pode conferir o quanto de memória está disponível no dispositivo. Para apagar arquivos grandes, capturas de tela antigas e arquivos duplicados, toque sobre "Gerenciar armazenamento". Caso prefira apagar fotos e apps manualmente, acesse as pastas e indique os arquivos que deseja excluir.

Em "Armazenamento", libere espaço de memória no celular — Foto: Reprodução/Clara Fabro

6. Desativar modo de economia de bateria

Desativar o modo economia de bateria do Android também pode resolver o erro de atualização da loja do Android. Isso acontece porque o sistema para de rodar aplicativos em segundo plano, e a Play Store atualiza os aplicativos dessa forma.

Para desabilitar o modo de economia de bateria, acesse as configurações do celular e toque sobre "Bateria". Em seguida, selecione "Economia de bateria" e, depois, "Desativar agora".

Se o modo economia de bateria estiver ativo, desabilite-o nas configurações do dispositivo — Foto: Reprodução/Clara Fabro

Com informações de Make Use Of

Quatro coisas que você nunca deve fazer no seu celular Android

Quatro coisas que você nunca deve fazer no seu celular Android

Mais do TechTudo