Por Lucas Santos, para o TechTudo


Algumas extensões do Google Chrome podem se tornar aliadas para os usuários que buscam mais segurança ao realizar compras online e que desejam proteger os dados pessoais. As plataformas oferecem informações sobre a segurança da página, permitem navegar sem se preocupar se os dados estão sendo usados de maneira indevida, bloqueiam anúncios indesejados e também deletam o histórico ao fechar o navegador.

É possível realizar o download de forma simples pela loja do navegador do Google. O uso das extensões é intuitivo e algumas podem exigir que o usuário crie uma conta. O TechTudo separou cinco opções que prometem tornar a experiência do usuário mais segura na hora de comprar em lojas virtuais.

Lisa reúne opções de extensões que ajudam a comprar online com mais segurança — Foto: Lucas Santos/TechTudo

1. AVG Online Security

O AVG Online Security é uma opção para os usuários que desejam navegar utilizando o Google Chrome de maneira segura. A extensão é capaz de identificar sites que agem como phishing e notifica o usuário para que ele não caia em golpes. O sistema de reputação de sites da AVG também permite que os usuários obtenham feedbacks de outras pessoas que já acessaram o site.

Ao entrar em uma página com a extensão ativa, os usuários podem avaliar se a plataforma é positiva ou negativa. O AVG Online Security promete bloquear publicidades e sites de pesquisas, e ainda impede que o usuário seja espionado. Após acessar a página da extensão na loja online do Google Chrome, basta selecionar a opção "Usar no Chrome".

O AVG Online Security permite que o usuário vote caso considere o site seguro — Foto: Reprodução/Lucas Santos

2. Sitejabber

O Sitejabber é um verificador capaz de indicar para os usuários se um site é perigoso ou não. A classificação é feita por meio da experiência que a comunidade teve com algum site. Os usuários votam, e a extensão indica por meio de cores o nível de confiabilidade. Segundo o desenvolvedor, mais de 100 mil pessoas contribuem com a análise das páginas.

Após ativar a extensão, a plataforma verifica automaticamente o site e indica com a cor verde que a experiência de outros usuários foi positiva, em amarelo se a experiência foi mista e na cor vermelha quando é negativa. Quem utiliza o Sitejabber também consegue votar e classificar algum site que não está na lista.

O Sitejabber permite ter acesso a classificação de diversos sites — Foto: Reprodução/Lucas Santos

3. LastPass

A plataforma LastPass é um gerenciador de senhas que permite ao usuário armazenar diversos dados em um único local, o que pode facilitar o acesso a sites que dependem de login. É possível armazenar nomes, senhas, checkout de cartões de crédito e outros dados que o usuário considerar. É possível acessar a extensão em diversos dispositivos, bastando apenas entrar na plataforma com sua senha mestra.

A plataforma permite que o usuário gere senhas mais seguras para diversos sites sem medo de esquecê-las. O verificador de segurança do LastPass indica quais senhas precisam ser alteradas por oferecerem um nível de segurança baixo ou quando estão duplicadas. A ferramenta também está disponível para Android e é necessário criar uma conta antes do primeiro uso.

As senhas de redes sociais e outras plataformas ficam salvas na extensão para acesso prático — Foto: Reprodução/Lucas Santos

4. Disconnect

O Disconnect é uma extensão que promete tornar a navegação mais rápida, segura e privada. É possível visualizar e bloquear sites que estejam rastreando o usuário e utilizando suas informações pessoais sem autorização. A promessa é de que a página fique 44% mais rápida com a utilização da extensão.

Ela permite que o usuário visualize os principais fornecedores de anúncios indesejados e os bloqueie. Outro destaque do Disconnect é a possibilidade de criptografar o tráfego do usuário para protegê-lo, além de mascarar o endereço de IP ao utilizar uma rede pública de acesso à internet.

O Disconnect permite bloquear anúncios indesejados ao visitar sites — Foto: Reprodução/Lucas Santos

5. Click&Clean

A extensão Click&Clean é uma opção para limpar o navegador após o uso. A plataforma possibilita excluir os históricos de navegação e de download, apagar arquivos temporários, limpar os cookies e esvaziar o cache. Ao realizar essas ações, a extensão promete proteger a privacidade do usuário.

Outro destaque da plataforma é a possibilidade de realizar uma varredura na busca de malwares que podem colocar a segurança do usuário em risco, além da exclusão de dados SQL no navegador.

O Click&Clean oferece diversas opções para limpar o histórico de navegação — Foto: Reprodução/Lucas Santos

Fire TV Stick: Qual escolher?

Fire TV Stick: Qual escolher?

Mais do TechTudo