Álbuns e organizadores

Por Marcela Franco, para o TechTudo


Achar fotos antigas no Google Fotos é uma tarefa que pode ser facilitada com dicas simples, válidas para Android e iPhone (iOS). O aplicativo de armazenamento e visualização de mídias conta com recursos de inteligência artificial que auxiliam a encontrar conteúdos específicos, o que dispensa o trabalho de olhar foto por foto.

Navegar pelas datas da galeria com a barra de rolagem e usar a ferramenta de buscas para pesquisar por localização, por exemplo, são algumas das funções que ajudam na busca. Na lista a seguir, confira quatro dicas para recuperar fotos antigas no Google Fotos.

É possível achar fotos antigas no Google Fotos usando recursos do app — Foto: Marcela Franco/TechTudo

Se apagar foto do celular, apaga também do Google Fotos? Tire essa e outras dúvidas no Fórum do TechTudo.

1. Navegar pelas datas da galeria com a barra de rolagem

A galeria do Google Fotos conta com uma barra de rolagem contínua que exibe o mês e o ano em que as mídias foram feitas. Essa função pode ser encontrada no canto direito da tela. À medida que o usuário rola a tela para baixo no ícone de rolagem, as fotos são rapidamente deslocadas para cima, enquanto a informação de sua data é mostrada em destaque na parte direita da tela. Sabendo o ano e o mês aproximado em que a foto ou vídeo foram feitos, é possível encontrar a imagem em apenas um deslizar de dedos.

Use a barra de rolagem para o app do Google Fotos exibir o mês e ano em que as fotos da galeria foram tiradas — Foto: Reprodução/Marcela Franco

2. Conferir as recordações do Google Fotos

Olhar as "Recordações" do Google Fotos é outra dica interessante para encontrar fotos antigas na galeria do aplicativo. O recurso reúne algumas imagens e vídeos capturados há alguns anos.

É como se as "Recordações" funcionassem à maneira dos arquivos dos Stories do Instagram, exibindo o conteúdo de maneira privada. A função permite que os usuários recuperem fotos antigas selecionadas pelo próprio Google apenas tocando na ferramenta, que fica localizada na parte superior da aba "Fotos".

Google Fotos: "Recordações" mostram fotos antigas do dia que foram fotografadas em outros anos — Foto: Reprodução/TechTudo

Caso a função não apareça de forma automática no seu app em "Configurações do Google Fotos" (menu que pode ser acessado tocando na foto do usuário), você pode gerenciar as recordações e ativar a opção "Anos anteriores" para exibir os destaques da semana também em outros anos.

3. Pesquisar a data na busca do app

O Google Fotos permite pesquisar fotos da galeria por datas. Para isso, na seção "Pesquisar", toque na barra de pesquisa e digite uma data específica, com dia, mês e ano ou apenas o mês e o ano. O app, então, exibirá todas as fotos que foram tiradas durante o período indicado de forma instantânea. A função é ideal para usuários que tenham uma breve lembrança de quando a mídia que buscam encontrar foi capturada, sendo essa uma forma rápida e simples de recuperar o conteúdo.

Digite o mês e o ano em que a foto foi capturada para o Google Fotos exibir as imagens tiradas no período em questão — Foto: Reprodução/ Marcela Franco

4. Conferir os itens variados

A ferramenta de pesquisa do Google Fotos conta com inteligência artificial. Por isso, o app consegue identificar objetos, lugares e pessoas na foto, facilitando a busca de imagens e vídeos específicos. Na ferramenta "Pesquisar", o usuário pode usar a barra de busca (localizada no topo da tela) para pesquisar imagens usando palavras-chave, como nome do local em que a foto foi tirada, nome das pessoas que estão na fotografia ou até mesmo nome de objetos presentes na foto que deseja encontrar.

Google Fotos permite encontrar imagens digitando detalhes da fotografia — Foto: Reprodução/Marcela Franco

O aplicativo de armazenamento do Google também reconhece itens variados, como horizontes, pôr-do-sol, shows, aniversários, cachorros e muito mais. Se a foto do usuário der destaque para o céu, por exemplo, vale digitar a palavra para o app exibir todas as fotos que tenham essa perspectiva. O próprio app sugere alguns itens variados e reúne foto de pessoas na tela principal da ferramenta "Pesquisar".

Com informações de Google (1 e 2) e MUO

Google Maps tem funções inusitadas que podem facilitar sua vida

Google Maps tem funções inusitadas que podem facilitar sua vida

Mais do TechTudo