Sistemas operacionais

Por Filipe Garrett, para o TechTudo


O erro "O Windows não pode acessar o dispositivo, caminho ou arquivo especificado" está relacionado à incapacidade de o sistema acessar alguma informação. Relativamente comum na plataforma da Microsoft, o problema pode ser causado por diversos fatores: dados bloqueados, bloqueio pelo antivírus, inacessibilidade pela remoção de pendrives, discos ou partições, ou até mesmo falta de permissões de acesso.

As soluções para o erro, no entanto, são simples. Confira, a seguir, quais são as ocorrências mais comuns envolvendo o problema e as dicas sugeridas para corrigir o erro "Windows não pode acessar o dispositivo, caminho ou arquivo especificado".

Erro 'Windows não pode acessar o dispositivo' aparece no software e bloqueia acesso aos arquivos; veja como resolver — Foto: Filipe Garrett/TechTudo

Qual o melhor Windows de todos os tempos? Participe no Fórum do TechTudo

Desbloqueio do arquivo

É possível que o arquivo que você tenta acessar esteja bloqueado pelo sistema. Nesses casos, uma medida simples de acesso ao menu “Propriedades” pode corrigir o defeito. Selecione o arquivo ou pasta com problema, clique com o botão direito do mouse e escolha a opção “Propriedades”.

Erro no Windows: imagem destaca parte inferior da janela de propriedades do artigo — Foto: Reprodução/Filipe Garrett

Verifique se, na aba “Geral”, a opção “Desbloquear” está disponível. Em caso positivo, ela deve aparecer na parte inferior da caixa de diálogo. Se ela estiver presente, apenas selecione e confirme com “Aplicar”.

Antivírus impedindo o funcionamento

Erro no Windows: imagem mostra botão para desativar antivírus — Foto: Reprodução/Filipe Garrett

É possível que o antivírus esteja bloqueando o acesso ao arquivo. Neste caso, você precisa proceder com cautela: se não confia ou não tem como garantir a integridade do arquivo ou pasta, talvez seja melhor não arriscar. Entretanto, se você tem confiança absoluta no conteúdo, pode tentar desativar o antivírus temporariamente para um teste.

Na sequência a seguir, mostramos como fazer o processo no Windows Defender, o antivírus padrão do Windows. Caso você use um antivírus de outro desenvolvedor, será preciso adaptar o procedimento.

Primeiro, acesse o painel de “Segurança do Windows”, encontrado no app “Configurações”. Uma vez com o painel aberto, escolha “Proteção contra vírus e ameaças”. Na nova tela, você verá uma série de opções e basta escolher “Configurações de proteção contra vírus e ameaças”. Nesta página, selecione “Proteção em tempo real” para testar novamente.

Necessidade de permissão do arquivo ou pasta

Windows não pode acessar o dispositivo? Imagem mostra janela que exibe permissões necessárias para abrir o arquivo ou pasta — Foto: Reprodução/Filipe Garrett

Uma outra explicação para o problema "O Windows não pode acessar o dispositivo, caminho ou arquivo especificado" é a falta de permissão de acesso para a sua conta de usuário. Esse tipo de situação é mais comum em computadores compartilhados com outras pessoas ou cedidos por empresas: é possível que a sua conta de usuário tenha alguns limites de acesso que te impedem de realizar algumas tarefas e executar alguns tipos de arquivos.

Para testar e verificar se você tem permissões corretas – ou mesmo o poder para alterá-las –, selecione o arquivo ou pasta que está criando o problema e clique com o botão direito sobre o ícone. No menu, escolha a opção “Propriedades”. Feito isso, navegue até a aba “Segurança”.

Na caixa “Nomes de grupo ou de usuário”, selecione o seu nome ou a conta com a qual utiliza o computador. Verifique quais são as permissões de acesso e modificação que você possui sobre o arquivo (você pode sempre ignorar as “permissões especiais”). Caso alguma delas esteja bloqueada, basta liberá-las clicando em “Editar”.

Confirmação da localização do arquivo

Windows não pode acessar o dispositivo? Imagem mostra opção 'Abrir local do arquivo', disponível ao clicar sobre o arquivo com o botão direito do mouse — Foto: Reprodução/Filipe Garrett

Imagine que o arquivo que você quer rodar estava disponível num disco externo, pendrive ou numa partição que já não existe mais, ou que não estão mais conectados ao computador. Embora a referência para esse arquivo tenha sido preservada pelo Windows, o seu local está inacessível: é por isso que a mensagem de erro sugere um “dispositivo ou caminho não encontrado”.

É possível testar o local do arquivo clicando sobre ele com o botão direito e selecionando “Abrir local do arquivo”. Caso o Windows encontre uma pasta de destino, você pode tentar executar o arquivo original.

Recuperar arquivo removido

Outra causa para o erro "O Windows não pode acessar o dispositivo, caminho ou arquivo especificado" são arquivos apagados por engano ou corrompidos. Neste caso, a solução é simples: tente recuperar a informação baixando o arquivo novamente, ou encontrando uma cópia de segurança em um backup.

Caso não exista backup ou fontes de onde você pode buscar o mesmo arquivo, o seu último recurso é a recuperação dos dados usando apps específicos. Para isso, é necessário saber como recuperar arquivos deletados.

Com informações de Microsoft

Veja também: Windows 11: veja cinco destaques do novo sistema da Microsoft

Windows 11: veja cinco destaques do novo sistema da Microsoft

Windows 11: veja cinco destaques do novo sistema da Microsoft

Mais do TechTudo