Call of Duty: Vanguard, o novo jogo da franquia da Activision, será lançado mundialmente no dia 5 de novembro. Além da campanha, Vanguard trará o tradicional multiplayer com novos modos de gameplay e outras novidades, como a integração com CoD Warzone. O jogo já está disponível para venda nas versões digitais para PlayStation 4 (PS4), PlayStation 5 (PS5), Xbox One, Xbox Series X/S e PC, com preço que varia de R$ 229,90 a R$ 439 de acordo com a plataforma. Confira a seguir o que esperar do game.
Call of Duty: Vanguard é o próximo título da franquia de FPS — Foto: Divulgação/Activision
Modo campanha
Call of Duty: Vanguard traz de volta à franquia a história da Segunda Guerra Mundial. Desta vez, a trama do modo Campanha se passará nos anos finais do combate e terá como objetivo impedir que o Eixo escape com potencial para o ressurgimento. Com combates em diferentes frentes, o jogo traz quatro personagens jogáveis – Arthur Kingsley, Polina Petrova, Lucas Riggs e Wade Jackson – que lideram as forças especiais globais, conhecida como Força-Tarefa Um, e possuem narrativas diferentes.
Modo Campanha trará quatro personagens jogáveis: Wade Jackson, Polina Petrova, Arthur Kingsley e Lucas Riggs — Foto: Divulgação/Call of Duty
O sargento Arthur Kinglsey, líder da Força-Tarefa Um, nasceu na região de Douala, Camarões, serviu o Exército Britânico e frequentou a Universidade de Cambridge. Caracterizado pelo seu multilinguismo, Kinglsey tem sua alma gentil e sorriso caloroso. Apesar disso, ele possui como maior ressentimento entender os problemas do mundo e não conseguir corrigi-los, fato que o incentiva a lutar contra os nazistas.
A tenente Polina Petrova nasceu e foi criada em Stalingrado, União Soviética, e se envolveu no combate não por sua escolha, mas pela necessidade de defender o seu país. Sua principal característica é a habilidade de tiro que aprendeu com a família. Já a sua motivação para lutar é a vingança por tudo que ela e sua comunidade perderam durante a guerra.
O soldado Lucas Riggs veio de Melbourne, Austrália, e se alistou para lutar na Segunda Guerra Mundial antes mesmo do recrutamento ser implementado. Descrito pelos seus aliados como gentil e pelos seus inimigos como um guerreiro honroso, tem como especialidade o uso de explosivos.
Por fim, o tenente de 1ª Classe Wade Jackson é de Nova York, Estados Unidos, e especialista em pilotar aeronaves. Descrito como carismático e empolgado, curte desafios e gosta de ter a chance de mostrar seus talentos naturais sob os holofotes para provar que ele é o melhor.
Modo multiplayer
Modo "Patrol" será a novidade no multiplayer de Vanguard — Foto: Divulgação/Call of Duty
Sucesso em todas os títulos da franquia Call of Duty, o modo multiplayer em Vanguard ganhou algumas novidades nos modos de jogo, porém sem deixar de lado o tradicional. Ao todo serão 20 mapas divididos entre Tático (times de seis jogadores) e Blitz (times com até 24 jogadores). Os modos tradicionais como Team Deatmatch, Domination, Kill Confirmed, Search and Destroy e Champion Hill (duos, trios e, como novidade, o modo solo) continuam presentes no game.
A grande novidade no que diz respeito aos modos está em Patrol, onde os jogadores experimentarão uma nova Zona de Conflito com um objetivo móvel variando pelo mapa. Por fim, o jogo manterá o sistema de progresso e melhoria de armamentos. Já o lançamento de novos mapas e modos continuará durante as temporadas.
Mapas disponíveis no modo Multiplayer
Ao todo 20 mapas estarão disponíveis no modo multiplayer já no dia do lançamento — Foto: Divulgação/Call of Duty
O modo multiplayer de CoD: Vanguard terá, já no seu lançamento, 20 mapas disponíveis para jogar em um conjunto diversificado de biomas no Pacífico, na Frente Ocidental, na Frente Oriental e no Norte da África. Do total, 16 foram desenvolvidos a partir da história central do jogo, quatro serão releituras de mapas clássicos de outras versões da franquia, além de um mapa para o modo zumbis e quatro arenas para o modo Champions Hill.
Durante o beta, realizado em setembro, um dataminer vazou o nome dos mapas que estarão disponíveis no novo título da Activision. Confira:
Mapas de CoD: Vanguard (rumor)
Airstrip (modo Champions Hill) |
Bastion |
Berlin |
Bocage |
Casablanca |
Castle (releitura de CoD: World at War) |
Courtyard (modo Champions Hill) |
Das Haus |
Demyansk |
Desert Siege |
Dome (releitura de CoD: World at War) |
Factory |
Gavutu |
Hotel Royale |
Market (modo Champions Hill) |
Numa |
Numa-Numa |
Oasis (releitura de CoD: Modern Warfare 3) |
Paradise |
Red Star |
Shipment |
Sub Pen (releitura de CoD: World at War) |
Train Yard (modo Champions Hill) |
Tuscan |
War of the Dead (modo Zombies) |
Integração com Warzone
Novo mapa de Warzone estará disponível após o lançamento de CoD: Vanguard, ainda sem data definida — Foto: Divulgação/Call of Duty
O lançamento de Vanguard resultará em grandes mudanças também para CoD: Warzone, Battle Royale gratuito da franquia. A mais impactante será o novo mapa baseado em Vanguard, até o momento denominado de Pacífico. Baseado em uma ilha, o novo cenário sairá da área urbana de Verdansk e se passará em uma densa floresta.
A partir do lançamento do novo mapa em Warzone – ainda sem data oficial, mas com previsão para acontecer ainda em 2021 – a integração com Vanguard, Modern Warfare e Black Ops Cold War terá início. Será possível compartilhar o progresso do Passe de Batalha e Ranking, criar armamentos do Warzone com conteúdos de todos os títulos de CoD, além utilizar itens obtidos por meio de um Passe de Batalha ou um Pacote de Loja.
Modo Zumbis
Modo promete ser uma continuidade da história iniciada em Black Ops Cold War — Foto: Divulgação/Call of Duty
O Modo Zumbis é outro modo tradicional de títulos da franquia que continuará em Vanguard. A Activision promete novidades para o game, que servirá como uma continuação para a história do modo em Black Ops Cold War. Essa será a primeira vez que a franquia faz um crossover de narrativa entre seus títulos.
Crossplay e desempenho em consoles da nova geração
Jogo promete rodar a 120FPS no PS5 e Xbox Series X — Foto: Divulgação/Call of Duty
Como já é de costume nos lançamentos recentes da franquia, Call of Duty: Vanguard será totalmente crossplay. Assim, os jogadores de plataformas diferentes poderão jogar na mesma partida. Entre os consoles da nova geração, o título roda a 60 fps sem nenhuma variação.
O canal do YouTube El Analista de Bits fez um teste durante a versão beta do título utilizando o PlayStation 5 e Xbox Series X. Rodando o game em 120 fps, a análise mostrou que em alguns momentos o console da Microsoft teve dificuldade em manter a taxa de quadros por segundo estável, o que não aconteceu no PS5. O youtuber destacou que o problema pode ser corrigido na versão final do jogo.
Com informações de Call of Duty (1, 2), El Analista de Bits e Videogames Chronicle.