Redes sociais

Por Marcela Franco, para o TechTudo


O Telegram alcançou a marca de um bilhão de instalações em celulares Android e iPhone (iOS) na última semana, segundo levantamento da empresa de análise de dados Sensor Tower. Esse número foi alcançado alguns dias após o aniversário de oito anos do app. Já o grande rival WhatsApp chegou ao marco de cinco bilhões de downloads ainda em janeiro de 2020. Vale dizer que o Telegram foi o 15º aplicativo a atingir o feito, dividindo a seleta lista com Facebook, Netflix, Instagram e Spotify.

Ainda de acordo com a Sensor Tower, o número de downloads do Telegram disparou no primeiro semestre de 2021, chegando a 214,7 milhões de instalações nesse período. O app foi beneficiado pela polêmica da nova política de privacidade do WhatsApp no início deste ano, que fez com que usuários buscassem outras opções de mensageiros. Embora seja menos popular do que o WhatsApp, o Telegram traz alguns recursos exclusivos. A seguir, confira seis funções do Telegram que o mensageiro do Facebook não tem.

Seis funções do Telegram que você não encontra no WhatsApp, saiba mais sobre os recursos — Foto: Marvin Costa/TechTudo

Como enviar figurinhas do WhatsApp para o Telegram? Descubra no Fórum do TechTudo.

1. Chats de vídeo

O chat de vídeo funciona como uma sala de conversa online em que participantes de um mesmo grupo ou canal podem interagir simultaneamente por áudio ou vídeo. A ferramenta permite que os usuários fiquem "sempre" disponíveis no local virtual. No entanto, é possível ativar ou desativar o microfone e a câmera a qualquer momento.

A função é ideal para empresas que operam de forma remota, por exemplo, uma vez que é possível encontrar alguém por lá a qualquer momento para tirar dúvidas, falar algo rápido ou até mesmo para fazer reuniões. Mesmo estando em um chat de vídeo, o usuário consegue usar o celular para entrar em qualquer aplicativo.

Para entrar em um chat, basta tocar no ícone de mensagem, localizado no menu do grupo. Entre outras ferramentas que integram o chat de vídeo, está a possibilidade de levantar a mão e a de salvar conversas gravadas. Além disso, vale destacar que administradores de canais e grupos públicos podem criar chats de vídeo para conversar com mais de 100 mil usuários ao vivo.

Toque no ícone de conversa no menu do grupo para entrar em um chat de vídeo no Telegram — Foto: Reprodução/Marcela Franco

2. Convites de grupo com prazo de validade

O convite de grupo com prazo de expiração é outra função presente no Telegram que não está disponível no WhatsApp. Com o recurso, o usuário pode criar um grupo e limitar o tempo em que ele poderá ser acessado pelo link e o seu número de participantes. A função é uma boa para quem deseja ter mais controle sobre um grupo ou, ainda, reunir uma quantidade exata de pessoas em um só local de forma rápida.

Para criar um convite de grupo que expira, basta tocar sobre o nome do grupo e, depois, pressionar "Editar" no ícone de caneta. Em seguida, vá em "Links de Convite". Para continuar, vá em "Criar Novo Link". Após definir o tempo em que o grupo ficará aberto, basta tocar em "Criar Links".

Links de convite de grupos possui duração limitada no Telegram — Foto: Reprodução/Marcela Franco

3. Papel de parede animado

O Telegram permite adicionar papel de parede animado que se "mexem" e mudam de cor quando o usuário envia uma mensagem para alguém. O aplicativo disponibiliza algumas opções padrões em degradê multicolorido. Porém, se o usuário preferir, é possível ainda customizar seu próprio papel de parede, selecionando as cores do wallpaper e a textura.

Para adicionar papel de parede animado no Telegram, toque no menu do app, simbolizado por três linhas na horizontal no canto esquerdo da tela principal. Depois, toque em "Configurações" e, em seguida, toque novamente em "Configurações de Chats". Feito isso, vá em "Alterar Papel de Parede" e selecione alguma opção de papel de parede animado.

Os papéis de parede animados se mexem toda vez que o usuário manda mensagem no Telegram — Foto: Reprodução/Marcela Franco

4. Vídeo-chamadas em grupo com transmissão

As vídeo-chamadas do Telegram comportam até mil espectadores e permitem que até 30 usuários compartilhem a tela com som ou ainda transmitam o vídeo da câmera. Com o recurso, o Telegram amplia o leque de aplicativo de mensagens para o de app que também oferece o serviço de videoconferência.

Para começar uma vídeo-chamada em grupo, primeiro é preciso criar um chat de vídeo no grupo que deseja realizar a transmissão de vídeo. É possível fazer isso tocando sobre o nome do grupo e, depois, tocando nos três pontos na vertical para acessar o menu. Feito isso, vá em "Iniciar Chat de vídeo". Você poderá ligar sua câmera e compartilhar sua tela. Vale destacar que somente administradores podem criar chat de vídeo, mas, caso algum membro do grupo queira participar da chamada, basta entrar na sala virtual tocando no ícone de mensagem no menu do grupo.

Faça videochamadas com até mil pessoas no Telegram — Foto: Reprodução/Marcela Franco

5. Mensagens de vídeo

Outro recurso interessante do Telegram são as mensagens de vídeo. Elas podem ser enviadas para qualquer contato para mostrar algum momento do dia. O recurso ainda dispensa que o usuário baixe vídeos na galeria do celular. Dessa forma, além de ser uma maneira prática de compartilhar os momentos, as mensagens de vídeo são úteis para economizar espaço da memória do celular.

As mensagens de vídeos com sons são exibidas nas conversas em um formato de círculo, que podem ser expandidos ao tocar sobre elas. É possível também pausar o conteúdo. Tocando no ícone de microfone, na barra de mensagem, você mudará para o modo de mensagem de vídeo. Feito isso, mantenha o ícone pressionado para gravar a mensagem de vídeo.

Mensagens de vídeo no Telegram podem ser uma boa opção para quem gosta de compartilhar momentos — Foto: Reprodução/Marcela Franco

6. Compartilhar a tela

O Telegram permite também compartilhar a tela em ligações de vídeo no privado. A função é útil para quem deseja compartilhar alguma informação no celular ao vivo com um contato, ou até mesmo para quem precisa fazer apresentações.

Para compartilhar a tela durante uma videochamada, selecione a opção "Tela". Depois, toque em "Compartilhar Vídeo". Vale destacar que o compartilhamento de tela inclui sons do celular.

No Telegram, é possível compartilhar tela em conversas privadas — Foto: Reprodução/Marcela Franco

Com informações de Telegram (1, 2, 3, 4 e 5)

Telegram: quatro funções curiosas

Telegram: quatro funções curiosas

Mais do TechTudo