Edição e criação

Por Luiza Loubak, Para o TechTudo


Criar logo grátis é possível com a ajuda de sites como Canva, Adobe Spark e Free Logo Design. Fáceis de usar, as ferramentas permitem personalizar ícones em poucos cliques ou mesmo gerar logotipos automaticamente a partir de uma série de respostas a perguntas sobre a marca. Os serviços são ideais para quem está começando um negócio e precisa criar uma logomarca, mas ainda não tem recursos financeiros para contratar um designer.

Pensando nisso, o TechTudo preparou uma lista com seis sites para criar logos diretamente pelo computador. Confira, a seguir, as funcionalidades, possibilidades de personalização, principais recursos e diferenciais das plataformas.

Logo pode ser criada por serviços gratuitos na Internet — Foto: Luiza Loubak/TechTudo

Qual o editor de imagem você costuma usar? Participe no Fórum do TechTudo

1. Canva

Criar logo grátis com o Canva é fácil. O site disponibiliza uma ampla gama de templates profissionais para a criação de currículos, posts em redes sociais, cartões de negócio, entre outros designs. Na página inicial da plataforma, o usuário pode navegar pela seleção de modelos e selecionar o que mais gosta. A partir daí, é possível editar o desenho da maneira de desejar: mudar o fundo, o texto, fazer upload de imagens e de outros elementos.

Site para criar logotipo grátis: Canva é editor popular com interface intuitiva e simples — Foto: Reprodução/Luiza Loubak

Apesar de ser gratuito, o Canva requer cadastro. Vale lembrar que a opção gratuita do serviço possui limitações, e os usuários podem optar pelo Canva Pro para ter acesso a mais opções de edição. O editor se destaca por sua interface em português e comandos intuitivos. Além disso, o site para criar logotipo permite compartilhar projetos ou baixá-los nos formatos PDF, JPG e PNG.

2. Adobe Spark

O Adobe Spark permite criar logo de forma simples e gratuita. A plataforma oferece grande variedade de templates, com opções de edição para modificar cores, adicionar textos e acrescentar elementos como adesivos e ícones.

Site para criar logomarcas: Adobe Spark permite personalizar ícones diversos — Foto: Reprodução/Luiza Loubak

É importante ressaltar que, assim como o Canva, o Adobe Spark oferece uma versão premium com funcionalidades específicas, como modelos próprios de edição, paleta de cores e filtros mais sofisticados. O site para criar logomarca se destaca tanto pela qualidade quanto por fazer parte da maior empresa de softwares gráficos do mundo, a Adobe, responsável por programas como Photoshop e Illustrator.

3. Criador de Logo Wix

O Wix possibilita que os usuários criem uma logo no Wix Logo Maker em poucos minutos. Cada logomarca é totalmente personalizável, e o usuário poderá alterar a fonte, cor, tamanho, texto e muitos outros elementos da imagem. Além disso, todos os direitos de uso comercial sobre as logos criadas são garantidos pelas políticas do serviço.

Criador de Logo Wix: site permite criar logotipo grátis em poucos passos — Foto: Reprodução/Luiza Loubak

O processo de criação de logotipo é bastante simples. Após fazer login no site, é necessário inserir informações solicitadas pela plataforma. Feito isso, é importante que o usuário delimite o setor com o qual trabalha: fotografia, hotelaria, entre outros. Em seguida, basta selecionar os estilos que mais combinam com a sua marca, escolher opções prontas e, por último, informar ao serviço qual é a finalidade do layout: se ele será usado no site, nos cartões de visita ou nas redes sociais.

4. Tailor Brands

Tailor Brands (https://www.tailorbrands.com/pt-br/logo-maker) é um dos serviços de criação mais populares do mercado. O site permite criar designs simples e personalizados para empresas e marcas em poucos minutos. Para isso, basta responder algumas perguntas sobre a marca e o setor no qual ela está inserida, informar o tipo de logotipo preferido (baseado no ícone ou nome) e escolher os estilos de fonte que mais te agradam.

Tailor Brands, um dos serviços mais populares do mercado, trabalha com recursos de marketing — Foto: Reprodução/Luiza Loubak

Após a inserção das informações, o Tailor Brands gera um logotipo personalizado para a marca. Se gostar da arte, você pode prosseguir para a próxima etapa, que envolve a criação de arquivos do logotipo, site e publicações sociais. Se não gostar do logo, é possível customizá-lo. Ao final do processo no site para criar logo grátis, a imagem pode ser salva em um arquivo ZIP, incluindo os formatos JPG e PNG.

5. Free Logo Design

O FreeLogoDesign (https://pt.freelogodesign.org/) é um editor online com um assistente para criação de logotipos gratuitos. A ferramenta deixa o usuário livre para customizar cada detalhe de suas logomarcas, apresentando recursos como alterar cores, incluir figuras, modificar fontes e incluir formas ou ícones.

Site de criar logo: Free Logo Design é fácil de usar, mas apresenta limitações na versão gratuita — Foto: Reprodução/Luiza Loubak

Para criar um design, basta digitar o nome da sua empresa, selecionar o seu nicho ou setor de comércio e clicar em “Iniciar”. Feito isso, você será redirecionado para uma página com centenas de logomarcas online, todas prontas para edição. O serviço possui algumas limitações na versão gratuita, como o download de imagens na resolução máxima de 200 x 200 pixels.

6. Free Logo Maker

Free Logo Maker (https://hatchful.shopify.com/pt-BR/) é um dos serviços da Shopify para criação e edição de logomarcas. O editor oferece templates em alta resolução que podem ser personalizados com apenas alguns cliques, sem exigir experiência em design. O acesso ao Free Logo Maker é gratuito, seja você um comerciante do Shopify ou não.

Free Logo Maker: site para criar logotipo pertence à Shopify — Foto: Reprodução/Luiza Loubak

Para criar uma logo, basta responder a algumas perguntas sobre o seu negócio, e a inteligência artificial do serviço irá sugerir logomarcas com base nos modelos disponíveis na plataforma. A partir daí, é possível desfrutar de alguns benefícios como editar logos personalizados especificamente para seu nicho e baixar pacotes de branding prontos pra uso.

*Nota de transparência: Canva e TechTudo mantêm uma parceria comercial. Ao assinar alguma ferramenta no site parceiro, o TechTudo pode ganhar uma comissão ou algum outro tipo de compensação.

Veja também: Canva: saiba tudo sobre o aplicativo de edição

Canva: saiba tudo sobre o aplicativo de edição

Canva: saiba tudo sobre o aplicativo de edição

Mais do TechTudo