Redes sociais

Por Raquel Freire, para o TechTudo


Ter uma conta verificada no Instagram é o sonho de muita gente. O selo azul ao lado do nome de usuário, que atesta a autenticidade de um perfil na rede social, pode ser solicitado por qualquer pessoa a partir do app para Android e iPhone (iOS). No entanto, o recurso é destinado para contas de relevância pública, como celebridades, formadores de opinião, políticos, marcas, governos e ONGs.

O Instagram vem constantemente ajustando a verificação, com o objetivo de tornar o processo mais transparente e inclusivo. A mais recente mudança, por exemplo, aumentou a base de fontes que a plataforma consulta para verificar se um perfil é relevante ou não. Confira, a seguir, curiosidades sobre contas verificadas no Instagram e como conseguir o selo na plataforma.

Conta verificada no Instagram: lista mostra sete curiosidades sobre o recurso — Foto: Raquel Freire/TechTudo

1. O que é a verificação do Instagram?

A verificação existe para que as pessoas saibam que contas notáveis — como de políticos, celebridades e empresas — pertencem de fato a essas entidades. O selo confirma a autenticidade de uma conta, diferenciando-a de perfis fakes ou de fãs. Por isso, uma das principais vantagens de ter conta verificada no Instagram é a credibilidade que o selo passa aos seguidores.

É importante notar que a verificação não significa um endosso do Instagram ao que é postado no perfil verificado. De acordo com a plataforma, o conteúdo de uma conta com check azul não é favorecido pelo algoritmo em relação à distribuição.

2. Quais são os requisitos para verificação?

O primeiro passo fundamental para uma conta ser verificada no Instagram é seguir os Termos de Uso e as Diretrizes da Comunidade. É importante que o usuário tenha noção das coisas que não devem ser postadas na rede. Isso inclui não promover discurso de ódio, não difamar pessoas ou entidades, respeitar leis nacionais e internacionais, não enviar mensagens indevidas pelo Instagram Direct, entre outras regras da plataforma.

Outro aspecto essencial é a conta representar uma pessoa real, uma empresa registrada ou uma entidade bem conhecida e frequentemente pesquisada. Ela precisa ser pública e ter uma biografia, foto de perfil e, ao menos, um post. Perfis em homenagem a alguém, por mais que sejam idôneos, não podem ter o selo de verificação.

Instagram permite duas contas verificadas de mesma entidade com idiomas diferentes — Foto: Reprodução/Raquel Freire

A conta deve ser a presença única da pessoa, empresa ou entidade que ela representa. Alguém ou alguma instituição com mais de um perfil só pode ter o selo de verificação em uma conta. A exceção é para contas com idiomas distintos, como o YouTube e o YouTube Brasil.

3. Como solicitar verificação no Instagram?

Para ter uma conta verificada no Instagram, é preciso responder um formulário disponível no próprio aplicativo. Para encontrá-lo, basta entrar na aba de perfil, ir em "Configurações", acessar o menu "Conta" e pressionar "Solicitar verificação".

A ficha é dividida em duas etapas. A primeira é para confirmar autenticidade, sendo preciso informar seu nome de usuário, nome completo e anexar um documento de identificação digitalizado.

Na segunda etapa, o usuário deve confirmar notabilidade na plataforma, informando a qual categoria pertence a figura pública, entidade ou marca. Também é possível indicar o público predominante que segue a conta e apelidos ou nomes artísticos pelos quais o perfil é conhecido.

Formulário para solicitar verificação no Instagram — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Para facilitar o processo de revisão por parte da equipe do Instagram, o usuário ainda pode linkar matérias e contas de outras redes sociais que demonstrem que o perfil é de interesse público. O Instagram não considera conteúdo pago ou promocional como fontes de notícias.

A mais recente atualização na política de verificação expandiu a lista de fontes de notícias para veículos mais diversificados. Na prática, isso significa que publicações veiculadas por portais voltados para as comunidades negra, LGBTQIA+ e latina, por exemplo, podem ser incluídas no formulário para indicar relevância para esses públicos.

Vale ressaltar que o Instagram não cobra pela concessão da verificação e nem entra em contato para solicitar confirmação de verificação. Se algum perfil entrar em contato com esses objetivos, é provável que se trate de um golpe.

4. É possível transferir um selo de verificação?

Não. Contas verificadas não podem mudar ou transferir o selo para um perfil diferente, e também não podem mudar o nome de usuário. O selo é um sinal de que o Instagram analisou e confirmou a autenticidade do perfil. Uma transferência significaria que a análise estaria desatualizada e, logo, a confirmação não valeria mais.

5. Quanto tempo leva para a solicitação ser avaliada pelo Instagram?

O Instagram pode levar até 30 dias para avaliar uma solicitação. É preciso esperar esse tempo, pois a plataforma cancela a inscrição de quem envia vários pedidos antes de receber uma decisão.

Você pode acompanhar o pedido tocando na central de notificações, representada pelo ícone de coração na página principal do app. A notificação estará na seção "Atividade".

Tempo de análise para liberar selo de verificação do Instagram é de até 30 dias — Foto: Reprodução/Raquel Freire

6. O que fazer se o pedido for negado?

Os usuários podem solicitar selo de verificação do Instagram novamente 30 dias depois que o primeiro pedido tiver sido negado. Caso não tenha preenchido todos os campos do formulário na primeira vez, é recomendável fazer isso na segunda tentativa para aumentar as chances de conseguir o selo azul.

7. O Instagram pode retirar a verificação de uma conta?

Sim. Um selo de verificação do Instagram fake — adquirido de maneira indevida, como por transferência ou compra — pode ser retirado a qualquer momento pela plataforma, que também pode desativar os perfis de compradores e vendedores. O check também pode sumir se a verificação tiver sido feita por terceiros, e não pelo próprio dono da conta.

Imagem mostra contas falsa no Instagram; perfis fake não recebem selo de verificação — Foto: Carolina Oliveira/TechTudo

Outro motivo para perder a verificação é promover serviços ou atividades que violam os Termos de Uso e Diretrizes da Comunidade na foto de perfil, biografia ou seção de nome. Mudar a conta de pública para privada diversas vezes é ainda uma razão para remoção do check azul.

Com informações de Instagram

Veja também: Cinco tipos de stories para aumentar o engajamento no Instagram

5 tipos de Stories para aumentar o engajamento no Instagram

5 tipos de Stories para aumentar o engajamento no Instagram

Mais do TechTudo